Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Parada de SP Terá Trio Elétrico na 14ª Parada LGBT do Rio

As duas maiores Paradas do Orgulho LGBT brasileiras estarão juntas novamente. No próximo domingo (01), durante a 14ª Parada do Orgulho LGBT do Rio, a Parada de São Paulo terá um trio elétrico oficial. A ação reforça a parceria entre o Grupo Arco-Íris – organizador da manifestação fluminense – e a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT).

“Por seu pioneirismo, a Parada do Rio de Janeiro representa um marco para a população LGBT brasileira. A união dos espíritos das duas Paradas reflete o momento do movimento LGBT em uníssono contra as declarações e atos homofóbicos”, diz Alexandre Santos (Xande), presidente da APOGLBT. Essa é a primeira vez que São Paulo marca presença em outra Parada com um trio próprio.

A aproximação entre as duas Paradas se intensificou durante o último Mês do Orgulho LGBT de São Paulo, quando APOGLBT e Grupo Arco-Íris fortaleceram a campanha “Não Homofobia!” conjuntamente, em todas as atividades da programação. A entidade carioca teve ainda um trio elétrico especial na 13ª Parada de São Paulo – em 14 de junho de 2009 – que ficou estacionado na Avenida Paulista recolhendo assinaturas para o abaixo-assinado a favor da criminalização da homofobia.

Xande também será homenageado na cerimônia do 8º Prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos, que ocorre hoje (30), e integra as atividades da 14ª Parada do Rio. Transexual masculino, Alexandre Santos preside a APOGLBT desde 2007. Segundo Gilza Rodrigues, diretora do grupo Arco-Íris, o trabalho desenvolvido por Xande “contribui de maneira ímpar para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.

Convite ao público

Para incentivar que o público da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo compareça ao Rio, a APOGLBT faz um convite: quem for à Parada e levar uma bandeira do Estado ou da cidade de São Paulo, terá acesso ao trio elétrico da entidade durante a manifestação.

Mas a Associação ressalta que, por motivos de segurança, a capacidade de lotação máxima do carro será respeitada. Portanto, é recomendável que os interessados cheguem antecipadamente ao local em que o trio estiver posicionado. A partir do Posto 6 da praia de Copacabana, o trio da APOGLBT será o de número 14.

A Parada do Orgulho LGBT do Rio, cujo tema é “Eu tenho o direito de viver e amar livremente”, ocorre no próximo domingo (01) a partir das 13h. Para mais informações sobre a programação, acesse www.arco-iris.org.br.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Preconceito: Cada um Tem o Seu

Ontem, assisti o polemico documentário “Olhos Azuis”, idealizado pela americana Jane Elliot, uma mulher branca, de coragem e que enfrentou o preconceito racial da sociedade americana dos anos 60. Elliot era professora primaria e para mostrar aos seus alunos brancos como as outras crianças que não tinham a cor da pele caucasiana e/ou os olhos azuis sofriam por conta da imposição da classe dominante, ela realizou um exercício em sala de aula, separou as crianças pela a cor dos olhos com colares de papel no pescoço e as inferiorizou, dizendo que não eram capazes, que não poderiam usar o mesmo banheiro e bebedouro e que não podiam brincar com as demais crianças, pois se não podiam usar os mesmos banheiros e bebedouros, significavam que eram sujas e deveriam ficar separadas no horário do intervalo.

A experiência no colégio infantil durou apenas um dia, mas mudou a vida daquelas crianças para sempre, no final da aula elas tiraram os colares que as estigmatizaram e aprenderam uma grande lição acerca do preconceito. Só quando sentimos o preconceito na pele, sabemos como é difícil ser separado por condições que são inerentes ao ser humano. Ainda criança, eu senti isso na pele, fui separado no colégio porque os meus gostos e tendências não condiziam com aos gostos dos demais meninos, não gostava de futebol, não falava de meninas, era extremamente educado e gostava de estudar. As crianças são implacáveis, não perdoam, nunca perdoaram ninguém. Acabei me juntando ao grupo dos excluídos, entre eles estavam o meu amigo “Léo Gay”, a “Janaina Gorda” e eu, o "Marcos Viadinho”.

Na época, eu fazia natação com o “Léo Gay”, na nossa turma havia outro garoto do nosso colégio, ele estudava na minha classe, sempre, no horário da saída da natação ele nos ofendia (o Léo e eu), até que um dia eu comecei a bater nele. Ele xingava e corria, eu ia atrás, eu era mais forte que ele, mas ele corria mais rápido, mas quando eu pegava, batia com gosto. No outro dia, ele contava para amigo dele, de outra série, que eu havia batido nele, ai ele me batia e dizia que nã para nenhuma gayzinho bater no amigo dele, no outro dia, na natação ele novamente me xingava, eu novamente batia nele e na saída do colégio o amigo dele me batia novamente, e isso virou um circulo vicioso que durou o ano inteiro, no outro ano, minha família se mudou e eu mudei de colégio e o circulo se rompeu.

No documentário, Jane Elliot repete o exercício feito com os seus alunos primários, com adultos, separando os de olhos azuis e tratando-os com inferioridade. Em duas horas, Elliot prova que o poder da persuasão é capaz de deprimir pessoas resolvidas e bem sucedidas e depois critica dizendo que eles passaram por aquilo por apenas duas horas e pergunta: como ficam os negros, homossexuais, gordos e tantos outros grupos estigmatizados pela sociedade? No Brasil, o preconceito está tão difundido na sociedade, que me assusta. Vejo aqui o preconceito dentro dos grupos de minoria, gays estigmatizando gays e negros estigmatizando negros e isso ocorre de uma forma tão sutil que acabou surgindo uma nova modalidade de preconceito: o preconceito de ter preconceito.

O primeiro passo para acabarmos com esse câncer que consome a sociedade, é não se enganar e assumir para si mesmo os seus preconceitos, sempre ouvimos declarações do tipo: “Não tenho nada contra gays, mas não quero ter um filho gay” ou “tenho amigos negros, mas não me casaria com um”. Temos que acabar de vez com a hipocrisia e assumirmos as nossas falhas sociais e assim como o documentário “Olhos Azuis” deixa bem claro, o preconceito só acabará com a imposição, grupos reprimidos tem que se sobressair diante dos seus opressores e se portarem da mesma maneira, ou seja, negros se portando como brancos e gays se portanto como héteros. Não me refiro às questões culturais, essas particularidades tem que ser preservadas, me refiro ao comportamento social, negros, gays e demais grupos reprimidos tem que se portarem com dignidade e combater com afronta o preconceito e fazer valer os seus direitos, somente assim essa situação será revertida.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Tema da Parada Gay de 2010

A Associação da Parada inicia campanha para escolha do tema do 14º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo e promove no dia 07 de novembro uma reunião aberta ao público para debate e definição do tema que norteará todas as atividades do calendário, incluindo a Parada do Orgulho LGBT, agendada para o dia 06 de junho de 2010, na Avenida Paulista. Sugestões para o tema podem ser enviadas para o email tema@paradasp.org.br. Em todos os anos, o tema do Mês do Orgulho LGBT de São Paulo é definido pela diretoria da APOGLBT, autoridades, apoiadores e o público das atividades, em reunião aberta na sede da entidade.

O tema escolhido para o Mês do Orgulho LGBT deve refletir o atual momento e demandas da comunidade LGBT no país, propiciando o debate na sociedade através da difusão gerada pelo conjunto de atividades e por sua ampla abordagem na mídia. Além de guiar a organização, o tema será a base para a criação de toda a identidade visual e material gráfico, campanhas de foto e vídeo e do 3º LGBTema – música tocada pelos DJs nos trios elétricos durante o trajeto da Parada.

A evolução da Parada Através dos Temas

Há 13 anos, os temas propostos pela Parada de São Paulo refletem as necessidades da comunidade LGBT brasileira. Analisá-los possibilita identificar como a Parada interferiu nos conceitos morais da sociedade e quais mudanças sociais já ocorreram.

Em 1997, a comunidade LGBT não era vista como “consumidores em potencial” ou “formadores de opinião”, como na atualidade. Nesse passado recente, a polícia realizava blitz em locais de frequência gay, coibindo a presença e intimidando as pessoas, muitas vezes prendendo cidadãos simplesmente pelas roupas que vestiam ou por se beijarem em locais públicos. Tendo a visibilidade como foco, o tema da primeira Parada foi “Somos muitos e estamos em todas as profissões!”.

Em 2000 a Parada inicia a campanha pelo envolvimento da sociedade, trazendo à discussão o conceito de diversidade e respeito. Naquele ano, em sua 4ª edição, o tema abordado foi “Celebrando o orgulho de viver a diversidade”.

De 2003 a 2005, a Parada começa a ser utilizada como ferramenta de pressão política do movimento para aprovação de leis e garantia de Direitos Humanos para LGBT. A 9ª edição falava “Parceria civil, já! Direitos iguais: nem mais, nem menos”, quando na época era discutido o Projeto de Lei 1151/95 na Câmara dos Deputados, que regulamentaria no Brasil a união civil entre pessoas do mesmo sexo. A lei foi engavetada, porém, diversas empresas e instituições possuem atualmente políticas de inclusão LGBT, reconhecendo o casal homossexual e concedendo benefícios aos companheiros dos funcionários, assim como para os casais heterossexuais.

Desde 2006, com a proposta do Projeto de Lei da Câmara 122/06 – que visa criminalizar em todo o território nacional os atos de violência discriminatória, verbal ou física, cometidos contra cidadãos(ãs) LGBT – a Parada traz como tema a questão da homofobia. “Homofobia é crime! Direitos sexuais são direitos humanos” e “Sem Homofobia, Mais Cidadania – Pela Isonomia dos Direitos!” foram os temas das 10ª e 13ª edições, respectivamente. Mesmo com a lei federal ainda em discussão, vários municípios e estados brasileiros já regulamentaram códigos similares em suas instâncias.

Ano a ano: os temas das Paradas em São Paulo

1ª Parada do Orgulho GLT (28/06/1997): “Somos muitos, estamos em todas as profissões

2ª Parada do Orgulho GLT (28/06/1998): “Os direitos de gays, lésbicas e travestis são direitos humanos

3ª Parada do Orgulho GLBT (27/06/1999): “Orgulho Gay no Brasil, rumo ao ano 2000

4ª Parada do Orgulho Gay (25/06/2000): “Celebrando o orgulho de viver a diversidade

5ª Parada do Orgulho Gay (17/06/2001): “Abraçando a diversidade

6ª Parada do Orgulho Gay (02/06/2002): “Educando para a diversidade

7ª Parada do Orgulho Gay (22/06/2003): “Construindo políticas homossexuais

8ª Parada do Orgulho GLBT (13/06/2004): “Temos família e orgulho

9ª Parada do Orgulho GLBT (29/05/2005): “Parceria civil, já! Direitos iguais: nem mais, nem menos

10ª Parada do Orgulho GLBT (17/06/2006): “Homofobia é crime! Direitos sexuais são direitos humanos

11ª Parada do Orgulho GLBT (10/06/2007): “Por um mundo sem machismo, racismo e homofobia!

12ª Parada do Orgulho GLBT (28/05/2008): “Homofobia mata! Por um Estado laico de fato!

13ª Parada do Orgulho LGBT (14/06/2009): “Sem Homofobia, Mais Cidadania – Pela Isonomia dos Direitos!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A Regra da Tapioca

Vitor estava no intervalo da faculdade. Ele tem por hábito comer uma tapioca por semana, regra estabelecida por ele mesmo e que nem sempre é seguida à risca, às vezes ele se descontrola e come duas, mas isso ocorre muito eventualmente. Houve momentos de destemperamento que levaram Vitor comer tapioca diariamente, ele até pensou em procurar ajuda médica, talvez uma psicoterapia para trabalhar melhor essa compulsão por tapioca, mas não foi necessário, ele se reencontrou e voltou a se conter com uma barrinha de cereal ao chegar à faculdade e outra no horário do intervalo, as tapiocas ficaram agendadas para as sextas, mas aquele dia era uma terça.

