Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de março de 2010

O Retrato do Brasil

Por Douglas Vilela

O Brasil é um país rico em belezas naturais e está numa localização privilegiada do planeta, privilegiada porque aqui não há terremotos, furacões, tsunami, enfim, as condições climáticas são favoráveis para se viver nesse país, mas uma praga, tão assustadora como os desastres naturais, assola o Brasil e está presente desde â época do descobrimento. Que praga é essa? São as pessoas que aqui vivem, que contribuem para a pobreza, a desigualdade, a fome, a miséria, a falta de saneamento e a roubalheira dos políticos.

Há quem diga que temos tudo para mudar e confesso que até cheguei por um momento a acreditar nisso, mas a praga que faz o Brasil morrer a cada dia esta cada vez mais forte e hoje pude ver isso. Que povo é esse que elege como ídolos pessoas homofóbicas, sem educação, que agride mulher, que são racistas, que dá a vida por uma briga e/ou matam? Esse é o povo brasileiro, nacionalidade da qual eu faço, povo sofrido, porém refém de garras manipuladoras. Hoje, o "nosso povo", fez com que uma pessoa com a maioria desses defeitos (homofóbico, machistas e racista) se tornasse um milionário e a aprovação do mesmo é invejável para todos os presidenciáveis. Ele, tornou-se milionário com 60% da aprovação do telespectadores do Big Brother Brasil, um dos programas de maior audiência da televisão brasileira.

Infelizmente ser assim, fazer pose de Bad Boy, faz parte da cultura brasileira e lidar com questões culturais é muito complicado. Não acredito em uma melhora em nosso país, portanto, prometo não mais me escandalizar quando ver alguém com fome, sendo morta ou desempregada, salvo poucas exceções, pois é o preço que se paga quando a sociedade não pensa e se deixa manipular. Elegemos como ídolo um fascista, que declara ódio a mulheres e homossexuais e faz questão de expressar suas ideologias através de uma suástica tatuada em um dos seus braços. Lamentável a situação que chegamos, só nos resta sentar e esperar pelo pão, pois o circo está montado.

terça-feira, 30 de março de 2010

O Vereador mais Incoerente de Todos os Tempos

Carlos Apolinário está no cenário politico há muito tempo, seu primeiro cargo público foi como deputado estadual no ano de 1982, depois foi reeleito mais duas vezes como deputado estadual, em 1994 foi eleito deputado federal e no ano de 2000 foi eleito vereador, sendo reeleito em 2004. A experiência política de Carlos Apolinário é inquestionável, com formação em direito e tendo nas mãos concessão de rádios, ele tinha tudo para ser um grande defensor dos direitos humanos, mas não é o que acontece.

Recentemente o vereador apresentou na câmara um projeto de lei que veta a realização da Parada Gay na Av. Paulista, com o claro intuito de enfraquecer a visibilidade e o tom reivindicatório do evento. Depois que a Marcha para Jesus saiu da Av. Paulista, essa não é a primeira vez que parlamentares ligados a igreja evangélica tenta desarticular o movimento gay, jogando para uma região de pouca visibilidade um movimento de cunho político que tenta mostrar para a sociedade que devemos conviver com a Diversidade. A Marcha para Jesus não acontece porque evangélicos são mortos por expressarem a sua fé, mas sim com o único intuito de evangelizar, de fazer um dia de festa para "glorificar o nome do Senhor Jesus", diferente da Parada Gay, que acontece para mostrar quantos somos e questionarmos até quando seremos órfãos políticos?

Troquei alguns emails com o vereador em questão e nesses emails o vereador disse que é "a favor de um Estado laico e também de um Estado onde todos são iguais perante a lei". É uma declaração politicamente correta, mas será mesmo que o Sr. Carlos Apolinário é a favor de um Estado laico? Carlos Apolinário também apresentou um projeto que muda algumas regras da lei do silêncio, essas mudanças beneficia em especial as igrejas evangélicas que realizam vigílias durante a madrugada, faltando com respeito aos cidadãos, que não tem o direito de ter uma noite de sono tranquila. Com as novas regras, as denuncias ao Psiu só terá que acontecer com a presença de um fiscal da prefeitura, ou seja, se alguém ligar para o Psiu, esse munícipe terá que receber em casa esses fiscais, no horário em que a ocorrência está acontecendo, ou seja, de madrugada. Se a queixa proceder, o reclamante tem que se identificar para que a multa ao estabelecimento/igreja seja aplicada, mas isso não é o bastante, Carlos Apolinário também reduziu os valores das multas, tirando da mesma o caráter punitivo que antigamente continha mais rigor.

