Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Dia do Orgasmo – Um Dia Para Ser Comemorado a Dois e/ou a Três...

Orgasmo, quem nunca teve um? Parece ser uma pergunta boba, obvia, mas hoje em dia são muitos os que têm problemas que envolvem o prazer sexual. Esses problemas afetam principalmente as mulheres. Especialistas apontam que pelo menos 50% das mulheres sofrem pela falta de orgasmo, dificuldade de excitação ou dor durante o ato sexual; cerca de 12 milhões de homens têm algum problema de disfunção sexual e os médicos apontam que uma conversa franca e sem preconceitos, com o parceiro, é o melhor remédio. Vários fatores podem ocasionar a dificuldade do orgasmo, a falta de excitação pelo parceiro sexual é um deles e isso é mais comum do que muitos imaginam.

O dia foi criado por redes de Sex Shop da Inglaterra, como boa parte das datas comemorativas, essa também foi criado por conta de interesses financeiros, porém, não podemos negar que a data gera discussões importantes em torno do tema. Na Inglaterra, o caso é ainda mais sério que no Brasil: lá 80% têm dificuldades para sentir prazer no ato sexual, no Brasil 27,7% das mulheres nunca sentiram um orgasmo, creio que lá, no Reino Unido, o numero é bem maior. A masturbação, o toque, o autoconhecimento do corpo é fundamental para chegar ao orgasmo.

O orgasmo pode ser atingido por estimulação direta ou indireta do pênis ou clitóris. Esta estimulação pode ser causada pela atividade sexual, masturbação, sexo oral, sexo sem penetração, por vibrador ou eletro-estimulação. Qualquer estimulação sexual no pênis ou no clitóris pode, eventualmente, resultar em um orgasmo. Mas este também pode ser atingido pela estimulação de outras zonas erógenas. Na ausência de estimulação física, pode-se chegar ao orgasmo através de estimulação psicológica (como na polução noturna, que é uma ejaculação involuntária que ocorre durante o sono).

Lembro-me até hoje da minha primeira ejaculação noturna. Eu era um garoto ingênuo, não sabia nada referente a sexo e imaginava que o pênis era apenas para fazer necessidades fisiológicas e que minha mãe ficou grávida devido à vontade intensa que ela teve de ter um bebê. Se fosse assim a vida seria muito fácil, e muitas crianças indesejadas não estariam no Mundo. Quando isso ocorreu comigo eu fui perguntar para a minha mãe o que havia acontecido, ela ficou com vergonha e mandou-me ir perguntar para o meu pai, coisa que eu não fiz. Minha família sempre foi muito conservadora devido às heranças religiosas e por conta disso, só vim saber o que tinha ocorrido comigo anos depois.

Infelizmente não sabemos lidar com a educação sexual. Se houvesse uma orientação social nesse sentindo, tenho certeza não teríamos tantos homens e mulheres com dificuldades de terem prazer sexual, conhecer o seu corpo e serem livres de preconceitos. É fundamental para um sexo prazeroso o conhecimento do próprio corpo, mas sabemos que muitas mulheres convivem com o preconceito por serem mulheres, na infância tudo que remete a sexo os pais dizem que são coisas de meninos. As meninas são criadas como bonecas, sem o direito de sanar qualquer dúvida quanto ao sexo. Infelizmente, quando muitas delas tem uma experiência sexual, voltam grávidas para casa, fato que poderia ser evitado se houvesse uma mentalidade aberta para a educação sexual para as crianças.

Curiosidades Sobre o Orgasmo

- A palavra orgasmo vem do grego orgasmós que significa "ferver de ardor".

- O orgasmo tem duração de cerca de 2 a 10 segundos no homem, na mulher a duração do orgasmo é de cinco a dez segundos a mais que o masculino. Em algumas mulheres, já foram medidos orgasmos de até 1 minuto. (Que inveja, eu gostaria de ter 1 minuto de orgasmo).

- Na hora do orgasmo, as paredes da vagina soltam uma descarga de 244 minivolts. Cinco mulheres produzem energia suficiente para acender uma lâmpada de um volt.

- O orgasmo de um coelho dura apenas quatro segundos.

- Na idade média as mulheres evitavam ter orgasmos durante a menstruação. Para que seus filhos não nascessem ruivos. (O que tem haver o c* com a cueca?).

- Kim Cattrall, a Samantha do Seriado Sex and The City, recusou inicialmente o papel na série. Com o posterior sucesso da sua personagem, escreveu um livro chamado Satisfação: A Arte do Orgasmo Feminino.

- A atriz Regina Duarte encenou o primeiro orgasmo na televisão em 7 de Junho de 1979. Ele ocorreu no seriado Malu Mulher. Numa cena de sexo com Mário (Paulo Figueiredo), a câmera focalizou a mão fechada de Regina, que se abriu como num espasmo.

- Em 1593, um inquisidor médico relatou a existência do clitóris pela primeira vez. Ao observar uma mulher acusada de bruxaria, ele descreveu o órgão como o bico do seio do diabo.