Tudo indicava ser um indicio de um novo destemperamento, se as tapiocas eram para as sextas, então o porquê ele estava nunca terça-feira, ali parado, esperando por uma tapioca de carne seca com queijo? Existem muitos mistérios que podem esconder-se por detrás de algo que foge do controle, às vezes a vida quer nos aproximar de algo e para isso temos que quebrar algumas regras... Quanto a isso, tudo bem, talves na sexta-feira Vitor se contenha com sua barra de cereal para compensar esse ato desmedido.

Antes mesmo de a tapioca ser entregue, Vitor se depara com um rapaz mediano, olhos profundos e andar firme, os olhares se encontram e ambos os mantiveram firmes, o rapaz passou direito e o coração de Vitor disparou, mas logo ele pensou: Olhar uma vez é só curiosidade. Vitor olha para trás e o seu olhar cruza novamente com o olhar do rapaz mediano, olhos profundos e andar firme, então ele conclui: Olhar uma vez é só curiosidade, olhar duas vezes é interesse.

Ele ainda esperava por sua tapioca, uma espera sem fim: Pelo amor de deus minha filha, no seu lugar eu faria dez tapiocas. Ou pelo menos penso que faria, pois o tempo do coração com condiz com o tempo material... Depois de instantes de minutos de ansiedade pela espera, ou talvez segundos, não sei ao certo, Vitor dirigiu-se para o sentido que foi o rapaz: Caralho, ele já está no fim da rua. Vitor não se abate e começa a correr, mas depois ele pensa: Porque eu estou correndo? Ele se sente como aqueles cachorros que correm atrás de rodas de carros, mas não fazem a mínima idéia do que fazer com aquela roda caso ele consiga alcançar, enfim, assim como os cachorros, ele não racionaliza e continua aquela desenfreada perseguição ao rapaz, com a vantagem de não estar latindo, pois ai seria demais.

O farol fechou para os pedestres, por conta disso Vitor consegue se aproximar do rapaz que percebe que está sendo seguido, mas não tem para onde correr, talvez ele nem queira correr. Vitor o alcança, mas ao contrario dos cachorros que perseguem rodas de carros, ele teve uma atitude e diz: Olá, tudo bem? O rapaz responde: Tudo! Vitor ficou sem assunto, apesar de paulista, ele está cansado de papo de tempo e como ele é gay, não tem por habito falar de futebol, ele até poderia falar sobre política, mas não seria uma boa para o momento, então se recolhe para dentro de si mesmo e faz a pergunta mais pertinente para tal situação: Para onde você vai? O rapaz responde: Para casa e você? O retruque do rapaz animou Vitor, pois o dialogo havia se estabelecido e ele responde: Eu não vou para lugar nenhum, estou apenas atrás de você... Choquei com a sinceridade de Vitor e o rapaz também ficou chocado e se recuou para dobrar-se de rir, apesar da situação inusitada, ambos sentiram uma vontade imensa de se conhecerem e de lá para cá Vitor abriu mão da regra de tapioca às sextas e passou a comer tapioca nos dias que ele tem vontade, afinal, ele não sabe o que a vida lhe reserva.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Guia de Etiqueta: Saudações

Ontem, conversando com um amigo, confessei: “eu não cumprimento pessoas em elevadores”. Ele ficou passado com a minha declaração, achou um absurdo o fato de eu entrar num recinto e não saudar os presentes. Não gosto de criar vínculos com pessoas que conviverei por apenas alguns minutos, às vezes segundos. É muito estranho o comportamento das pessoas nos elevadores, uns olham para a cara dos outros e dão risinhos sem graça enquanto os outros comentam sobre a chuva que deu no último feriado prolongado e as possibilidades disso acontecer no próximo feriado.

As regras de etiqueta dizem que ao entrar num elevador devemos saudar as pessoas com um aceno de cabeça acompanhado ou não de um "bom dia". Quem foi saudado retribui a saudação. Eu prefiro não saudar, me apego fácil as pessoas e quero evitar sofrimentos futuros quando chegar o andar de determinada pessoa e tivermos que nos separar para sempre. Ao entrarmos num elevador em silencio e sairmos em silêncio, estamos respeitando a individualidade de cada um, não há como saber se determinada pessoa está no meio de uma reflexão ou se simplesmente ela não acordou bem e não quer dirigir-se a ninguém. Caso seja feito um aceno de cabeça, faça apenas um aceno geral, é estranho se dirigir a cada um dos presentes e acenar individualmente.

Outra situação que considero delicada é o fato de entrarmos atrasado numa sala de aula ou reunião e ao abrir a porta recepcionarmos os presentes com um caloroso e sonoro bom dia, desconcentrando todos os que estão trabalhando e/ou estudando. Chegar atrasado já é indelicado, quando isso acontecer, temos que entrar no ambiente de forma imperceptível, fazendo o mínimo de barulho possível, pois existem pessoas que tem problema de concentração e só o fato de alguém entrar em silencio, tira à atenção muitas pessoas.

Quando chegamos num ambiente onde as pessoas estão divididas em vários grupos, não há necessidade de dar beijinhos e bom dia em todas pessoas de todos os grupos, cumprimente apenas as pessoas que você conhece e as que estão acompanhadas delas e beije apenas as pessoas que você tem intimidade, apesar de moramos no Brasil, um país de calor latino, existem muitas pessoas se sentem retraídas ao serem tocadas.

