Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O Passageiro Responde: Qual a Diferença entre Transexual e Transgênero?

O Transexual é o individuo que possui uma identidade de gênero diferente do gênero do nascimento e tem o desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto. A OMS (Organização Mundial de Saúde) trata a transexualidade como um transtorno de identidade de gênero e só quando o médico detecta o transtorno, a cirurgia de mudança de sexo acontece. São muitos os que confundem transexual com travesti, o que difere as ambas as situações, é o fato do travesti se vestir como no sexo oposto e se identificar com a sua identidade de gênero, ou seja, o travesti não almeja se submeter à Cirurgia de Redesignação Sexual - CRS.

O Transgênero, assim com o transexual, também é o individuo que possui uma identidade de gênero diferente do gênero do nascimento, porém, o transgênero não deseja viver e ser aceito como no sexo oposto, pois eles estão constantemente em transito de um gênero para o outro, como por exemplo, as Drags Queens. O Transgênero se veste de sexo oposto por prazer e/ou por profissão, muitas drags tem uma vida diurna diferente da noite gay e não necessariamente uma Drag Queen tem que ser homossexual.

*Pergunta enviada pelo Foxx.

4 comentários:

FOXX disse...

aaaaaaaaaaaaaah!
Obrigado!

Atreyu disse...

Esclarecedor!
Pooshim

Junnior disse...

Esclarecedor.
Seriam as CDs (cross dressers) outro exemplo de transgênero?
No entanto, a meu ver, somente o transsexual possui a identidade de gênero diferente do nascimento, o que faz com que procure a cirurgia como a salvação de vida.
Os demais segmentos, CDs, DQs (Drags) e travestis estariam no mesmo patamar e não procuram a cirurgia porque conseguem viver dessa forma sem colocar em risco a sua saúde mental.
Junnior.

Cidadão Comum disse...

A descrição de Transgenero está errada. :/
Transgenero se identifica com o gênero oposto ao da designação no nascimento, se veste e se comporta como esse outro gênero e pode querer sim ser identificado com o gênero com o qual se identifica. A condição Transgenero é uma experiência bem particular e depende de como cada um a vive. No geral, os Transgenero se identificam mais claramente com o gênero oposto. Querem viver como o gênero oposto, fazendo algumas modificações corporais e sem necessariamente modificar sua situação genital.