- No Brasil, o Dia do Orgasmo é comemorado por alguns municípios em diferentes ocasiões. Vila Velha (ES) o celebra em 31 de março; Esperantina (PI), em 09 de maio. Há também o Dia do Primeiro Orgasmo na TV (festejado pelos cariocas em 07 de junho) e o da Orasmoa (criado pelo Jornal "O Norte On Line" em João Pessoa (PB)).

- Durante a ejaculação, o esperma viaja a uma velocidade de 10 km/h e sai a uma temperatura de 36 graus. Os batimentos cardíacos do homem podem chegar a 150 por minuto no orgasmo. (Quanta emoção!).

- A Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro constatou que em uma relação sexual na qual se demore 7 minutos para se chegar ao orgasmo, se gasta energia equivalente a uma caminhada de 700 metros feita em 10 minutos. Além disso, o coração de pessoas entre 20 e 35 anos atingem 130 batimentos por minuto no pico do prazer (em repouso, os batimentos giram em torno de 90 bpm). (Levando isso em consideração, vale mais a pena fazer sexo do que caminha na esteira).

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Homofobia – O Preconceito nas Escolas

A “Agência Brasil”, agência de notícias mantida pelo governo brasileiro e administrada pela Radiobrás, acaba de publicar uma reportagem que denuncia a homofobia nas escolas. A reportagem aborda o preconceito nas escolas, apresentando a temática a partir da perspectiva de educadores, psicólogos e das próprias vítimas.

A reportagem aponta que nas escolas públicas brasileiras, 87% da comunidade – sejam alunos, pais, professores ou servidores – têm algum grau de preconceito contra homossexuais. O dado faz parte de pesquisa divulgada recentemente pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e revela um problema que estudantes e educadores homossexuais, bissexuais e travestis enfrentam diariamente nas escolas: a homofobia. O levantamento foi realizado com base em entrevistas feitas com 18,5 mil alunos, pais, professores, diretores e funcionários, de 501 unidades de ensino de todo o país.

Discriminação afeta desempenho escolar de alunos homossexuais, muitos gays deixam de freqüentar as salas de aula para fugirem do preconceito instaurado nas salas de aula. Na escola, eu passei por isso, na maioria das vezes ficava quieto, mas houve casos que eu parti para a agressão física e fui parar na diretoria por conta disso. Vejo o preconceito também por parte dos educadores, pois os mesmos não advertem com rigor os pequenos homofobicos que eles estão formando.

Um grande agravante na formação acadêmica nas escolas é a ausência do debate sobre a diversidade sexual nos livros didáticos adotados pelo MEC. Os livros tratam de temas de famílias chefiadas por mulheres, mas ignoram as “famílias alternativas” que são as que compõem os pais e mães gays e se não existe uma abordagem no material didático dos alunos, como cobramos dos educadores posturas efetivas para o combate a homofobia escolar? Os professores não estão preparados para lidar com essa questão e orientar a sociedade para a aceitação da diversidade sexual.

A religião de professores ou da equipe pedagógica da escola também costuma interferir no tratamento dispensado a alunos homossexuais. O presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, diz que muitos educadores levam para a escola “seus conceitos religiosos e fundamentalistas”. Ele defende que uma capacitação para a educação sexual, em seu sentido mais amplo, facilitaria a compreensão. O estudo mostra casos de coordenadores que usam argumentos religiosos para condenar o relacionamento entre alunos do mesmo sexo.

Travestis e transexuais são as maiores vítimas da homofobia dentro da escola. Educadores, psicólogos e entidades consultados pela Agência Brasil são unânimes ao afirmar que esse público é o mais afetado. Para fugir da discriminação, muitas vezes a saída é abandonar os estudos. “É raríssimo encontrar uma travesti no ensino médio”, afirma o educador Beto de Jesus, representante na América Latina da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo (ILGA). Temos que fazer valer os nossos direitos constitucionais e não permitir que essa homofobia velada ao adolescente LGBT persista no sistema educacional brasileiro.

Para conferir a matéria, os depoimentos, os dados estatísticos e o material de áudio, acesse o site da Agência Brasil.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Homofobia na Mídia

A “RedeTV!” foi condenada pela 2ª Vara Cível de Barueri a indenizar em 80 salários mínimos um casal de lésbicas que participou recentemente do programa “Superpop”, apresentado por Luciana Gimenez. Na ação, a psicóloga Valéria Melki Busin e a servidora pública Renata Junqueira de Almeida alegaram que houve discriminação pela orientação sexual durante exibição do programa.

O casal foi convidado para debater a homossexualidade e o preconceito enfrentado na sociedade. Valeria e Renata alegam que a discussão foi pautada num “show bizarro” e com “clima hostil” à orientação sexual. Quem já teve a oportunidade de assistir algum debate promovido pelo “Superpop” não se surpreende com as declarações das militantes. As discussões são sempre fundamentadas por declarações moralistas e com a péssima intermediação de Luciana Gimenez.

A ação também foi impetrada contra o advogado Celso Vendramini (participante do debate), acusado pelo casal de "trazer informações injuriosas" aos homossexuais em geral. Segundo a psicóloga e a agente pública, opiniões preconceituosas e comentários como "homossexuais deveriam viver entre duas paredes" foram levantados pelo convidado do programa.