Não há necessidade de cumprimentarmos as 147 pessoas que encontramos na rua, como no caso do elevador, essas pessoas são frutos de relacionamentos instantâneos, caso seja alguém que você conhece de vista, é educado um aceno com a cabeça e se alguém lhe der bom dia, é educado responder. Quando o bom dia for seguido de um “como vai” ou “você está bem”, contenha-se em dizer “sim, estou bem”, ninguém precisa ficar sabendo dos problemas de pressão arterial da sua mãe, dos roncos do seu marido e do cálculo renal da sua filha.

Na dúvida em como se comportar, é só pensar: “Ai, e se fosse no meu!”. Sempre temos que projetar nossas ações em nos mesmo, só assim saberemos em quais situações somos enfadonhos e como podemos nos policiar para criar uma situação de bem estar social aos que nos rodeiam.

sábado, 17 de outubro de 2009

Terapia Musical

É impressionante como as músicas têm um caráter terapêutico, no mesmo instante que achamos que está tudo errado, que a vida não tem sido generosa e que muitas das vezes dá vontade de desistir de ser um bom garoto, mudamos de ideia ao ouvir uma boa música que marcou um bom momento e que nos faz lembrar que temos bons antecedentes e uma reputação a zelar. A música, como qualquer outro tipo de manifestação artística, nos faz voltar as primícias, nos coloca em contato com o nosso íntimo, nos remete as nossas origens.

Fui extremamente sincero com um fato de minha vida, criei situações, que depois parando para pensar, refleti que tal comportamento não é meu, no geral não sou tão "abusado", me contenho em meio as situações, mas confesso que gostei do "Marcos" que estava escondido dentro de mim, me surpreendi, fui enfático no que queria e literalmente corri do que me atraiu... Achei que seria pertinente experimentar a verdade absoluta, mas tenho a impressão que a verdade nem sempre tem que ser dita, mas sim vivenciada. A verdade é fascinante, mas ao mesmo tempo é assustadora e na sociedade plástica que estamos acostumados a viver, temos que a todo momento fazer uma releitura do real e editar apenas o que é pertinente para determinadas situações.

De tempos em tempos tem uma música que marca a minha vida e se a minha vida fosse um filme ou uma novela, certamente tal música faria parte da trilha sonora da mesma. Dentre as músicas que já sonorizou a minha vida, estão: Fácil (Jota Quest), Primeiros Erros (Capital Inicial), Quando a Chuva Passar (Ivete Sangalo), Borboletas (Vitor e Léo), Perfect (Simple Plan), Wake Me Up When September Ends (Green Days), Viva la Vida (Cold Play) e recentemente, anda fazendo a trilha sonora da minha vida algumas músicas um pouco badaladas, como: Halo (Beyoncé), Hush Hush (The Pussycat Dolls), Circus (Britney Spears), I Gotta Feelin (Black Eyed Peas), I Didn't Know My Own Strength (Whitney Houston) Poker Face (Lady Gaga) e When Love Takes Over (Kelly Rowlanda).

Ultimamente estou um pouco baladeiro, isso explica o porque de tantas músicas que estão nas paradas de sucessos entre as minhas favoritas, com o passar do tempo, sei que algumas delas serão esquecidas e outras se juntarão ao grupo das primeiras, como: I Gotta Feelin e When Love Takes Over que estão marcando com mais intensidade o atual momento da minha vida. Amo uma boa música e não existe nada melhor do que se cercar delas em momentos de pequenas instabilidades emocionais. Encerro esse post por aqui, mas fico ouvindo When Love Takes Over de Kelly Rowlanda, música que tem o melhor clipe dos últimos tempos.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Minha Vida Cor de Rosa

Vendo o caso da menina Josie Romero que mudou se sexo aos oitos anos, lembrei-me do filme françês “Minha Vida Cor de Rosa”, que conta a história do garoto Ludovic, que cresce imaginando que nasceu no corpo errado: na verdade, acredita ser uma menina. O filme começa com uma festa promovida pela família de Ludovic para atrair a simpatia da nova vizinhança, o garoto se arruma para festa num lindo vestido de menina e surpreende a todos gerando um mal estar generalizado. Ludovic refugia-se do tormento em um mundo imaginário, onde só cabem a boneca Pam, uma Barbie espevitada, e o apoio afetivo da avó.

A vida imita a arte e fico feliz pelo exemplo de diversidade que a família da garota Josie deu ao mundo. A mãe da menina achava que o seu filho era homossexual e para não contrariar o filho, fez um guarda roupas de menino e um de menina, pois desde pequeno ele se comportou como uma menina, nas atitudes e brincadeiras, o filho sempre optava pelas roupas femininas, com o passar do tempo, a mãe viu que o filho tinha outra identidade de gênero.

Josie recebe atendimento médico e psicológico. Ela tomará medicamentos para evitar a puberdade masculina. Quando completar 12 anos, deve ingerir hormônios femininos. A mãe diz que Josie já sabe que terá de passar por uma cirurgia de mudança de sexo quando for adulta. No Arizona, onde vivem, Josie participa de grupos de apoio para famílias de transexuais, incluindo crianças. No ano passado, todos os documentos de Josie foram alterados. Legalmente, ela é uma menina.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Seqüestro no Metrô 123

Segunda-Feira, feriado do dia das crianças, eu assisti ao filme “Seqüestro no Metrô 123”, com Denzel Washington no papel de Walter Garber, um controlador de tráfego do metrô da cidade de Nova York, que tem seu dia transformado em caos por um crime audacioso: o seqüestro de um dos carros do metrô. John Travolta estrela como Ryder, a mente criminosa, que como líder de uma gangue de bandidos fortemente armados, ameaça executar os passageiros do carro, a menos que um enorme resgate seja pago no prazo de uma hora. Enquanto a tensão aumenta sob seus pés, Garber aplica seu amplo conhecimento do sistema metroviário numa batalha para enganar Ryder e salvar os reféns. Entretanto, existe um enigma que Garber não pode resolver: mesmo que os ladrões consigam o dinheiro, como eles poderiam fugir?

