Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

As Bandeiras de Floriano Pesaro


Os Dez Mandamentos para uma Cidade Combalida, de Sérgio Kon*: 
  1. Serás um cidadão solidário; darás valor aos interesses coletivos; serás sensível às necessidades de seus semelhantes.
  2. Não descuidarás de teu ambiente. Cuidarás de mantê-lo sempre limpo e seguro; nunca o poluirás e nunca deixarás que o degradem.
  3. Não vilipendiarás o espaço público.
  4. Obedecerás às leis, exigirás reformas, permanecerás crítico e ativo.
  5. Respeitarás teu próximo e teu distante. Nada farás que incomodará a ti mesmo, como cidadão.
  6. Exigirás teu lugar na tua cidade. Tomarás o espaço público também como teu.
  7. Lutarás pela recuperação da paisagem natural de tua cidade.
  8. Respeitarás o ambiente público como público. Exigirás das autoridades públicas o cumprimento de seu deveres na fiscalização, manutenção e melhoria de sua cidade.
  9. Circularás a pé pelo bairro onde moras e onde trabalhas. Frequentarás seus bares, as lojas, os restaurantes, cinemas, teatros, museus, galerias. Privilegiarás a rua como lugar de passeio e convívio.
  10. Nunca desistirás de tua cidade.
Ao assumir os Dez Mandamentos de Sérgio Kon, Floriano assume a responsabilidade de trabalhar para a cidade pensando exclusivamente no interesse público. Muitas vezes conflitante, o interesse público é o que favorece a maioria respeitando os direitos da minoria.

Propostas:
  1. Defender uma cidade mais humana, justa e solidária. Uma cidade para todos, que respeite o conceito do Desenho Universal, que garanta a acessibilidade de idosos e pessoas com deficiências. 
  1. Defender investimentos prioritários na melhoria das condições de moradia: melhorar habitações precárias e em áreas de risco, preservar e despoluir represas e córregos, ampliar espaços de convivência e lazer.
  1. Defender atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável da cidade de São Paulo e do planeta, ou seja, atitudes que levem em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente.
  1. Defender medidas que estimulem o microcrédito, o cooperativismo e a defesa do microempreendedor individual (MEI), como a criação de pequenas unidades de produção e a simplificação tributária e burocrática.
  1. Defender o uso das ferramentas culturais e esportivas para ampliar a convivência familiar e comunitária e também combater o uso de drogas e a violência.
  1. Defender a descentralização dos serviços públicos governamentais e não- governamentais, hoje muito concentrados nas regiões centrais da cidade.
  1. Defender a criação de incentivos para que as pessoas possam morar, estudar e trabalhar na mesma região - ou em áreas próximas, aplicando o conceito de cidade compacta.
  1. Defender a ampliação da rede de turismo e eventos, com o fomento da economia solidária, para tornar São Paulo uma cidade criativa.
  1. Lutar pela tolerância e respeito aos Direitos Humanos, contra o fim da discriminação, da violência moral, física e sexual, em especial contra crianças, adolescentes, mulheres, negros e LGBT.  
  1. Defender a ampliação da rede de proteção a crianças e adolescente e do acesso às políticas públicas, com ações que fortaleçam os conselhos tutelares e de combate ao trabalho infantil. 
  1. Defender a ampliação da rede de educação inclusiva
  1. Estimular a ampliação da rede de proteção aos idosos e o cumprimento do Estatuto do Idoso.
  1. Estimular a ampliação da rede de proteção aos cidadãos em situação de rua para além das fronteiras do centro, envolvendo as áreas da assistência, trabalho, educação e saúde
  1. Estimular o uso de bicicletas e a criação de ciclovias, ciclofaixas, cilclorrotas e bicicletários em pontos estratégicos da cidade
  1. Estimular a descentralização administrativa e política, ampliando a participação e o controle social, por meio do fortalecimento dos Conselhos de Direito
  1. Defender o uso de tecnologias da informação, e-gov, como meio de combater à corrupção, garantindo transparência em dados e contas públicas.
* Sérgio Kon é arquiteto e artista gráfico, autor de Imagem: Da Caverna ao Monitor, a Aventura Do Olhar.


Nenhum comentário: