Pesquisar este blog

domingo, 31 de agosto de 2008

De Volta ao Lar

Quando cheguei da academia, já estava com planos de me arrumar e ir visitar minha mãe, mas minha tia já foi me informando que o hospital havia informado que minha mãe estava de alta e só estava esperando alguém para ir buscá-la, me arrumei rapidamente e fui. No hospital conversei com o medico que deu alta para ela, o médico disse que as alterações de deu no eletro que ela tirou, foi por conta da pressão alta e das anginas que ela já têm, ele aumentou a medicação, creio que agora o sistema nervoso dela voltará ao normal.

Fiquei muito preocupado com a minha mãe, quando a visitei ela estava com um olhar triste, apreensiva, o seu estado de nervosismo e abalo era nítido, sai do hospital tão angustiado, com vontade de chorar, tenho medo de perder minha mãe, estou quase com 30 anos, mas ainda me vejo dependente da minha mãe, existem situações que só ela sabe me dar uma palavra. Não sou de confidenciar-me com todo mundo, em determinadas situações, só me abro com a minha mãe, principalmente em relação a minha vida sentimental, ela é uma evangélica que consegue transpor o preconceito impregnado na religião, quando o gay em questão é o seu filho.

Hoje minha mãe ligou para a minha tia que estava internada por conta de um derrame cerebral, minha tia está com muitas seqüelas, ela diz que o médico que tratava dela tem uma sala com um equipamento enorme, e dessa sala ele a examina, minha mãe disse para ela não contar isso para ninguém, pois do jeito que os filhos dela são, podem colocar ela no carro e levarem para um psiquiatra, e no psiquiatra nem mencionarem que ela teve um derrame, temos que ter paciência com ela, pois a recuperação é lenta, o médico disse que provavelmente ela iria perder parte da memória, aparentemente ela está com a memória normal, só ficou um pouco pertubada, mas lembra de tudo.

sábado, 30 de agosto de 2008

Correria

Essa ultima semana foi super corrida. Hoje terminei o curso de Literatura Paulista, curso que amei de paixão, a turma foi excelente, havia alguns escritores, dentre eles o Ricardo Aguieiras que abandonou o curso pela metade, uma pena, mas tenho certeza que grande parte dos assuntos abordados, já era do seu conhecimento, me surpreendo com a inteligência e a audácia do Ricardo.

Fiquei sem o meu carro por uma semana. Deu um problema na bomba de combustível e numa peça chama “cochinha”, isso acabou atrapalhando muito a minha vida, o carro é um sinal de independência para quem mora numa cidade distante como Arujá, mas, consegui sobreviver, peguei o carro hoje.

Minha mãe foi internada de forma repentina, ela está muito nervosa por conta da irmã dela que morreu há um tempo, e por conta de problemas familiares que não vem ao caso. Na quinta feira fui com ela à cardiologista, foi uma consulta de rotina, a médica deu algumas broncas nela, pois sempre que ela vai a consulta a pressão dela está alta, enfim, voltamos pra casa, quando estava saindo para trabalhar, ela pediu para que eu ficasse em casa, pois ela não estava se sentindo bem. Depois de alguns minutos ela me pediu para levá-la no pronto socorro, a pressão estava ainda mais alta, a médica acabou a internando, situação que se arrasta até o momento, a previsão é que ela saia no domingo, espero, estou apreensivo com isso, é triste ver a nossa mãe fora de casa, num hospital, que nunca se comparará com o conforto de casa.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O Brasil Perdendo os Seus Filhos

Ontem meu pai provou ser um grande pai, aliás, ele sempre provou ser, tenho que levar em consideração que de uns anos pra cá nos afastamos muito e isso impede muitas trocas de afetividades. Estou com pretensões de sair do país, e por motivos familiares e profissionais, achei que o meu pai não iria me apoiar e ficaria ressentido comigo, mas ocorreu o contrario, ele me deu apoio, ficou super feliz, e comparou a minha pretensão com a atitude dele quando ele saiu do interior do Paraná e veio para São Paulo, disse que é natural que eu queira sair de São Paulo para outro lugar “melhor”.

Irei fazer um curso de francês, precisamos (o Douglas e eu) de no mínimo 150 horas de francês para termos condição de realizarmos a entrevista com o consulado, que se dá em francês ou inglês, quando o candidato possui os dois idiomas, a entrevista é mista. As aulas começaram na próxima quarta feira 03/09, hoje comprei os livros. Quando criança, fiz um mês de francês, lembro que me divertia muito fazendo os biquinhos necessários para as pronuncias, mas acabei não levando o curso a sério, se tivesse levado, hoje estaria com o processo de imigração bem adiantado.

Ontem estava conversando com o Douglas sobre o fato de irmos embora do Brasil, na verdade fico muito triste com isso, queria ser valorizado no Brasil no meu país, e não ver tantas desigualdades. Recentemente no Canadá o governo vez um repasse de verbas para a população, se tratava de um record na arrecadação de impostos, os mesmos foram devolvidos para a população, não vemos isso aqui no Brasil, o Canadá é um país que como o Brasil cobra muitos impostos, mas lá seguro saúde é coisa de turista, aqui no Brasil não somos amparados pelo governo, sem falar nas escolas, no Canadá até o cidadão completar a High Schooll, o governo garante o ensino gratuito e de qualidade.

Estamos animadíssimos com a possibilidade de recomeçar uma nova vida. Saudades? Sabemos que teremos, mas sacrifícios são necessários, vejo que nessa situação quem perde é o Brasil, há anos atrás a província de Québec mandou uma carta aberta ao Brasil convidando brasileiros para imigração, eles dão preferência para pessoas formadas e com experiência profissional, ou seja, eles não têm “apenas” subempregos, eles têm empregos de qualificação. Profissionais brasileiros deixam de contribuir para o crescimento do Brasil e passam a contribuir para o crescimento do Canadá, mas, a troco do que? De menor desigualdade social, de valorização profissional, de segurança pública de fato, de um estado que se faz presente e cumpre o seu papel.

Não é difícil se tornar um cidadão canadense, para isso é necessário ser um “imigrante permanente” há pelo menos três anos, ou ter um diploma universitário de uma universidade canadense, para ser estudante existe uma barreira gigantesca, pois estudantes podem trabalhar apenas 20 horas por semana, e dentro da instituição de ensino onde o mesmo estuda, a renda que isso gera é pouco para manter os custos de viver no país, o ideal é ter o visto de “imigrante permanente”, pois esse está autorizado a cumprir uma jornada de trabalho integral, gerando renda suficiente para se manter no país, já fiz amizades com pessoas que estão em Québec, dizem que a adaptação é ótima, e existem muitos brasileiros por lá, isso é um grande fator motivador.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Você Tem Gaydar?

- Sempre acreditei no Gaydar, posso reconhecer um gay num sobrevôo de Helicóptero. Disse a um amigo quando estavámos na janela de um apartamento que dava uma ampla visão para a rua.

E realmente posso, já pensei em oferecer consultoria para mães que desconfiam que seus filhos sejam gays, ou namoradas que desconfiam de seus namorados, antigamente eu falava que com uma peça de roupa dava para descobrir a sexualidade do indivíduo, hoje nem tanto, os heteros estão se vestindo com roupas que antes só os gays usavam.

Hoje fui ao banco, é raro isso acontecer, depois que inventaram Internet Banking, não entendo o porquê ainda existem tantas pessoas que perdem tempo em filas do banco, eu precisava fazer um deposito, tentei fazer no caixa rápido, mas a empresa não aceita deposito em caixas rápidos, então tive que ir pra fila, na fila avistei uma rapaz com uma camiseta chamativa, bem gay, era um motoqueiro, mas isso não quer dizer nada eu já tive uma moto, era um gay motoqueiro. Eu olhei e pensei: É gay... Ele olhou pra trás e virou-se rapidamente, ai eu confirmei: É gay... Depois de alguns segundo ele olhou pra trás novamente, eu não precisava de mais confirmações, mas acabei tento certeza absoluta: É gay...

Meu gaydar não falha, ele é bem ajustado, o engraçado que minha mãe e minhas irmãs também têm gaydar, quando estou com elas, elas falam: Olha, aquele cara é gay. Então eu acionou o meu gaydar e confirmo, acho que foi a convivência comigo e com a minha irmã, ambos gays que aguçou e gaydar da minha mãe e da minha irmã hétero, mas o gaydar delas não são completamente confiáveis como o meu, as vezes eu discordo delas, e argumento: É apenas um hétero bonito e aparentemente educado.

A Universidade Tufts publicadou em julho no Jornal de Psicologia Experimental Social, a pesquisa 'gaydar', a pesquisa analisou um universo de 15 estudantes, tanto mulheres quanto homens, nela, foram questionados ao grupo a orientação sexual de usuários do site Facebook, os estudantes tinha até 50 segundos para responder, e em 70% dos casos, eles acertaram, na pesquisa foram utilizados apenas perfis de homens, mas o autor da pesquisa pretende realizá-la também com mulheres.

Os demais 30% que os estudantes erraram, são aquelas homens que nos chamamos de suspeitos, aqueles que não são entendidos, mas só basta uma explicadinha básica para eles entenderem. Na faculdade eu tinha uma amiga que era muito afim de ficar comigo, acabei contanto para ela da minha orientação sexual para ela sair do meu pé. Sempre achei que ela tinha um jeito de gay, depois que contei sobre mim a chamei para ir num bar gay, no Queens, no bar ela falou que tinha vontade de ficar com mulher, para ver como era, eu incentivei, mas ela não deve coragem, na outra semana fomos lá de novo, e não deu outra, ela ficou com a menina e hoje se diz 100% gay, existem muitas pessoas como ela, são gays, não nunca tiveram envolvimentos homossexuais por uma série de fatores, boa parte desses 30% podem se encontrar nesse caso da minha colega.

domingo, 24 de agosto de 2008

Chateado com Pequenas Coisas

Perdi meu celular, ou fui roubado. Sempre me orgulhei em dizer que não pertencia as estatísticas altíssimas de furtos de celulares, uma pena, ele era novinho, tinha comprado há uns dois meses atrás, ainda bem que comprei ele com desconto da Vivo, ou não, pois agora não tenho o desconto para comprar outro, um saco isso, pretendo comprar outro amanhã.

Meu carro também está me tirando do sério, ele resolveu fazer birra, não quer funcionar, às vezes ele fica afogando e tem que esperar um pouco para ligar novamente, tenho que trocar uma peça que eu não me lembro o nome dela, e não sei quanto custa, fiquei tão frustrado com isso que nem perguntei muito a respeito, mas amanhã terei que ver quanto é tudo isso e encarar a bucha.

Mas nem tudo nesse final de semana se resume em coisas chatas, ontem assisti ao filme “O Procurado”, muito bom, a Angelina Jolie está arrasando no filme, sua beleza é algo impar, para quem não viu o filme, eu recomendo, tem um desfecho impressionante, que por motivos obvio, não comentarei aqui. Ontem também fomos procurar escolas de Francês, irei estudar com o Douglas, temos pretensões de começar uma nova vida bem longe daqui, estamos empolgados, que venha 2009 e com ele uma vida melhor, muito melhor que a atual.

sábado, 23 de agosto de 2008

Sony Ericsson Lança Celular da Madonna

A Sony Ericsson e a Warner Music anunciaram uma parceria que trará conteúdo da musa pop Madonna do seu novo álbum, Hard Candy, para alguns modelos de celulares da empresa. Além das músicas, fotos, ringtones e papéis de parede farão parte do pacote. Os celulares com o conteúdo de Hard Candy serão comercializados na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Venezuela, entre outros países.

O modelo W890 Walkman já está sendo vendido em alguns países da Europa com o conteúdo especial, contando, ainda, com uma faixa remix da música 4 Minutes, que a diva canta com Justin Timberlake. Os celulares serão comercializados pela Vivo e estarão à venda no Brasil no final de agosto, são o W580, nas cores, branca, chumbo e vermelho, como cor exclusiva; o W760, nas cores prata, preto e vermelho e W980, na cor preto com um exclusivo acessório MPS-100 (caixa de bluetooth) incluso no kit.

Um momento muito oportuno para o lançamento do produto, visto que a Madonna incluiu o Brasil em sua agenda e terá muito publicidade envolvendo o nome dela, tenho um celular da Sony Ericsson que foi feito em parceria com uma cantora brasileira, achei o som excelente e com um ótimo gráfico, creio que o da Madonna seguirá os mesmos critérios de qualidade dos celulares da Sony Ericsson desse segmento.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

COISAS DA VIDA

Musica desafinada
Rua sem saída
Carro sem gasolina
Tudo errado nessa vida

Menores flagelados
Drogados na esquina
Aluguel atrasado
Não sei o que eu faço

Radio sem sintonia
Conversa sem assunto
Coca cola quente
O que eu faço minha gente?

Ônibus lotado
Filas de desempregados
Banco com muita gente
Só Deus na minha frente

Marcos Freitas
30/01/00

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Madonna no Brasil

Ontem foi dada a largada para a venda dos ingressos para o show da Madonna, os sócios do fã clube oficial da Madonna, o ICON começaram a ter acesso aos ingressos hoje (20/08) às 10 horas da manhã, somente sócios com filiação anterior a maio de 2008 poderão antecipar seus ingressos, a venda para o grande público começara dia 01/09 para o Rio de Janeiro e 03/09 para São Paulo.

Para a venda de ingressos no Brasil, Chile e Argentina, a Time For Fun, promotora do evento nos países em questão, criou uma empresa de e-tickets, a Tickets For Fun, o site já está no ar e com a opção de cadastro, o cadastro auxiliara a venda de ingressos, nele podemos colocar quantos ingressos queremos comprar, e se o ingresso é meia entrada ou não. Tanto nos pontos de venda físico, como no on line, só serão vendidos no Maximo seis ingressos por pessoa, pela internet só serão aceitos cartões Bradesco e American Express.

O PROCON já se pronunciou sobre a restrição de pagamento na vendas via internet, a T4F informou que os cartões Bradesco e American Express foram os escolhidos como forma de pagamento, como em qualquer outra loja que define as opções de pagamento, anteriormente nos pontos físicos também estava liberada a venda somente para os cartões oficiais ou dinheiro, mas a T4F voltou atrás em sua decisão, só nos resta saber se eles liberaram os outros meios cartões via internet.

Abaixo mapa da disposição dos lugares dos shows de São Paulo e Rio de Janeiro.


quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O Inferno são os Outros

Jean-Paul Sartre disse em suas idéias existencialistas que “O Inferno são os Outros”. O que ele quis dizer com isso? Ele não poderia ser mais claro e objetivo. Vivemos numa sociedade existencialista, onde cada homem é mestre dos seus atos e do seu destino. Estou vivendo num dos mais severos infernos que já fui submetido, desse inferno, tenho grande participação em sua formação, pois na vida também tomamos decisões, ou até mesmo nos omitimos de tomá-las, que transformam a nossa vida e a vida de quem nos rodeia num verdadeiro inferno.

Encaro o inferno como um fator bilateral, muitas das vezes o inferno não atinge apenas uma esfera do universo em questão, no meu blog podemos tirar exemplos disso, recentemente muitos religiosos entraram no blog tentando fazer prevalecer os seus conceitos, suas crenças e ideologias. Quando eles lêem os meus textos, eu sou o inferno deles, e quando eu leio os comentários deixados, eles se tornam o meu inferno, é uma história em que existe apenas inferno.

Atualmente estou num inferno proporcionado por “TODOS”, quando perdemos a paciência, tudo para nos torna-se inferno, até os atos saudáveis e bem intencionados, cheguei a um ponto que uma simples conversa de atualidades pode-se transformar-se num inferno, não quero ouvir e nem falar, quero apenas esperar esse inferno passar, e tenho certeza que passará, alias, ele tem que passar para dar lugar a outros infernos que surgirão.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Volkswagem - A Montadora que Decepcionou

Passaram-se mais de seis anos desde que a Volkswagem lançou um comercial homofóbico que foi até motivo de protestos por militantes gays em São Paulo. O comercial mostrava uma moça que, aparentemente, estava sendo seduzida por um rapaz. Ele elogia a boca da mulher e pergunta onde ela tinha comprado o batom que estava usando. A moça, ao perceber que o rapaz era homossexual, fez uma cara de decepção.

Esse é o retrato do Brasil homossexual, hoje a Volkswagem sente a necessidade de se aproximar dos consumidores gays, hoje ela não nos acha mais "decepcionantes", hoje nos considera como público potencial. Só nos resta saber se os gays ainda estão decepcionados com a Volkswagem, se esqueceu do ocorrido, pois Volkswagem lançou um comercial na qual faz uma bonita menção ao publico gay: Será um pedido de perdão, ou uma afronta a memória do povo?

Leia também:

A Homossexualidade na Mídia - O que mudou?
A Homossexualidade na Mídia – O que Mudou? – Parte II

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A Onisciência de Deus e o Livre Arbítrio

Onisciência é a designação de uma capacidade de se poder saber tudo, em todos os lugares, ao mesmo tempo, e infinitamente, como por exemplo, ocorre na literatura. Na maioria das religiões monoteístas esta habilidade extraordinária é tipicamente atribuída a um único Deus supremo, como se mantém tradicionalmente no sistema religioso cristão e maometano.

Além do poder da onisciência, também é atribuído a Deus o poder na onipotência e onipresença, ou seja, Deus sabe de tudo, está em todos os lugares e tem em suas mãos todo o poder, mas todos esses atribuídos sobre os seres humanos, coloca em duvida a veracidade do livre arbítrio, direito dado por Deus ao homem.

Se Deus sabia que o homem comeria do fruto da sabedoria, porque ele colocou o fruto a disposição do homem e o alertou a não come-lo? Se Deus sabe de todas as coisas, ele sabia que o homem comeria do fruto, ele sabia que eu colocaria essa postagem no meu blog, que alguns adorariam, e que outros colocariam comentários tentando me convencer de um “equivoco” de uma forma que confundem até os próprios religiosos, pensando no assunto, vemos que não existe resposta para tal questionamento, e que o livre arbítrio vai de contramão a onisciência de Deus.

Outro fato intrigante que coloca em duvida a onisciência de Deus, é o caso de Lúcifer, o anjo que se rebelou contra Deus, Lúcifer é o grande inimigo declarado de Deus, assim como tudo, Lúcifer também é uma criação de Deus, segundo a bíblia, atualmente Lúcifer se encontra preso no inferno, e toda a maldade do Mundo é feita pelos seus anjos por ordem do Lúcifer, ele será solto no juízo final, onde será feita a grande partilha, os “santos” entraram no céu, e os “impuros e pecadores” entraram no inferno, nos somos a criação de Deus, e se Deus sabia que Lúcifer iria dificultar a nossa vida na Terra, porque ele foi criado? Evangélicos respondem isso dizendo que Deus criou o Lúcifer para Deus ter na Terra verdadeiros adoradores, adoradores que abrem mão dos prazeres do Mundo para adorar o único Deus, mas se ele já sabe de tudo, quando ele criou cada um de nos, ele sabia quem seriam os seus verdadeiros adoradores, e se ele ama a cada um, Porque ele criou os “não verdadeiros adoradores”? Ele pouparia muitas vidas do fogo do inferno.

A onisciência de Deus e o livre arbítrio parece mais uma brincadeira de mal gosto da parte do criador, qual o direito de escolha que me foi deixado, sendo que Ele sabia de tudo? Ele já sabia da minha homossexualidade, fato que é amplamente criticado pelos os que dizem serem seus seguidores, Ele sabia que na terra existiriam religiosos extremistas que cometeriam atentados terroristas pelo Mundo, mas mesmo assim o criou. É atribuído um amor incondicional por parte de Deus para nos, porém, se ele sabe de tudo e nos ama, porque ele não nos poupou dos males que assolam a Terra? Porque o Anjo de Luz foi criado? E quando a resposta porque Deus queria verdadeiros adoradores, forma-se uma contradição, pois segundo a onisciência que é atribuída a Deus, não temos direito de escolha, pois Ele sabe de todas as coisas.

sábado, 16 de agosto de 2008

50 Anos de Muita Ousadia

Hoje é o aniversário da maior diva pop da atualidade, Madonna Louise Veronica Ciccone Ritchie, ou somente "Madonna" como é mais conhecida, comemora seus 50 anos em meio a um turbilhão de compromissos decorrente a sua nova turnê, fãs do Brasil aguardam ansiosamente os 5 shows que serão realizados no Brasil, vários clubes gays irão comemorar o aniversário dela, lembro-me que há 10 anos atrás eu estava na Tunnel e lá estava sendo comemorado o aniversário da Madonna, a boate estava lotada de fãs e a noite foi regada de musicas da diva.

Madonna iniciou a sua carreira em 1982, ela já vendeu mais de 207 milhões de álbuns e hoje é a cantora feminina que mais vendeu no Mundo. De acordo com o Guinness Book of Records e a Revista Forbes, Madonna é a cantora mais rica do Mundo com uma fortuna estimada em 850 milhões de dólares, mesmo com o dólar em baixa, dá para a loira fazer um belo estrago com toda essa grana, o Guinness Book of Records também atribui a Madonna o titulo de “A cantora mais bem sucedida de todos os tempos

Em comemoração aos seus 50 anos, Madonna irá produzir um documentário falando sobre a sua vida e carreira durante a turnê do seu novo álbum, o documentário será uma continuação do filme “Na Cama com Madonna” lançado em 1991, Madonna será dirigida nesse documentário por Alex Keshishian, o mesmo diretor de “Na Cama com Madonna”, as filmagens duraram três meses, tempo em que toda a equipe acompanhará a “Matéria Girl” em seu cotidiano de shows e casa, o documentário anterior foi filmado durante a turnê “Blonde Ambition” e arrecadou cerca de US$ 30 milhões em todo mundo.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Literatura Paulista

Ontem tive uma noite maravilhosa na presença do meu amado Douglas e do meu amigo Ricardo Aguieiras, fomos no Instituto do Legislativo Paulista – ILP. Fomos à aula inaugural do curso de Literatura Paulista, contamos com a presença do escritor, jornalista, dramaturgo, tradutor, cineasta e ativistas LGBT João Silvério Trevisan. O que dizer sobre o Trevisan? Ele é um excelente escritor, uma figura super querido no meio LGBT, e um cara muito sensível.

O artista recebe o raio e o transforma em luz para toda a sociedade, essa foi uma definição dada pelo Trevisan sobre o artista, achei linda, e acrescento que não são apenas os artistas que são “pára-raios” do mundo, todos nos somos, considero a minha mãe um grande para-raio, muitas das vezes ele me mostrou a luz, transformando suas dores em luz para iluminar a minha vida, para evidenciar o caminho por onde deveria/devo seguir, todos os seres humanos são pára-raios, pois se estamos vivos, lutando, fatalmente já sentimos muitas dores no Mundo, muitos raios já atingiram nossas cabeças. Transformar essas dores em luzes é opcional, muitos ficam apenas com a dor, e não canaliza esses raios para a geração de luz, para a agregação de valor a vida.

Trevisan recitou de forma muito emocional um trecho do final do seu livro “Ana em Veneza” editado em 2004, ao som de uma ópera que o inspirou a escrever o final do livro, Trevisan arrancou lagrimas de muitos dos presentes ao contar a morte de Ana, escrava brasileira, que vendida como escrava para a Europa. Imagino que a morte é como está relatado em “Ana em Veneza”, no final um filme passará na nossa mente, nos lembraremos de momentos importantes e nostálgicos. Quase todas as mortes são submetidas de sofrimento, com a Ana não foi diferente, Ana Brasileira é uma personagem triste e real, relatam as vidas que foram destruídas no Brasil a pouquíssimo tempo atrás, há 120 anos quando ainda se escravizavam os negros nessa nação, mesmo sabendo do final do livro, a recitação de Trevisan de despertou uma enorme vontade de ler o livro.

Estou empolgado com o curso, serão 13 aulas de 3 horas, no final teremos que apresentar um trabalho, na ocasião da apresentação teremos um sarau com um coquetel, não faço idéia do que terei que produzir, provavelmente replicarei o trabalho do curso aqui no blog, sempre gostei do trabalho do Trevisan, seus artigos da G Magazine são magníficos, mas confesso que nunca li um livro dele, sua recitação me despertou um grande interesse em acompanhar mais de perto a sua obra, além do livro “Ana em Venesa”, também quero ler “O Livro do Avesso”, esse livro parece ser muito interessante, ele é um livro sem fim, pois a ultima frase do ultimo capitulo, é a primeira frase da epigrafe do livro, no meio do livro começa uma outra história contestando a primeira, parece ser um livro brilhante, que merecer ser lido, comentado e divulgado.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O que é traição?

O dicionário Aurélio define traição como: 1.Ato ou efeito de trair (se). 2. Crime de quem, perfidamente, entrega, denuncia ou vende alguém ou alguma coisa ao inimigo. 3. Perfídia, deslealdade, aleivosia. 4. Infidelidade no amor. 5... São definições genéricas, num contrato social as clausulas estabelecem as normas de acordo, o descumprimento de uma das clausulas acarreta uma traição. No âmbito afetivo também funciona da mesma forma, é o casal que estabelece os limites da traição.

Já conheci casais que mantém uma relação totalmente aberta, para esses casais o fato do seu companheiro sair, transar, beijar ou ficar com outra pessoa não é uma traição, outros não podem nem sonhar com isso, particularmente eu acho muito perigosa a manutenção de um relacionamento aberto, são intimidades compartilhadas com pessoa que não estão inseridas no seu convívio social, de pessoas que muitas das vezes você não verá nunca mais, ou de pessoas que podem ser o pivô de uma separação. Num lance de “apenas sexo”, você pode encontrar uma pessoa que te balança mais do que o seu companheiro, e se a única sustentação do relacionamento for o sexo, de sexo por sexo, sempre optaremos pelo melhor.

Conheço um casal hétero que mantém um relacionamento aberto, ambos podem transar com qualquer pessoa, porém, uma única vez, a segunda vez seria uma traição, é a regra que o casal impôs, e quem nos somos para falarmos que eles estão certos ou errados, podemos fazer nossas criticas, darmos os nossos pareceres. Certa vez um amigo transou com um casal de namorados, ambos foram na casa dele e transaram a três, meu amigo me disse que esse casal tem cadastro em sites, e no cadastro dizem que são casados, que mantém uma relação aberta e que querem fazer sexo, entretanto, eles só podem transarem juntos, se um deles transar sozinho, é uma traição...

Como num acordo comercial qualquer, uma relação também tem as suas regras, tudo o que fugir delas são traições, se analisarmos a definição de traição, é bem isso que iremos encontrar, se buscarmos a definição de infidelidade no Aurélio, encontraremos: “Falta de respeito, de fidelidade àquilo com que se deveria estar comprometido”, ou seja, a infidelidade acontece quando o acordo inicial é desrespeitado, quando não há um acordo, subentende-se, que tudo é traição, beijar, transar, ficar, e para os mais ortodoxos teclar, flertar e paquerar. É de vital importância para a relação que seja definida o que é traição, nem que essa definição não seja através de um diálogo direto, eu nunca conversei abertamente sobre isso com o meu namorado, e sei que eu não posso beijar, transar e ficar com ninguém, pois isso é algo intrínseco no nosso relacionamento, temos uma relação fechada, e isso subentende que eu posso me envolver sexualmente apenas com ele.

Recebi um e-mail de um leitor do blog, ele me relatou que está passando pela mesma situação do casal de amigos que citei nos posts “Intolerância + Falta de...” e “Siamisai”, disse que diariamente o seu marido fica teclando no MSN e que isso já foi palco de várias brigas, recentemente ele encontrou um foto na pasta “Arquivos Recebidos”, e deduziu que essa foto é de algum paquera virtual, o leitor do blog considera essas tecladas noturnas, uma falta de respeito, de certo modo é, mas nada que diálogo e tolerância não resolvam, o casal tem que conversar e traçar a regras do relacionamento, se uma das partes não concordar com as regras, a melhor saída é terminar, pois o relacionamento ficará desgastado, e sempre ficará aquele sentimento de impotência quando a outra parte for vista fazendo algo que não está estabelecido nas regras do casal.

Conviver a dois não é fácil, é outro estilo de vida que está se acoplando em outro totalmente diferente, se regras não forem definidas a relação estará fadada ao fim, seja um relacionamento aberto ou fechado, regras tem que existir, e temos que lembrar que um molde de um relacionamento de sucesso, nunca servirá para outro relacionamento, as pessoas são diferentes, pensam de forma diferente, não podemos imitar um casal de amigos que estão juntos há 10 anos, eles estão há tanto tempo juntos porque acertaram e concordaram com as regras, porém tais regras não servem para outros relacionamentos, as pessoas pensam diferentes. Aconselhei o rapaz que me mandou o email a conversar com o marido dele e acertarem as regras, definir se conversar no MSN é traição ou não, e apartir do momento que isso for definido e a outra parte não estiver satisfeita, verificar se é viável ou não estar numa relação que não está de acordo com os preceitos que ele acredita existir na questão de fidelidade.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Seamisai

O ideal depois do término de um relacionamento seria: “Agora aperte as minhas mãos, sim. Para que reste um recordar-se, amanhã”, porém as relações se findam, e o recordar-se cabe, mas ele vem com o peso do sofrimento, com a dor da rejeição. Semana passada escrevi o post “Intolerância + Falta de Diálogo = Relacionamento Desfeito”, essa história mexeu muito comigo, e eu que pensava que não era “tão” sentimental como fui antes.

Os meninos realmente se separam, o Mateus* foi viajar fez a sua viagem com o paquera da internet, fez tudo o que tinha que ser feito, e depois voltou para São Paulo. Voltou vendo que tinha deixado algo de importante por aqui, porém, o seu ex-companheiro, o Felipe*, viu que algo que não tinha a mínima importância para ele, tinha acabado de chegar de viagem. Dura realidade... O Mateus fez de tudo para reatar a relação, mas a meu ver o retorno de tal situação é muito difícil, pois existem feridas expostas que ainda não foram tratadas, feridas que muitas das vezes jamais se cicatrizarão.


Se tens as malas prontas, não finjas
Tudo acabou...

Não vejo como uma relação que chegou a esse ponto ser reatada, quando os fatores se misturam com orgulho ferido tudo acaba ficando mais difícil, mais penoso. Houve tentativas de reaproximação por parte do Mateus, mas o seu ex-companheiro não quis reaproximação, e caiu na noite gay de São Paulo, retribuiu a ação do seu ex com a mesma moeda e não o condeno por isso, foi o Felipe que ficou na casa que eram dos dois, enquanto o seu companheiro foi para a praia com outro, traindo as juras de amor feitas no decorrer do relacionamento. Quando nos sentimos traídos, tomamos atitudes que jamais imaginávamos que um dia seriam tomadas.