O Seqüestro do Metrô 1 2 3 é a refilmagem de um filme de mesmo nome, de 1974. No original, o protagonista era um tenente da polícia de trânsito, e se chamava Zachary Garber. A mudança de nome aconteceu para homenagear o ator da primeira versão, Walter Matthau. A direção do remake é de Tony Scott, conhecido por obras como Top Gun e Dias de Trovão e por ser irmão de Ridley Scott. Esta é a quarta vez em que Denzel Washington protagoniza um longa do cineasta. Antes, eles já haviam trabalhado juntos em Maré Vermelha, Chamas da Vingança e Deja Vu.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pontuando o Amor

Penso que não é uma tarefa tão fácil separar o amor do sexo. Talvez o amor seja aquele sexo compassado, no ritmo certo do sentimento, obedecendo a cada batida do coração. O apenas sexo não segue uma sinfonia, o movimento não respeita ritmo algum, mas da mesma forma que o amor, o “apenas sexo”, arrebata corações. Há quem prefira o “apenas sexo”, outros românticos preferem o amor, ou melhor, o amor com sexo. Eu gosto de sexo, e, com amor, ele fica muito melhor.

Sexo é bom com afinidade e isso é conquistado apenas com o tempo, às vezes com muito tempo. Hoje não tenho mais uma visão romântica dos relacionamentos, apesar de acreditar que duas pessoas possam viver juntas para sempre, não acredito mais no “amor eterno”, na verdade até acredito, mas esse amor se transforma em outros amores maiores. A vida inteira é muito tempo para durar um amor, mas quando no “roll” de sentimentos que engloba esse amor existem a amizade, o companheirismo, o carinho e o afeto, esse amor, pode sim, durar uma vida inteira.

O amor começa a ter um fim com o descompasso, quando duas pessoas estão juntas, mas os seus objetivos estão em lados opostos. Quando não há mais razão para sustentar sentimentos em comum, como, amizade, companheirismo, carinho e afeto, o amor acaba. Meus avôs viveram 50 anos juntos, é muito tempo, muito mais do que toda a minha vida. Não acredito que é do instinto do ser humano viver tanto tempo com a mesma pessoa, num relacionamento monogâmico, mas confesso que isso me fascina, é a maior prova de amor que possa existir. Não acredito que eles chegaram à terceira idade com o mesmo amor da juventude, acredito que eles se respeitavam e queriam estar juntos, e esse é a maior prova de amor que existe, pois mesmo com o fim do sentimento genuíno, o amor se transforma e perpetua.

Hoje não busco apenas o amor, pois esse sentimento é mundano e tem o seu fim, hoje prezo pela amizade, companheirismos, afeto e sexo e quando todos esses fatores são encontrados e somados com o amor, as possibilidades de um relacionamento duradouro e talvez para sempre se tornem infinitamente mais viáveis. No meu relacionamento anterior encontrei tudo isso, mas por outros fatores que ainda não consegui digerir, o relacionamento teve o seu fim e provou que nada é eterno. Ainda continuamos juntos e talvez nos amando mais do que antes, num amor sem objetivo, cobranças e curiosamente com mais afinidades do que o anterior, enfim, hoje somos amigos. Creio que vou morrer sem entender esse lance de amor, mas de uma forma ou de outra, quero morrer amando.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Vivenciando a Infância

Se todos alimentassem a criança que existe dentro de cada um, viveríamos num mundo muito melhor. Domingo, parei para assistir um pouco de televisão e pelos especiais que os programas fizeram por conta do dia das crianças, percebi o quanto que nos perdemos por conta do ceticismo que permeia o mundo. Me emocionei com o quadro “Latinha Velha” do Luciano Huck: um menino levou ao palco o seu carrinho velho e através de uma "mágica" ele transformou o seu carinho num mega carro com motor, buzina, farol, enfim, o carro tinha tudo o que um carro de verdade tem, só que o dele era de brinquedo. No palco havia uma maquina de fazer magica e a máquina só era acionada por quem acreditava em mágica, é obvio que foi a criança que acionou... Ver aquele menino ganhando o carrinho em meio ao choro me deixou comovido.

No programa “Domingo da Gente” do Netinho de Paula, teve um quadro da princesa com uma criança. A menina morava numa casa em condições precárias de sobrevivência e me cortou o coração quando ela disse que o sonho da vida dele era ter uma cama. Quando uma criança, que é portadora incondicional dos sonhos e magias do mundo não exterioriza os seus sonhos, é porque o Mundo chegou no seu limite, é porque estamos fazendo tudo errado num comportamento condicionado e repetitivo e não estamos nos dando conta que estamos destruindo o pouco de magia que nos resta. Quando uma criança fica descrente, o que resta para nós, adultos? Resta-nos pouco, um quase nada que muitas das vezes é confundido com o nada.

No sábado, levei a minha sobrinha numa loja da brinquedos para escolher um presente, ao entrar, ela deu uma geral na loja e de inicio escolheu um brinquedo bobinho, era uma árvore com algumas cestas suspensas, o brinquedo também vinha com um lançador para acertar objetos nas cestas, eu confirmei com ela se ela queria aquele mesmo, ela disse que sim, depois ela ficou em duvida se queria uma boneca que vinha numa banheira, eu disse que se ela quisesse trocar, poderia, por fim ela escolheu uma boneca chamada “Jolie”, muito bonita por sinal, depois descobri que ela adora essa boneca e todo o material escolar dela é com essa temática.