O vereador em questão, também é autor do projeto que institui o "Dia do Orgulho Hétero", nas trocas que email que tive com o parlamentar, ele disse que "sobre o Dia do Hétero, apenas criei um contraponto a propostas na Câmara que criava o Dia da Lésbica e Dia do Homossexual. Não é contra, é a favor dos que entendem que não está fora de moda ser hétero", eu respondi dizendo que "é difícil viver numa sociedade onde héteros não são aceitos por suas famílias, onde héteros são mortos diariamente pelo simples fato de quererem expressarem a sua sexualidade. Espero que a heterossexualidade volte a estar na moda e que vocês ultrapassem a barreira de pelo menos 12% de héteros na sociedade".

Temos que aproveitar as discussões que serão geradas por conta do tema da Parada Gay de São Paulo - Vote Contra a Homofobia, Defenda a Cidadania - e colocar em evidência parlamentares totalmente descomprometidos com os direitos humanos. Temos que limpar os legislativos do fundamentalismo religioso e exigir um Estado Laico de fato. A teocracia é tão repugnante, que duvido que alguém que vive numa democracia queira viver em país como o Irá, Iraque ou Paquistão. O Estado não é religião e temos que varrer da política os parlamentares que querem instituir nos legislativos as extensões de suas vidas religiosas. Não ao fundamentalismo religioso e sim ao Estado Laico, temos que lutar por isso.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Modelos Sociais Falidos

Depois da eliminação do Dicesar e da multiplicação das comunidades pró Dourados nas redes sociais, fico um pouco desacreditado no Brasil. O que esperar de uma sociedade que elege como ídolo um cara que reproduz comportamentos machistas e homofóbicos É esperado que um cara machista, seja homofóbico, porque o tipo machão, o cara que bate em mulher e invalida todas as conquistas do movimento feminista, também rejeita o cidadão LGBT e invalida as conquistas do movimento gay.

Ontem, assistindo o programa do Faustão, onde apresentava a entrega do prémio "Melhores do Ano", não me surpreendi quando anunciaram que a música do ano de 2009 foi "Você não Vale Nada" da Banda Calcinha Preta. Num país onde estatisticamente a violência contra a mulher é infinitamente maior que a violência contra o homem, eleger uma música que trata a mulher como objeto é uma afronta a todas as conquistas do Movimento Feminista do Brasil. As razões para o machismo intrínseco na sociedade brasileira são culturais, a cultura popular tanto propõe a proteção das mulheres (em mulher não se bate nem com uma flor) como estimula a agressão contra as mulheres (mulher gosta de apanhar) chegando a aceitar o homicídio destas em casos de adultério, em defesa da honra. Outra suposição é que a maioria dos casos de violência doméstica são classes financeiras mais baixas, a classe média e a alta também tem casos, mas as mulheres denunciam menos por vergonha e medo de se exporem e a sua família.

O que estamos assistindo na edição 10 do Big Brother Brasil, não passa da reprodução fidedigna da sociedade brasileira. Somos intolerantes com as mulheres e com a diversidade sexual e repudiamos qualquer exemplo que não seja do homem machão, o "cabra macho", atual bad boy, que bate em mulher e a noite arranca suspiros da mesma. Não podemos cobrar outro resultado da sociedade, pois a mesma está condicionada a isso, nossa cultura está direcionada para reproduções machistas e homofóbicas e enquanto militamos arduamente para que algo seja diferente, temos que engolir a seco o exemplo de sociedade que quereremos bem longe de nos. Espero que os movimentos sociais avancem e mude essa dura realidade que assistimos no horário nobre da televisão brasileira.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Inimigos Públicos dos Gays no Brasil‏

Da mesma forma que as ONGs e veículos de comunicação do exterior, apresentamos uma lista com as 10 pessoas que são publicamente contra os homossexuais e que de alguma forma expressaram homofobia.

A lista está repleta de políticos, principalmente parlamentares ligados a igrejas evangélicas.

Quem encabeça a lista é o senador Magno Malta (PR-ES), que afirmou que o movimento gay quer criar um império homossexual e que ser gay é pecado. Magno Malta faz vista grossa no Senado para os projetos que apóiam os gays. O senador é o responsável maior pelo trancamento de pautas importantes para os Direitos Civis dos homossexuais. Há 15 anos está no Congresso o projeto de lei que prevê a união estável de pessoas do mesmo sexo e há 4 anos tramita uma lei que criminaliza a homofobia e equipara o preconceito contra lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros ao preconceito racial.

Confira a lista e a razão de cada inclusão:

1º - Magno Malta – Senador capixaba, opositor ferrenho do projeto de lei que equipara a homofobia ao racismo.

2º – Silas Malafaia - Pastor da Assembléia de Deus, que mantém um blog em que ofende e chama homossexuais de abominações.

3º – Walter Brito Neto – Deputado Federal pelo PRB-PB que propôs um projeto de lei para impedir casais homossexuais que adotem crianças

4º – Bispo Rodovalho – Deputado pelo DEM/DF, promoveu uma manifestação contra a provação do PL 122 que prevê a criminalização da homofobia

5º – Júlio Severo – auto-intitulado ativista cristão. Em seu blog, promoveu calúnia contra ativistas gays e a intolerância, saiu do país em março de 2010, segundo seu blog para não responder a uma denúncia do MP

6º – Rosângela Justino – psicóloga que prega a terapia de conversão. Proibida de falar sobre seus métodos desde 2009, após sofrer Cesura pelo Conselho Federal de Psicologia, pode ainda perder seu registro profissional

7º – Marcelo Crivella - Senador pelo PRB-RJ. Afirmou que a homossexualidade “é antinatural” e faz campanha contra leis que garantem direitos aos gays

8º- Roberto Requião – Governador do Paraná. Além de ofender os gays publicamente com brincadeiras de mau gosto, seu governo levou o estado a ser campeão de crimes contra homossexuais e não há nenhuma lei que combata o crime de ódio contra homossexuais no estado.

9º- Marcelo Dourado – do BBB10, disse que a lésbica Angélica deveria apanhar por ser abusada e por diversas vezes pregou a violência

10º- Juiz Manoel Maximiano Junqueira Filho, da 9ª Vara Criminal de SP. Julgou em 2007 o caso Richarlyson e afirmou em sentença de arquivamento que futebol não era jogo para homossexuais e que gays deveriam fundar uma federação – o magistrado está Censurado desde 2008 pelo Tribunal de Justiça paulista.

sábado, 20 de março de 2010

Um Lugar para Chamar de Nosso

Semana passada, o Douglas e eu compramos um apartamento. Um cantinho que servirá como base para construirmos a nossa vida, receber os nossos amigos e viver a nossa vida. O apartamento está na planta e ficará pronto daqui 24 meses, até lá teremos que desembolsar pouco mais 22% do valor do imóvel e o restante, pagaremos por meio de financiamento bancário. Serão dois anos de grandes sacrifícios, mas que valerão a pena, valerão para o resto de nossas vidas.


O prédio fica num bairro que está em constante crescimento em Arujá, no bairro do Jordanopólis, será o segundo condomínio vertical da cidade. Arujá é conhecido pelos grandes condôminos horizontais e por conta disso a especulação imobiliária para os condomínios verticais estão grandes. O primeiro condomínio, que foi lançado há mais de um ano, teve uma valorização de 40%, espero que esse novo condomínio também tenha essa grande valorização.

O Douglas e eu estamos muito felizes e ansiosos para recebermos nossos amigos e familiares nas dependências do prédio. O condomínio terá um espaço gourmet integrado com o salão de festas e uma área com churrasqueira e forno para pizza integrada com a piscina, além de playground, Espaço Zen, Sala de Jogos, Brinquedoteca, Sala de Ginástica e Praça do Relógio, um relógio construído para marcar as horas com a sombra, de acordo com a posição do sol. Tenho certeza que faremos reuniões memoráveis com pessoas queridas. É um sonho com data marcada para ser realizado, estamos felizes com essa conquista. Depois de quase 7 anos namorando e "sendo amigos", só casando mesmo para se acertar de vez. E que venha logo 2012, porque a vida não para de acontecer.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Entre Homens - Programa Legal? A Prostituição Masculina em Sampa


Tudo Que Você Sempre Quis Saber Sobre Michês...
...Mas Tinha Vergonha de Perguntar

Michês, garotos de programa, acompanhantes, scort boys. Os nomes são muitos, mas o trabalho é um só: dar prazer sexual em troca de dinheiro. Seria a prostituição uma profissão como qualquer outra?

O Espaço Entre Homens discute, no próximo dia 22/03/2010, o tema: PROGRAMA LEGAL? A PROSTITUIÇÃO MASCULINA EM SAMPA

> Por que um garoto vira michê?
> A profissão é de "vida fácil"?
> O que buscam os clientes
> Os riscos de se contratar um scort
> Preconceito, homofobia e violência
> Histórias curiosas
> Saúde e sexualidade
> Locais de trabalho: ruas, cinemas, saunas... e muito mais!

Tire todas as suas dúvidas e debata, sem medo, sem segredos e sem vergonha!

QUANDO
Segunda-feira, 22/03/10, 19h00

ONDE
UpGrade Club
Rua Santa Isabel, 198 - São Paulo, SP, perto do Metrô República.
Travessa da Amaral Gurgel, uma depois da Marquês de Itu
Telefone: (11) 3337-2028
* tocar a campainha para entrar | o bar estará aberto para os presentes

QUEM
Gays, bissexuais, travestis, transexuais, HSH, lésbicas, heterossexuais: todos e todas que contratam - ou não - os serviços de garotos de programa.

Sobre o Entre Homens
Gerenciado por Murilo Sarno, o Espaço Entre Homens visa a refletir, numa roda de conversa livre e espontânea, temas relacionados ao universo gay masculino.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Um Ano de Vida do Casarão Brasil

Com uma programação eclética, o Casarão Brasil completa essa semana um ano de atividades. Sediado à rua mais gay de São Paulo, Frei Caneca, a arquitetura de 1914 foi totalmente restaurada, um ano antes do início das atividades.

Em parceria com a IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil iniciou-se por ocasião da Bienal de arquitetura de 2009, o concurso de reurbanização da Rua Frei Caneca, que premiará nesta quinta-feira, 18 de março os grandes vencedores. Mais de 60 arquitetos se inscreveram em todo Brasil. O Casarão Brasil é uma organização social sem fins lucrativos e neste primeiro ano inovou e atuou intensamente em favor da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT).

A encubadora de ONGs, Casarão Brasil, apoia espetáculos teatrais, exposições, instalações, organiza e promove palestras, sugere reflexões e disponibiliza um escritorio de inclusão digital, centralizando os canais com Ong’s, Entidades e todos os atores sociais, tudo isso sob o cuidadoso e especial olhar de Douglas Drumond, Presidente do Casarão Brasil.

A comunidade arco-íris foi altamente beneficiada com atividades sociais, educativas, assistência médica, assessoria trabalhista além de maravilhosos eventos abertos à comunidade, atuando efetivamente para a união de pessoas, empresas e organizações compromissadas com a cidadania LGBT. Tudo em prol dos direitos humanos deste segmento. Durante este primeiro ano, valorizando o trabalho em equipe, o Casarão Brasil, que tem como idealizador e presidente, o jornalista e empresário Douglas Drumond, deu início a seus projetos mais caros.

A Unidade de Saúde do Casarão Brasil que presta serviços a toda à comunidade paulistana, foi mais uma ação de sucesso instituída.

A Câmara de Comércio LGBT, iniciativa pioneira no Brasil, destaca-se com a campanha “Vamos tirar o mercado do armário” e movimentando o comércio gay e lésbico.

Bela Vista Social Club é uma organização não governamental voltada para o desenvolvimento do lazer e entretenimento, inclusive cultural, na região da Bela Vista. Consolação e Jardins, abrangendo a Rua Augusta e a Avenida Paulista também dentro da sede do Casarão.

Os eventos comemorativos que marcam essa ocasião terão inicio com a entrega de prêmios para o grandes vencedores do Projeto de Reurbanização da Rua Frei Caneca, nesta quinta-feira, 18 de março á 20 h., seguida de um coquetel. Dando continuidade às festividades, no sábado, 20 de março, a programação tem inicio às 14 horas.

Programação:

14:00 - Abertura com Cássio Rodrigo, Coordenador de Políticas, Publicas de Cidadania e Enfrentamento à Violência da Prefeitura de Santo André

14:30 - Ação de make-up do Camarim Brasil

15:00 - Palestra com o médico José Carlos Breviglieri sobre DST

16:00 - Sessão de slides/fotos do Casarão Brasil

17:00 - Palestra com a advogada Heloísa Gama Alves sobre Direito Homoafetivo

18:00 - Leitura da peça SEIOS (Walcyr Carrasco) com os atores Dionísio Neto e Jeyne Stakflett.

19:00 - Intervenção do Grupo de Teatro Kaus

Para participar dos eventos traga 1 quilo de alimento não-perecível, 1 brinquedo ou 1 agasalho. As doações serão encaminhadas à Alivi - Associação Aliança pela Vida, que dá apoio a portadores do HIV/ Aids. O Casarão Brasil fica na Rua Frei Caneca, 1057 - Consolação.

sexta-feira, 5 de março de 2010

A Batalha Continua - Campanha Contra o Cãncer de Mama

A história do Soutién é tão antiga e contraditória quanto à evolução da própria moda. A maneira como os seios foram comprimidos e liberados, erguidos e moldados, revela de forma impressionante como a mulher ao longo da história em diferentes períodos, desempenharam o seu papel na sociedade.

Na história iniciada pelas romanas em exíguos bustiês, a Renascença do século XV esmaga o peito das mulheres como couraças, com coletes de tecido firme. Na Revolução Francesa os seios saltam para fora. O século XIX torna aprisioná-los em torturantes espartilhos, tornando as mulheres em criaturas de fôlego curto e voz frágil. No período que se seguiu à Primeira Guerra, as mulheres foram libertadas e entraram em cena os seios soltos e cobertos por leves lingeries. Nos anos 30 estilistas criavam soutiéns modeladores que erguessem e separassem os seios. Os anos 40 e 50 valorizavam as mulheres de seios fartos, nos anos 60 foram para na fogueira e desde então os soutiéns nunca mais foram os mesmos e os peitos nunca mais saíram de moda.

Os grandes pintores renascentistas e barrocos pintaram mulheres de seios fartos, e também muitas outras representações do peito feminino na arte foram reverenciadas. Porque então não repensar e discutir novos conceitos de estética e de como o imaginário masculino é povoado de lembranças sobre peitos e menos entusiasmadas em conversas femininas. Por todos estes motivos e por novas desculpas (?), a exposição O Soutien, discute de forma lúdica e instigante o tratamento e o sofrimento das mulheres sob os ditames da moda em diferentes períodos da história através da arte.

Serviço:

O Soutien - A Batalha Continua - Camapnha Contra o Câncer de Mama
Dia 08 de março – segunda – abertura da exposição a partir das 19 horas
Exposição irá até dia 31 de março de seg. a sex. das 10 às 18 horas.
Realização ABAPC – Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem
Curadoria Robert Richard Contato aapc@aapc.com.br
Local: Associação LGBT Casarão Brasil
Rua Frei Caneca, 1057 - Consolação - SP
Info./tel.: 11 31713739
www.casaraobrasil.org.br

segunda-feira, 1 de março de 2010

Assistência Jurídica na Associação da Parada LGBT

A Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), com intuito de defender e combater a discriminação e os preconceitos enfrentados por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, fechou parceria inédita com o escritório Lessi e Advogados Associados. O acordo visa atender mensalmente de forma gratuita os associados da APOGLBT e demais pessoas que procuram pelos serviços da entidade. A iniciativa partiu do presidente do escritório, Dr. Pedro Lessi, que representa vários casos de discriminação por orientação sexual.

O Dr. Lessi explica que a “parceria representa para a sociedade que o respeito à orientação sexual é um direito fundamental e uma garantia individual do ser humano”. A partir de agora, desde questões contratuais menores, como desrespeito ao uso da logomarca da APOGLBT, até questões de repercussão nacional, como ofensas públicas à população LGBT, poderão ser objeto de representação jurídica.

Para o presidente da APOGLBT, Alexandre Santos, o Xande, “esta parceria abre a possibilidade dos LGBT terem acesso à Justiça, pois o escritório vai atender a todas as ações que a Associação precisa a favor dessa comunidade”, e ressalta a importância do público LGBT poder reagir às ofensas diárias de apresentadores de TV, programas humorísticos de mau gosto ou religiosos que abrem campanhas de ataques ou ridicularizam nos meios de comunicação.

Já o tesoureiro da entidade, Manoel Zanini, reflete que por falta de ação nessa área o movimento LGBT e a Associação perdem oportunidades jurídicas importantes. “Com essa parceria os militantes e parceiros saberão que terão segurança para enfrentar qualquer espécie de discriminação perante a sociedade e os órgãos públicos”, conclui.

Dr. Lessi avalia ainda que a iniciativa é muito mais que uma parceria é criar jurisprudência (um conjunto das decisões legais) no segmento LGBT. “Hoje a população LGBT tem bastante visibilidade, mas poucas conquistas efetivas de direitos. Essa é uma oportunidade de mudar a história”, conclui o advogado.

Para mais informações sobre como obter assistência ou orientação jurídica em casos de homofobia ou negligência aos direitos constitucionais e civis, contate a APOGLBT pelo e-mail paradasp@paradasp.org.br ou pelo telefone (11) 3362-8266.