A emissora alegou que o programa teve por objetivo "trazer aos telespectadores um melhor esclarecimento ao assunto" e que o casal participou sob livre espontânea vontade. A RedeTV! afirmou ainda que a discussão não fosse premeditada e que as participantes poderiam ter solicitado se ausentar da polêmica. Na ação, o juiz afirmou que houve excessos durante a exibição do programa. Segundo ele, os fatos não se limitaram a livre manifestação de pensamento, mas sim em comentários que violaram a honra e a imagem das convidadas.

Outro caso que chamou a atenção da Militância Gay foi o de Danilo Gentili do CQC, programa exibido na Band. Na madrugada do dia 25/07, o “repórter inexperiente” postou em seu Twitter o comentário: "King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?", a declaração de Gentili saiu do ambiente virtual e foi para na MPF-SP (Ministério Público Federal em São Paulo). O caso foi encaminhado a um procurador, que vai apurar se houve ou não racismo.

Momentos após Gentili escrever sobre o "King Kong", ele tentou se justificar, só que conseguiu ser ainda mais infeliz do que na primeira declaração, ele postou: "Alguém pode me dar uma explicação razoável por que posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa, mas nunca um negro de macaco?" Mais de uma vez, ele tentou se justificar. "Na piada do King Kong, não disse a cor do jogador. Disse que a loira saiu com cara porque é famoso. A cabeça de vocês que têm preconceito." Danilo Gentili é um formador de opinião e tem em seu Twitter mais de 170 mil seguidores.

Não podemos admitir que alguém capaz de interagir com milhares de pessoas use suas ferramentas de comunicação de forma irresponsável, é inadmissível usar a mídia que temos disponíveis para segregar as "classes de minorias". Espero que o Ministério Público ensine para Gentili o porquê não é recomendável chamar Negros de King Kong, Gay de Veados e Gordos de Baleia, ou ele não sabe o que é segregação social?

terça-feira, 28 de julho de 2009

A Proposta

Sábado passado, assisti o filme “A Proposta” com a maravilhosa Sandra Bullock e o gostoso do Ryan Reynolds. O filme conta a história de uma poderosíssima editora de livros Margaret (Bullock) que se vê prestes a ser deportada para o seu país de origem, o Canadá. Para resolver os seus problemas com a imigração, ela declara que noiva de seu desprevenido e injustiçado assistente Andrew (Reynolds), que ela atormenta há anos. Ele concorda em participar da farsa, mas com algumas condições, que ela, apesar de durona, aceita. O casal viaja para o Alasca para conhecer a excêntrica família dele que os colocam em diferentes situações cômicas. Com o casamento improvisado sendo organizado e o oficial de imigração atrás deles, Margaret e Andrew seguem seu plano, apesar das conseqüências acarretadas caso o plano de errado.

“A Proposta” é um filme despretensioso, não visa o acumulo de prêmios e nem levar a sociedade refletir sobre a questão na imigração que ganha pauta no mundo atual, porém, deveria ser uma excelente oportunidade para tratar do tema de “como os países ricos estão tratando seus imigrantes”. O enredo do filme não é uma mera ficção, recentemente assistimos a dura pressão que a imigração espanhola anda fazendo com os brasileiros, chegando a impedir de entrar no país uma professora universitária contratada por uma universidade daquele país.

O objetivo do filme é entreter e isso é feito com maestria. Sandra Bullock, com seus 45 anos mostra-se uma atriz madura e em plena forma física, já o “garotão” canadense, Ryan Reynolds, com os seus 32 anos, mostra-se um ator pontual, com um humor mais ponderado e a altura da brilhante atuação de Sandra Bullock. Em dado momento o Douglas virou-se para mim e disse: “Controle-se”. Eu não conseguia parar de rir, depois ele fez a ameaça que sempre faz quando assistimos comedias: “Nunca mais assistirei comédias com você”. O filme é divertido e a garantia de boa risadas é certa. E quem me conhece, sabe que eu não perco a oportunidade de dar boas risadas.

Ficha Técnica:

Título Original: The Proposal
Gênero: Comédia
Diretor(es): Anne Fletcher
Roteiristas: Pete Chiarelli
Ano de Lançamento: 2009.
Elenco: Sandra Bullock, Ryan Reynolds, Mary Steenburgen, Craig T. Nelson, Betty White, Denis O’Hare, Malin Akerman, Oscar Nuñez, Aasif Mandvi, Michael Nouri.
Duração: 107 minutos.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Conhece-te a Ti Mesmo

Dizem por ai que o maior inimigo dos relacionamentos é o tempo e isso me causa estranheza. O mesmo tempo que é maléfico para as relações, também pode ser um fator preponderante para o sucesso quando olhamos a situação por outra ótica. Com o tempo adquirimos intimidades, passamos a conhecer as pessoas que nos rodeia melhor do que elas mesmas e começamos a trocar cumplicidades que só o “tempo amigo” consegue estabelecer, como por exemplo: conversar somente com os olhares. O tempo pode ser uma ponte e/ou um muro nos relacionamentos afetivos.

O muro se estabelece quando com o passar do tempo passamos ver aquela pessoa que dividiu tantos momentos conosco como um peso, passando a enxergar apenas defeitos e dissabores e nos esquecendo das qualidades que um dia foi pauta na conquista do amor. A ponte se estabelece, quando usamos o tempo vivido como um elo. Conhecemos bem os defeitos e as qualidades pertinentes aquela pessoa, mas, por opção, preferimos ressaltar apenas as qualidades que fizeram nascer o objeto do amor compartilhado.

O “conhecer” tem um poder que muitas das vezes desconhecemos. Quando conhecemos o intimo de uma pessoa, somos capazes de destruí-la. Sabemos os pontos fracos, o que aflige e incomoda e com as palavras lançadas podemos levar essa pessoa ao completo aniquilamento. O conhecimento é benéfico, quando utilizamos a construção da intimidade mútua para ressaltar as qualidades provenientes das pessoas e motivá-las para o crescimento social. A falácia tem um poder intangível e na maioria das vezes ela não é usado para a promoção do bem estar coletivo.

O poder do “conhecimento” foi pauta de discussão de Sócrates, o filosofo que é tido como o divisor de águas na filosofia. Sócrates, assim como Jesus e outros poucos pensadores, não deixou nenhum trabalho manuscrito, tudo o que sabemos dele tornou-se público através dos seus discípulos, entre eles, o grande filosofo Platão. A inspiração do pensamento socrático veio da inscrição no Templo de Apolo que dizia: Conhece-te a ti mesmo. Sócrates dizia que deveríamos nos preocupar menos com o “mundo das coisas” (riqueza, fama, poder) e nos preocuparmos mais com nos mesmos, com o nosso intimo. O que acontece hoje é o contrário, nos preocupamos mais com a matéria e o intangível deixamos para segundo plano, dando poder ao inimigo, não conhecendo os nossos limites e nos deixando a mercê das manipulações alheias.

Hoje, por conta do “mundo das coisas”, conheço pouco de mim mesmo. Estamos muito preocupados com fama, poder e riqueza para perder tempo com a manutenção do nosso próprio intimo. Tornou-se muito mais prazeroso conhecer os segredos alheiros do que desvendar os mistérios contidos em nossa alma, solucionar os problemas do nosso coração. Não conheço os meus limites e isso é preocupante e pode me condenar a morrer como um velho elefante amarrado numa estaca por não conhecer a força que tenho e ficando a mercê de quem me rodeia.

domingo, 26 de julho de 2009

Preciso de Mudanças

Mude
Por Edson Marques

Mas comece devagar, porque a direção
é mais importante que a velocidade.
Mude de caminho, ande por outras ruas,
observando os lugares por onde você passa.
Veja o mundo de outras perspectivas.
Descubra novos horizontes.

Não faça do hábito um estilo de vida.

Ame a novidade.
Tente o novo todo dia.
O novo lado, o novo método, o novo sabor,
o novo jeito, o novo prazer, o novo amor.
Busque novos amigos, tente novos amores.
Faça novas relações.
Experimente a gostosura da surpresa.
Troque esse monte de medo por um pouco de vida.
Ame muito, cada vez mais, e de modos diferentes.
Troque de bolsa, de carteira, de malas, de atitude.

Mude.
Dê uma chance ao inesperado.
Abrace a gostosura da Surpresa.

Sonhe só o sonho certo e realize-o todo dia.

Lembre-se de que a Vida é uma só,
e decida-se por arrumar um outro emprego,
uma nova ocupação, um trabalho mais prazeroso,
mais digno, mais humano.
Abra seu coração de dentro para fora.

Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as.

Exagere na criatividade.
E aproveite para fazer uma viagem longa,
se possível sem destino.
Experimente coisas diferentes, troque novamente.
Mude, de novo.
Experimente outra vez.
Você conhecerá coisas melhores e coisas piores,
mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança,
o movimento, a energia, o entusiasmo.

Só o que está morto não muda !

sábado, 25 de julho de 2009

A Noviça Rebelde

Ontem, assisti com o Douglas, o musical "A Noviça Rebelde", com direção de Charles Möeller e Claudio Botelho, os mesmos diretores de "Beatles Num Céu de Diamantes" O musical foi montado pela primeira vez na Broadway, acumulou em quase 50 anos 8 prêmios e ganhou uma versão cinematográfica em 1965. O filme ganhou 5 Oscars e nos cinco continentes, centenas de releituras foram realizadas sobre a obra.

O musical conta a história da noviça Maria Rainer que, em dúvida sobre sua vocação religiosa, torna-se babá dos 7 filhos do capitão Georg Von Trapp, como uma oportunidade de refletir sobre sua escolha. Na casa da família, o capitão, que está constantemente viajand e educa seus sete filhos com rigor militar, como se todos na casa fizessem parte de um navio de guerra. Ao chegar, Maria percebe que as crianças sentem falta da mãe e do amor do pai e a sua maior missão é aproxima-lo de seus filhos e ela fará isso através da música. Com o tempo a noviça conquista o carinho e respeito de todos na casa, inclusive do capitão.

A trama também mostra o nascimento do amor entre a alegre noviça e o rígido militar austríaco, tendo como pano de fundo o clima de guerra que abalava o mundo no fim dos anos 1930. O musical nos passa uma mensagem social muito bonita e nos leva a refletir sobre as diferenças de classes sociais e a separação que a sociedade contemporânea faz de empregados e empregadores. No final do espetáculo, quando os atores foram agradecer a presença do público, os atores que fizeram os papeis de nazistas foram vaiados e em seguidas ovacionados quando arrancaram de seus braços o simbolo do Movimento Nazista. Um lembrete ao Movimento Nazista atual que a sociedade não é tolerante a ele.

O musical passou por uma temporada no Rio de Janeiro e está encerrando suas apresentações em São Paulo. A superprodução conta com Kiara Sasso (Maria Rainer) e Saulo Vasconcelos (Capitão Georg von Trapp) à frente de um elenco de 44 atores/cantores, que se revezam entre 31 personagens. A produção conta com o serviço do Teatro Alfa que também foi palco do musical My Fair Lady, que também foi sucesso que público e critica.

Serviço:

A Noviça Rebelde
Local: Teatro Alfa
Endereço: Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722
Em cartaz até 2 de agosto
Classificação etária: Livre e não recomendado para menores de 5 anos
Duração: 2h45 com 15 minutos de intervalo

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Bombando nas Pistas

Ouvi pela primeira vez o cantor Leo Granieri há aproximadamente uns dois anos, foi num vídeo no You Tube. Na época ele participava de uma banda se apresentava com muita freqüência num bar do litoral paulista, fiquei com vontade de ouvi-los, mas na época, não estava descendo com muita freqüência para o litoral. O tempo passou e hoje o cantor é um sucesso nas baladas.


Em 2005, o cantor participou do Programa Raul Gil, onde cantou o sucesso de George Michael, Careless Whisper. Em 2006, foi convidado para cantar em uma banda de Dance Music, onde as músicas eram tocadas totalmente ao vivo, sem ajuda de samplers ou DJs. No início de 2008 partiu para carreira solo, fazendo várias performances, às vezes com bailarinos, nas melhores casas noturnas e festas da Baixada Santista, o seu nome começou a repercurtir na noite.

No ano passado, Leo compôs o single “Closed To U” e nesse ano, com pareceria do DJ Luis Erre, produziu o single “When U Touch Me”, que ganhou versões de produtores brasileiro Allan Natal, Lapetina e Tommy Love e dos produtores internacionais José Spinnin do México e do DJ Luis Erre da Venezuela. A música alcançou em seu 2º dia de lançamento no site da Masterbeat o 3º lugar no Top Sellers dos singles mais vendidos e no Brasil, três meses após o lançamento, o single alcançou o 1º lugar entre as músicas mais pedidas na maior web rádio gay do Brasil a Ômega Hitz.

O cantor se apresentou no carro oficial da Parada LGBT de Baixada Santista de 2008 e no carnaval de 2009, fez o encerramento do POP Gay de Florianópolis para um público de aproximadamente 60 mil pessoas. Leo Granieri também se apresentou na Labirinthus Lounge Mix em Bauru e na EDUB de Piracicaba. A nova onda de apresentações ao vivo nas baladas caio do gosto do baladeiros e nesse universo Leo Granieiri está a cada dia conquistando mais espaço.

Granieri apresenta de segunda a sexta o programa “Ômega Touch” na Rádio Ômega Hitz das 18 às 20 horas e tem shows agendados para Pouso Alegre – MG, Bauru – SP, São Vicente – SP e Jundiaí – SP, para conferir maiores detalhes dos eventos, acesso o My Space do cantor e fiquem atento ao próximo eventos, pois soube de antemão que em agosto haverá uma apresentação do cantor numa Pool Party em São Paulo.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

A Cidade do Sol

Khaled Hosseini em seu segundo livro, “A Cidade do Sol”, emociona de forma tão singular como emocionou em “O Caçador de Pipas”. Assim como em seu primeiro romance, a história também se passa no Afeganistão. No livro “O Caçador de Pipas” a história se centrou em Cabul, no “A Cidade do Sol”, a história começa em Terat e quando Mariam é dada em casamento para um comerciante de Cabul, a história passa a ser contada na capital do Afeganistão.

Mariam era uma criança afegã que tinha suas fantasias, seus sonhos e desejos de desbravar o mundo. Ainda criança, ela conheceu o peso que as palavras podem ter. Harami não significava nada para ela, que na sua infância não sabia o preconceito, ódio e rancor que tal expressão pode carregar, mas a forma que a expressão foi pronunciada, ela soube que a única intenção contida naquela palavra, era o de ofender. Ela era uma criança sonhadora e não imaginava o que a sociedade afegã reservava para uma harami como ela.

Laila não era uma criança diferente de Mariam, ambas tinham os seus sonhos. Laila estudava e nas horas vagas procurava sempre estar com o seu amigo Tariq e Mariam vivia com a sua mãe numa kolba afastada da cidade de Terat e adorava receber visitas, principalmente as quintas-feiras, quando seu pai ia lhe visitar. Tudo muda para Mariam quando a sua mãe morre e ela e prometida em casamento e muda-se Cabul. Numa cerimônia simples e sem opções de escolhas, Mariam deixa a sua infância e passa a ter uma vida de mulher casada.

Vários anos após, a vida de Mariam e Laila se encontram. Assim como os seus corações, o Afeganistão também está despedaçado pela guerra. De rivais a amigas, uma encontra na outra as forças para continuar a viver e trilhar rumo ao sonho de liberdade. No romance, novamente o autor repete o tom denunciativo que encontramos no “O Caçador de Pipas” e mostra um Afeganistão afogado nos seus próprios rancores e que agem sempre em nome da "vontade de Deus".

Dados Técnicos:

Nome do Livro: A Cidade do Sol
Autor: Khaled Hosseini
Número de páginas: 368
Formato: 16 x 23cm
ISBN: 978.85.209.2010-7
Editora Nova Fronteira
Preço: R$ 39,90

terça-feira, 21 de julho de 2009

Isabella Taviani Encanta São Paulo

Na sexta-feira, fui com o Douglas, ao show da Isabella Taviani no The L Club. Chegamos à casa um pouco cedo, o show estava previsto para começar às 23 horas, chegamos às 22hs. Éramos credenciados e por conta disso fomos uns dos primeiros a entrar, logo após da DJ Cris Vilella do Super Party e a sua namorada.

O ambiente da casa é super bacana, logo na entrada, nos deparamos com um bar que fica do lado oposto ao da entrada dos clientes e que abrange quase a metade da extensão do ambiente, do lado esquerdo do bar temos um mezanino com instrumentos que percussão e do lado direito chapelaria, caixas para pagamento e saída. Ao lado da saída, tem uma escada que dá para o mezanino, nesse ambiente há mesas e toaletes.

O espetáculo aconteceu em outro ambiente. No ambiente do show, havia um bar, o palco que se apresentou a Isabella, nas laterais camarotes e de frente ao palco e dos camarotes a pista principal. Na parede, de frente ao palco, havia uma faixa com o endereço do site da casa, ele foi coberto por uma bandeira do arco-íris, nesse momento cochichei no ouvi do Douglas que “as lésbicas são muito mais militantes que os gays”. É o meu ponto de vista, quando as lésbicas são militantes, elas brigam de verdade pela causa, podemos notar que no Movimento Homossexual Brasileiro têm muitas mulheres que se destacam.

O show começou com mais de uma hora de atraso, mas isso era previsível. A casa abriu depois das 22 horas e em uma hora era impossível atender e colocar dentro da casa a multidão que formava uma imensa fila que dobrava o quarteirão da Rua Luis Murat. Momentos antes de começar o show, a galera foi ao delírio, olhei para o palco e vi a Isabella Taviani atravessando o palco para ter acesso a outras dependências da casa, provavelmente para o camarim, achei estranho eles não terem adaptado um corredor com essa finalidade.

Percebi que a Taviani é uma cantora pontual, pois após ela cumprimentar o público, ela se desculpou do atraso e disse que a culpa não foi dela e que ela estava aguardando a casa atender a imensa fila que se formou para o evento. Achei digno da parte dela. Ficamos surpresos, pois estamos tão acostumados com cantores que atrasam por várias horas e não se desculpam, respeito ao público, é o mínimo que podemos esperar.

O show foi maravilhoso, a casa foi ao delírio com a simpatia de Isabella Taviani. A cantora apresentou a música “Meu Coração Não Quer Viver Batendo Devagar” que fará parte do seu novo trabalho, além dos seus grandes sucessos. Taviani demonstrou muito carinho pela cidade de São Paulo e avisou de antemão que em outubro ela tem shows agendados em São Paulo para divulgação no novo trabalho. No final do evento, tive a oportunidade de cumprimentá-la e parabenizá-la pelo maravilhoso show que assisti.




segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dia do Amigo

O “Dia do Amigo” foi instituído mui país mui amigo do Brasil, a Argentina. A data se originou em 1979 e foi gradualmente sendo adotada pelo restante do Mundo. A idéia partiu de Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo, para ele, a chegada do homem a lua fez com que se rompessem as fronteiras dos países. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". Alguns países, entre eles os Estados Unidos, comemoraram a data no primeiro domingo de agosto, o Dia Internacional da Amizade.

Eu sempre tive poucos e bons amigos, aliás, muitos confundem coleguismo com amizade. A amizade é uma construção e não um acordo firmando entre ambas as partes e no qual nasce uma amizade de forma imediata. Amizade tem que ser alimentada, nasce, cresce e se expande, não é algo que simplesmente acontece. Tenho um amigo que recentemente terminou o seu namoro e o seu ex-namorado lhe fez uma pergunta muito clássica para términos de namoro: “Podemos ser amigos?” Quando o relacionamento termina numa boa, a resposta sempre é “sim, claro que podemos”, mas amizades não nascem dessa forma, muitas das vezes as pessoas se entendem na cama, tem afinidades e gostos em comum, mas não tem mais tais afinidades para serem amigas, principalmente depois do termino da relação, pois sempre uma das partes sai machucada.

Vejo o Douglas, meu namorado, como um grande amigo. Temos muitas trocas e afinidades e nesses seis anos que estamos juntos, se não houvesse uma amizade, a convivência seria impossível. Será se seriamos amigos caso houvesse uma ruptura na relação? Não sei dizer ao certo, no inicio não, mas depois de algum tempo, não descartaria essa possibilidade. No término, sempre uma das partes é contrariada e gostaria de continuar o relacionamento e por esse motivo é complicado ser amigo de quem se ama e temos desejos sexuais. Sempre o coração falará mais alto e os impulsos serão evidenciados.

Na semana passada, publiquei o texto “Os Meus, os Seus e os Nossos”, que aborda a questão da amizade inserida no contexto do relacionamento afetivo. Frisei que apesar de uma vida a dois, a singularidade do casal tem que sempre prevalecer. O casal não pode se personificar em uma pessoa com hábitos, desejos e anseios em comum, antes de qualquer coisa, há de sempre se notar que um casal é composto de duas pessoas com hábitos, desejos e anseios diferentes e se isso não for levado em consideração, o sucesso do relacionamento está fadado ao fracasso. As amizades são de suma importância para os relacionamentos afetivos, temos sempre que nos lembrar que amigos são irmãos que escolhemos a dedo e nunca a pessoa com que nos relacionamos afetivamente tem o direito de interferir nessas escolhas.

Com o advento da internet, não podemos ignorar a nova modalidade de amigo, que são os virtuais. Muitas das vezes, os amigos virtuais sabem mais de nossas vidas do que os nossos amigos reais, aqueles que encontramos com freqüência. Creio que isso ocorre por conta da necessidade de ser abrir mais intimamente com alguém e o medo que temos de sermos julgados por alguém que faz parte do nosso convívio social. No ambiente virtual, os bares e happy hour, são substituídos pelo MSN e redes de relacionamentos como o Orkut. As amizades virtuais fazem muito bem, mas nada substituirá uma franca conversa com um amigo te encarando nos olhos, nem uma WebCam, às vezes, precisamos sentir o calor do amigo, o carinho da amizade bem ao nosso lado e isso só é proporcionado com a divisão do espaço físico.

sábado, 18 de julho de 2009

Como Combater o Ciúme Patológico?

O ciúme está presente em todos os relacionamentos afetivos, muitas das vezes, sentimos ciúmes também dos nossos familiares e amigos. Quando o ciúme é destemperado, ele pode ser prejudicial e destruidor. Pode acabar com o que temos de mais importante, com o objeto do nosso ciúme

Vejo o ciúme como um excesso de zelo, um carinho excessivo. Mas quem disse que o excesso é positivo? Tudo em excesso, por mais boa vontade de possa vir acompanhando, se torna maléfico, inclusive, amar em excesso. O amor tem que ser um sentimento pontual, nem demais, nem de menos, tem que ser o bastante para que seja bom para ambos.

Existe o ciúme em níveis normais. Assim como temos níveis de diabetes no corpo, também tempos níveis de ciúme. Sabemos muito bem o que ocorre com pessoas diabéticas, eles tem que se policiar a todo momento com a sua alimentação, com uma dieta estritamente balanceada, o mesmo ocorre com aquelas que amam além da conta e sente um ciúme, um sentimento de pose excessivo pela pessoa amada. Ao contrário da diabetes, não há insulina para o amor, essa ponderação tem que partir de nos mesmo, do saber amor, do se re-educar para o o desprendimento, sempre ponderando que ninguém é de ninguém.

Existem níveis de ciúmes mais avançados, aquele que chega a restringir a pessoa amada, esses por sua vez, chamamos de ciúme patológico Isso ocorre quando o ciumento deixa de viver a sua vida e passar a viver a vida da outra pessoa, transformando os bons momentos numa verdade tortura a dois. O ciumento possessivo sempre imagina que está sendo traído a todo o momento, que tudo o que é dito é uma grande mentira que visa "despistar" a outra parte, apontando pontos negativos em tudo na acontece na relação. Temos que ficar atentos quando todos os questionamentos baseiam-se em desconfianças, quando isso ocorre, o ciúme tornou-se patológico e nesse caso há necessidade de intervensão médica.

O que fazer quando somos vitimas ou sofremos desse sentimento exagerado?
  • Colocar-se no lugar do outro, ou pedir ao companheiro que coloque-se em seu lugar a fim de imaginar como é a vida da pessoa que é vitima constante de acusações infundadas,
  • Reconhecer e admitir as suas qualidades e perceber que se elas não fossem encantadoras, o outro não teria motivos para estar com você;
  • Adquirir maior segurança (em si e no outro);
  • Procurar ajuda médica e psicológica quando a patologia estiver caminhando para níveis muito avançados;
  • Se você é vitima de ciúme patológico, evite dar as explicações pedidas e permitir que o outro comande a sua vida, porque ao agir dessa forma, você está alimentando as crenças e imaginações e contribuindo para que elas se tornem reais para o outro.
  • Procure ajuda ou denuncie o seu parceiro (ou parceira) caso você esteja sendo vítima de agressões físicas ou ameaças.
Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. (William Shakespeare)

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Diga Sim Pra Mim

Creio que uma das maiores dificuldades do ser humano é encontrar a sua cara metade, sua alma gêmea, se é que ela realmente exista. Porque precisamos necessariamente de outras pessoas para nos completar? Talvez, fomos condicionados a acreditar que precisamos de alguém ao nosso lado, nos esquecemos que a história de “Romeu e Julieta” não passa de uma ficção, fruto de uma bela inspiração de William Shakespeare. E se na vida real não for como em "Romeu e Julieta"? Na verdade, somos frutos de manipulações e é mais fácil dominar um homem que tem raízes, do que alguém que tem somente a si próprio, que é literalmente o “senhor do seu destino”.