Porquê já não se vê o teu sorriso ao amanhecer
Porquê já não sou mais teu bem-querer

Terminar uma relação faz parte da vida, é natural. Tudo tem um fim, apesar de acreditar em amor sem fim, notem: Fiquei 6 meses separado do Douglas, e não deixei de amá-lo. Mesmo quando estava com outra pessoa eu o amava. Acredito que o amor se transforma e não que ele finda. Sempre existirá um carinho especial, nem que o mesmo esteja guardado num cantinho bem escondido do coração, nem que esse amor esteja escondido atrás de uma mascara de amargura gerada com o fim da relação. Nesse caso não adianta o apertar das mãos, pois o recordar-se será apenas de momentos sombrios que deveriam ser esquecidos para sempre.

Seamisai quando tutto finisce
Seamisai come un brivido triste

Presenciei momentos agradabilíssimos desse casal. Fomos a Sogo, eles não paravam de se beijar, era uma paixão tão viva, tão quente... Na mesma época eles foram para primeira vez num motel, todo mundo no meu carro, foi um dia engraçado, passamos num drive thru de uma farmácia para comprar lubrificantes, o Mateus ficou perguntando a diferença entre os produtos. O Douglas ficou morrendo de vergonha, o Felipe e eu ficamos rachando o bico (momentos como esse têm que ficar no recordar-se), depois fomos todos para o motel, na cabine de recepção foi engraçado, pedi dois quartos, aí a recepcionista viu que tinha outro casal no banco de trás e achou graça... Uma pena que essa historia teve um final tão estúpido e grotesco, algo que poderia ser evitado com diálogo e compreensão.



*Nomes fictícios para proteção da imagem dos mesmos.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Devemos Boicotar Estabelecimentos Que já Foram Homofóbicos?

Sexta-feira fui com o Douglas no Restaurante America, fomos para comemorar o aniversário de nosso amigo Adriano, achei o ambiente do America ótimo, na nossa mesa, todos gays, um casal estava se abraçando, trocando carinhos, e não foram vistos como ETs, pessoas de outro mundo. Na mesa ao lado também notei a presença de outros gays, não sei até que ponto o America é um estabelecimento Gay Friendly, mas me senti extremamente a vontade.

Um amigo me disse que já foi discriminado no America. Também me disse que um ex-dele já foi garçom do restaurante e afirmou que a orientação da gerência era para que todos mostrassem que os gays não eram bem-vindos no estabelecimento. Difícil lidar com tal situação, muitos optam pelo boicote permanente a tais estabelecimentos, não sei se essa é uma atitude correta, pois se assim fosse, não teriamos mais acesso a nada. Se hoje, por fatores econômicos e sociais os estabelecimentos comerciais criaram posturas mais positivas e liberais em relação aos homossexuais, nós temos que aproveitar essa vitória da militância.

No Brasil temos muita, muita homofobia, precisamos lutar para acabar com ela, e não podemos ficar apenas no “gueto”, vamos aproveitar o que esse país tem de melhor. Não podemos deixar de ir a uma casa de espetáculos para, por exemplo, vermos o nosso cantor predileto apenas porque no passado a casa de shows foi homofóbica. Penso que e melhor irmos ao show, irmos com orgulho pela consciência de termos vencidos mais uma batalha na corrida contra a homofobia, derrubamos em alguns estabelecimentos comerciais uma das manifestações da homofobia e ajudamos construir uma sociedade sem preconceito, esse é um motivo para celebrar, e não para boicotar, nos privando do que a vida tem de melhor.

E você, o que pensa a respeito? Acha que devemos boicotar estabelecimentos que outrora foram homofóbicos?

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Bis-Sextilis por Julien e Stephane

Julien e Stephane são responsáveis pelo Projeto Exterface, os próprios artistas definem o projeto como sendo uma casa produtora de poesias homoeróticas em forma de imagens, como os demais ensaios da dupla de fotógrafos, o Bis-Sextilis também é provocativo e insinuante, a iluminação da uma vida especial as fotos, podemos notar que em uma personagem a iluminação predominante e a laranja e na outra temos o tom rosado, dando independência à personagem aqui retratada, mostrando que cada pessoa, tem anseios, necessidades e desejos diferentes, mesmo que essas pessoas estão se relacionando, interagindo...