Saindo da loja, fui com ela numa doceria, comemos bolo de brigadeiro e bolinhos de queijo, na volta ela me confessou que esse foi a melhor comemoração do dia das crianças de ela teve. Eu não fiz nada demais, apenas dei uma boneca e paguei um bolo, no final, fiquei feliz por saber que apesar da Larissa estar numa casa cheia de adultos, em que ela é a única criança (tirando o bebê João Vitor que ainda é neutro), ela não perdeu a magia de ser criança. Fiquei feliz que não estamos falhando nesse sentindo e assim como o menino do quadro “Latinha Velha”, que acredita em magia, a minha sobrinha também está vivendo sua infância em plenitude.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Hora do Horror no Hopi Hari

Semana passada, imigrei com alguns amigos para o Hopi Hari, o país mais divertido do mundo. Participamos da oitava edição da Hora do Horror, festa temática que ocorre anualmente, que nesse ano traz o tema “Circo dos Horrores”, o parque transformou-se num verdadeiro picadeiro, com três tendas comandadas por palhaços nada convencionais. A produção do evento conta com a participação de 150 personagens com figurinos bizarros e maquiagens desenvolvidas por “expert” da Broadway. A sonorização também foi projetada para se alinhar ao clima de mistério e terror que toma conta do parque, nesse momento, é tarde demais para ser deportado, é uma viagem sem volta e os palhaços estão à solta.

Na região do Wild West, foi montado um palco, com o comando do som de um DJ convidado e performances pra lá de bizarras e engraçadas, o velho faroeste do Hopi Hari transformou-se numa grande rave regada de boa música. Enquanto rola a festa no Wild West, os túneis da “Hora do Horror” recebem a visitação do público, no total são três túneis, o “Circo dos Horrores”, a principal atração; o “Boca de Palhaço” e o “Aberrações”. Eu encarei as três atrações. Pimeiro passamos pelo “Circo dos Horrores”, um amigo, que sofre de coulrofobia (medo de palhaços), estava muito tenso e em duvida se encarava ou não a atração, os demais estavam se divertindo muito com a situação, mas quando entramos na tenda, não foi necessário sofrer de coulrofobia para dar gritos e gargalhadas em meio a cenários que envolviam globo da morte, canhão humano, roda da morte e personagens de um circo não convencional.

Saindo do “Circo dos Horrores”, fomos para a “Boca do Palhaço”, esse túnel foi o que me chamou a atenção, a entrada dele é uma boca enorme de um palhaço medonho, nessa atração, o meu amigo que sofre de coulrofobia, disse que não encararia, todos insistiram para que ele também entrar na oponente boca, ele acabou cedendo e entrou. Fomos recepcionados por um palhaço bizarro que foi logo avisando que ali não havia palhaçada e nos alertou dos perigos que estávamos prestes a enfrentar, eu não contive o riso, mas o meu amigo coulrofobico pedia para eu parar, pois ele estava falando sério. Encerando as observações iniciais, a porta da boca de abriu, nos deparamos com um corredor giratório e de extremidades redondas, que me fez perder o senso de direção, nesse túnel também nos deparamos com cabeças de palhaços decapitadas, um camarim atemorizante e uma sala de tiro ao alvo.

O ultimo túnel que enfrentamos, foi o “Aberrações”, esse, o meu amigo que tem medo de palhaço, não encarou, uma pena, pois na minha opinião essa foi a melhor atração. No “Aberrações”, passamos por uma ponte suspensa que simulava um desfiladeiro e ainda tivemos que enfrentar um palhaço louco que nos ameaçava cortar as pernas com uma moto-serra, foi grito pra todo o lado. Saindo do túnel, fomos brincar no vira-lata, - um brinquedo em formato de lata que fica sob uma plataforma giratória -, nos giramos, muito, muito, muito, giramos sem noção e saímos de lá tontos e corremos para os bancos que ficam estrategicamente posicionados na saída do brinquedo e lá ficamos deitados uns cinco minutos, descansando e dando risada, pena que já era a hora de ir embora.

O dia foi maravilhoso, um lindo dia de sol que passei com pessoas especiais. Queria ter assistido o espetáculo “O Forasteiro” em cartaz no “Soloon”, o restaurante do Wild West, mas quando chegamos, o local já estava cheio. As apresentações são disputadíssimas, para quem quer assistir ao espetáculo, é aconselhável almoçar no “Soloon” por volta das 13 horas e esperar o espetáculo que começa às 14 horas, também há uma apresentação as 15h30, mas essa também lotou bem antes do inicio do espetáculo e perdi por não me antecipar, mas quem assistiu garante que o show é muito divertido.

A dimensão do Hopi Hari é o que mais me agrada, apesar do parque viver lotado, o público tem espaço para circular, correr e se divertir, sem contar à magia que encontramos no local, lá estamos num país com idioma, hino e bandeira e isso mexe com o imaginário de adultos e crianças. No parque temos teatros, show-bar, cinema 3D, lojas, enfermaria e várias praças de alimentação, enfim, é o maior parque temático da américa latina. O empreendimento faz parte do complexo turístico “Vida Completa SerrAzul” que movimenta a economia da região e é composto pelo Wet'n Wild, o shopping SerrAzul, o hotel Resort Hotel Quality Itupeva, e o badalado Outlet Premium São Paulo.

Serviço:

Hora do Horror 2009 – O circo dos horrores
Rodovia dos Bandeirantes, km 72 – Vinhedo
Quando: até 18 de outubro
Funcionamento: de quinta a domingo, das 11 às 21 horas
Preço: 3X de R$16,63 (antecipado) e R$ 59,90 (bilheteria)
Gratuidade: crianças com até um metro de altura e adultos com mais de 60 anos
Estacionamento: R$ 20,00 (carros e vans) e R$ 15,00 (motos – incluindo serviço para guardar capacetes).

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Erótika Fair – O Resultado

Convidei amigos e leitores do blog para participarem do concurso cultural da feira “Erótika Fair” que acontecerá nos dias 9, 10, 11 e 12 em São Paulo. Recebi ótimas respostas e fiquei muito feliz com a participação de todos.

Dentre as respostas postadas, foi escolhida a resposta do Vitor. Ele tocou num ponto forte do desejo humano, atrelou o desejo, excitação e sexo a um jogo erótico que mexe com o imaginário de muita gente. As demais respostas, dos outros participantes, estão disponíveis nos comentários do post “Erótika Fair”.

Qual fantasia sexual você ainda não realizou?

Minha fantasia é entrar em um ringue de vale tudo e lutar com outro cara. Apos a luta transaremos lá mesmo. Detalhe: o perdedor será escravo sexual do vencedor e fará tudo que ele mandar!! Vitor/ SP

Espero que o Vitor torne-se escravo ou encontre o seu escravo sexual o quanto antes. Confesso que irei me apropriar da fantasia sexual dele, não que eu tenha poucas, mas ter uma a mais não me fará mal algum. Nessa semana, pensei muito sobre as minhas fantasias, não sou mirabolante como muitas pessoas, aliás, tenho fantasias um pouco previsíveis. Sou apaixonado pelo perigo, e meus desejos sempre estão atrelados ao sentimento de “será se eu serei pego?”, bom, já fui pego algumas vezes, e não me arrependo.

Minhas fantasias vão do sagrado ao profano, aliás, de sagrado elas não tem nada, pois sempre fantasio o sagrado transformando-se em profano, sou fã do Marques de Sade. Não tenho vontade de transar com o padre, enfim, depende do padre, sem contar que transar com um padre não é um grande desafio, tenho um amigo que já namorou um padre e tem outro que sempre vai às caravanas para Aparecida do Norte, ele argumenta que lá ele sempre encontra seminaristas bonitos e sedentes por sexo. Em linhas gerais, a minha imaginação vai além de apenas fazer sexo, pois quando se trata de erotismo, a regra é transgredir.

Sexo, excitação e desejo sempre fomentaram o ódio e o amor humano, não podemos esquecer que gregos e troianos lutaram pelo amor de uma mulher, e hoje não é diferente, talvez os amores mudaram em certa medida, mas mesmo em outros formatos, ele continua sendo o grande contrapeso desse sentimento. Quando o assunto é sexo, a sociedade brasileira se mantém no conservadorismo, vejo grupos indo de contramão aos instintos naturais do homem e isso só mudará quando o sagrado não mais delimitar o espaço do profano.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ninguém Pinta Como Ele

Quem nunca foi vítima daquela famosa expressão 'você pinta com o meu pinto'? Para o australiano Tim Patch isso não é um problema. Ele usa um pincel não convencional para pintar quadros de pessoas e é conhecido artisticamente pelo nome de 'Pricasso'. Tim Patch também utiliza o abdômen, a bunda e o saco escrotal em suas pinturas. Bizarrice ou pura arte? Essa é uma questão de deixo para cada um responder. O australiano é presença confirmada no “quadro” de atrações e abrirá o pavilhão de brincadeiras e shows do Erótika Fair todos os dias do evento.

Já conhecia o trabalho de Pricasso, quando ele participou da Feira do Sexo em de 2007 em Johannesburgo, Africa do Sul, mas confesso que estou ansioso para vê-lo trabalhando ao vivo, sem sombras de dúvidas, ele será a maior atração do evento. Se você também ficou curioso, participe do concurso cultural que presenteará o vencedor com um par de ingressos para a Erótika Fair, além de ver o Pricasso, o ingresso dá direito a todas as atrações do Erótika Hot, o concurso se encerra hoje, ás 23h59min.


Concurso Cultural – Erótika Fair

Quer ganhar de presente um par de ingressos para a Erótika Fair? O Blog Passageiro do Mundo em parceria com os idealizadores do evento lhe dá esse presente. Para isso, basta responder a pergunta abaixo nos comentários do post “15ª Erótika Fair”. O autor da melhor resposta, junto com o seu acompanhante, poderá conferir todas as atrações disponíveis no Erótika Hot.


Qual fantasia sexual você ainda não realizou?

As respostas serão aceitas até as 23h59min do dia 07 de outubro. A melhor resposta será divulgada no dia 8 de outubro, abaixo da resposta é necessário deixar um endereço de email para contato.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Dia de Sair do Armário

Todo dia é dia de se viver como somos, mas 11 de outubro no Brasil passará a ser um dia especial quando o assunto for viver longe da mentira e da omissão no que diz respeito à homossexualidade, à bissexualidade e à identidade de gênero. O Estruturação - Grupo LGBT de Brasília, a partir deste ano, passará a comemorar o 11 de outubro, Dia de Sair do Armário.

O objetivo é envolver lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e heterossexuais na construção de uma realidade em que a diversidade de orientação sexual e a identidade de gênero possam ser vividas de forma livre e respeitosa. Algo que passa, necessariamente, pelo bem-estar individual de se colocar na sociedade como LGBT sendo-se verdadeiramente quem se é.

A iniciativa é feita para trazer ao Brasil o movimento sobre o tema que é feito desde 1988, quando, nos EUA, começou-se a celebrar o National Coming Out Day, em 11 de outubro. A proposta não é determinar um dia para se sair do armário, mas sim levantar o debate sobre a importância de se assumir e se ser publicamente quem se é internamente.

A campanha, inédita no Brasil, tem várias ações:

- Concurso nacional de fotografias relativas ao tema sair do armário com distribuição de prêmios;

- Orientações sobre como sair do armário, enfim, assumir-se como LGBT;
- Explicação sobre o termo a origem de o termo sair do armário;

- Divulgação de como pessoas LGBT influentes e conhecidas enfrentaram o desafio de não mentir ou omitir a própria orientação sexual e/ou identidade de gênero.

A minha saída do armário foi através de um “outing” promovido pela minha irmã, foi uma experiência traumatizante, até hoje penso que eles deveriam pagar a conta do meu analista. Eu tinha 17 anos quando um segredo irmã ganhou proporções gigantescas e um assunto que dizia respeito só a mim, foi motivo de uma crise familiar. Sair do armário é uma decisão muito pessoal, mas conviver com uma mentira é um grande empecilho para estar bem por si só. Sair do armário é um ato de militância, faça a sua parte e ajude a construir um mundo sem homofobia.

Concurso Cultural – Erótika Fair

Quer ganhar de presente um par de ingressos para a Erótika Fair? O Blog Passageiro do Mundo em parceria com os idealizadores do evento lhe dá esse presente. Para isso, basta responder a pergunta abaixo nos comentários do post “15ª Erótika Fair”. O autor da melhor resposta, junto com o seu acompanhante, poderá conferir todas as atrações disponíveis no Erótika Hot.


Qual fantasia sexual você ainda não realizou?

As respostas serão aceitas até as 23h59min do dia 07 de outubro. A melhor resposta será divulgada no dia 8 de outubro, abaixo da resposta é necessário deixar um endereço de email para contato.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Bela Vista Social Club

Terça-feira (06/10), será lançada no Casarão Brasil a associação Bela Vista Social Club, uma organização não governamental voltada para o desenvolvimento do lazer e entretenimento, inclusive cultural, na região da Bela Vista. Consolação e Jardins, abrangendo a Rua Augusta e a Avenida Paulista.

As regiões descritas são as mais importantes em São Paulo quanto ao lazer e entretenimento, ricas em bares temáticos, restaurantes, cinemas, livrarias, casas noturnas, cafés, teatros, sendo que a terceira maior cidade do mundo, precisa ter este patrimônio difuso e imaterial preservado, implementado e prestigiado, visando fazer cumprir inclusive, o artigo 180 da Constituição Federal, quanto ao interesse público do implemento do turismo em todas as suas modalidades.

Assim, o Bela Vista Social Club vem para pensar, debater, planejar e executar atividades , programas e projetos visando sempre o interesse público inerente ao desenvolvimento e cosmopolitismo da terceira maior cidade do mundo, sob a ótica de que a sua área geográfica de atuação é uma das mais ricas do país quanto as atividades citadas. A nova organização visa desenvolver as atividades de lazer e entretenimento da região por uma São Paulo mais cosmopolita.

Serviço:

Lançamento oficial da Associação Bela Vista Social Club
Local: Casarão Brasil
Rua Frei Caneca, 1057
Dia: 6 de outubro de 2009
Horário: 20 horas
Info/tel: (11) 3171-3739

Concurso Cultural – Erótika Fair

Quer ganhar de presente um par de ingressos para a Erótika Fair? O Blog Passageiro do Mundo em parceria com os idealizadores do evento lhe dá esse presente. Para isso, basta responder a pergunta abaixo nos comentários do post “15ª Erótika Fair”. O autor da melhor resposta, junto com o seu acompanhante, poderá conferir todas as atrações disponíveis no Erótika Hot.


Qual fantasia sexual você ainda não realizou?

As respostas serão aceitas até as 23h59min do dia 07 de outubro. A melhor resposta será divulgada no dia 8 de outubro, abaixo da resposta é necessário deixar um endereço de email para contato.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O Brasil Nunca Foi Tão Carioca

Roubando o jargão de Barack Obama, o presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva fez campanha em Copenhague para a eleição do Rio de Janeiro para sediar os jogos olímpicos de 2016. Sem sombras de dúvidas, a maioria dos brasileiros é a favor da eleição da cidade maravilhosa, mas há aqueles que acham que a disposição do Brasil para a realização de um evento dessa magnitude é um desperdício aos cofres públicos.

Temos que levar em consideração os benefícios permanentes que serão feitos no Rio de Janeiro. Hoje, o Rio enfrenta sérios problemas no setor de transportes públicos e para os jogos olímpicos, o setor deve receber 10 bilhões em investimentos, uma verdadeira revolução no sistema. Os projetos previstos são a reforma dos dois terminais do Aeroporto Internacional Tom Jobim, para atingir a capacidade de 25 milhões de passageiros por ano até 2014; um programa de melhorias nos serviços de ônibus e na rede ferroviária do subúrbio e a conexão entre as duas linhas de metrô existentes hoje no Rio.

No total, os três níveis de governo - municipal, estadual e federal – e a iniciativa privada deverão investir quase R$ 30 bilhões de reais em obras e na organização das Olimpíadas de 2016 e o impacto na economia pode chegar a até R$ 102,2 bilhões, com reflexos até 2027. É uma oportunidade única para mudar o cenário carioca que bem conhecemos. Concordo com o discurso pontual do presidente Lula ao dizer que a realização das olimpíadas no Rio se faz necessária e que ela não é somente do Brasil, mas sim, de toda a América do Sul, o único continente que nunca sediou os jogos olímpicos.

O Brasil nunca foi uma nação tão carioca como hoje, todos se esqueceram das piadinhas que cariocas fazem dos paulistas, que os paulistas fazem dos baianos e as que os baianos fazem dos gaúchos para comemorar que o Rio será sede dos jogos olímpicos de 2016 e agora. não somente o presidente Lula se apropria do jargão do Barack Obama, mas sim, toda a nação brasileira para dizermos em alto e bom som “Yes, we can (Sim, nos podemos)". Que venha os jogos de 2016 e com ele a afirmação que o Brasil está vivendo a sua melhor fase e está se colocando numa posição de destaque no cenário mundial, aliás, nos somos a 10ª economia do mundo.

Concurso Cultural – Erótika Fair

Quer ganhar de presente um par de ingressos para a Erótika Fair? O Blog Passageiro do Mundo em parceria com os idealizadores do evento lhe dá esse presente. Para isso, basta responder a pergunta abaixo nos comentários do post “15ª Erótika Fair”. O autor da melhor resposta, junto com o seu acompanhante, poderá conferir todas as atrações disponíveis no Erótika Hot.


Qual fantasia sexual você ainda não realizou?

As respostas serão aceitas até as 23h59min do dia 07 de outubro. A melhor resposta será divulgada no dia 8 de outubro, abaixo da resposta é necessário deixar um endereço de email para contato.