Antigamente, tinha uma visão mais romântica da vida. Acreditava no “feito um para o outro”, hoje acredito em duas pessoas que se sentem bem estando juntas, mas que nunca, nunca elas se completam e isso já foi abordado há a quase 2500 anos pelos Sofistas ao dizer que “o homem é a medida de todas as coisas” e se o homem é a medida de todas as coisas, nada é medida para ele mesmo. O homem é um animal civilizado, porém, não deixa de ter os instintos animais, como por exemplo, o instinto da liberdade. Bem sabemos que a história da humanidade é contada de acordo com a luta de classes e todas essas lutas tinha apenas um objetivo, a liberdade. Será se somos livres no amor? Será se somos livres na vida? Como disse anteriormente, o homem tem instintos animais e uma deles é a dominação, a classe dominante aprisiona os mais fracos, esses por sua vez perdem a sua liberdade.

Há também o grupo dos que querem viver um amor, aliás, essa é a vontade de maioria, inclusiva a minha. Enfim, me enquadro no que o sistema estipula como “normalidade”, sou um ser humano social e quero viver um grande amor e abrir mão da minha liberdade para isso. No fundo, sou um cara grandalhão que se derrete com comédias românticas, músicas que falam de amor e outras demonstrações de carinho. Sou romântico e tudo o que eu quero é que digam sim para os meus sentimentos e para o amor que eu tenho a doar. Quero viver um amor “breguinha”, com roupas de cama branca, com passeios programados para o final de semana e com juras de amor, mesmo sabendo que elas não são para sempre, ao contrário do que é dito. Quero um amor para poder chamar de meu, mesmo sabendo que ninguém é de ninguém, e isso, não é dominação, é mútua concessão sentimental.

Amanhã, irei ao show da Isabela Taviane, compositora e interprete da música, “Diga Sim pra Mim”, que me proporcionou a reflexão e analise desse tema sentimental que tanto machuca e acalenta o ser humano. Estou muito empolgado com o evento e tenho certeza que o ponto alto do show será quando Isabela, com a graça da sua voz, cantar para o seu público a música em questão. O show será voltado para o público gay e tenho certeza que muitos cantaram essa música como se fosse uma prece. Não existe nada melhor do que amar e ser amado, mas sem dominação, pois um relacionamento afetivo não é uma luta de classes.

Isabella Taviani, Ao Vivo
+ DJ Sandra Bull, gogo dancers e atração convidada
Dia 17 de julho, às 23h
The L Club (Rua Luis Murat, nº 370, Vila Madalena)
http://www.thelclub.com.br/
Ingressos: R$50 (antecipado) e R$60 (no dia do evento)
A casa aceita todos os cartões

Venda antecipada de ingressos nas lojas Chilli Beans dos Shoppings Ibirapuera, Frei Caneca, Tatuapé e Super Shopping Osasco, na Academia Status Center (Rua Conde Prates, 393, Mooca), com Clara Nogueira (11 6339-2943) ou diretamente na recepção do The L Club, durante o funcionamento.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Dia Internacional do Homem

No dia de hoje, comemoramos o inusitado Dia Internacional do Homem, a origem é desconhecida e a mídia ignora completamente a data, o resto do mundo comemora a data no dia 19 de novembro. Há rumores que a data seja coemorada hoje em homenagem ao Samuel Rosa , vocalista do Skank, nascido neste dia, que costuma cantar as virtudes da mulher brasileira, da cerveja e do futebol, ou seja, um verdadeiro macho. Também não é por menos, o homem nunca teve uma condição social reduzida pelo fato de ser homem, diferente das mulheres que a pouquíssimo tempo atrás não tinha direito a voto no Brasil. Apesar de toda a revolução do movimento feminista que se desenrolou no século passado, ainda hoje, os homens tem uma situação mais favorável socialmente do que as mulheres. A história é contada pelas lutas de classe, se não há uma luta de inclusão para o sexo masculino na sociedade, não tem como a data de hoje repercutir.

A situação pode mudar no decorrer dos anos, não quero pegar o jargão da Regina Kazé, mas não podemos negar que as mulheres “vêm com tudo” e se os homens não se posicionarem, daqui a alguns anos, temos ONGs defendendo os direitos do sexo masculino e talvez uma lei semelhante à lei “Maria da Penha” redigida especialmente para a proteção do “sexo predominante”.

Os papeis já estão se invertendo, hoje em dia, muito homens são donos de casa, enquanto suas esposas saem para trabalhar. Com o crescendo domínio do salto alto e saia justa, as exigências das mulheres vêm crescendo, hoje os homens têm que ser bonitos, charmosos, elegantes, sensíveis. Ser do tipo aventureiro ou então sensível, saber ouvir, discutir a relação. Tem que ser inteligente, daqueles que encaram filmes mais densos. Se não, pelo menos que sejam bem humorados, generosos, dedicados e atenciosos. Algumas vão além, exigindo tudo isso dentro de um homem só. Com as mulheres contemporâneas, ser homem heterossexual, não é tão fácil quanto parece. Para alguns, ser gay é um alivio.