Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Frida Kahlo – Calor e Frio

A peça Frida Kahlo – Calor e Frio estreou em Berlim, no Centro de Pesquisas Teatrais de Jurij Alschitz e de lá seguiu para o México, se apresentando em teatros e universidades como a Escola Superior de Artes de Yucatán e tendo sido convidada até para uma apresentação naquela que foi a Casa de Frida, o Museu Casa Frida Kahlo, na Cidade do México. Além das apresentações da peça, intervenções urbanas e cursos ministrados marcaram a trajetória da companhia em várias cidades mexicanas. O processo vem recebendo a orientação do mestre russo Jurij Alschitz. 

Depois de uma temporada de sucesso de agosto a outubro no Viga e apresentações no Casarão do SESC Ipiranga, no Projeto É Logo Ali, foi convidada ainda a se apresentar no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, durante a primeira exposição com as fotos de Frida Kahlo no Brasil, em novembro e de Festivais. 

A história de Frida é recriada a partir das próprias obras. Através de um teatro que dialoga com música, dança, teatro, poesia, artes visuais e a festa, a peça evoca o universo da pintora Frida Kahlo. A arte e o papel do artista também são temas fundamentais da obra. A peça dialoga ainda com um momento muito potente para a América Latina: o início do século XX, em que o México recebe a visita de artistas como Eisenstein, Artaud, Maiakovski, Tina Modotti e políticos como Trotski e o continente começa a mandar suas influências ao velho mundo. Amor, liberdade, humor e potência de vida, bem como a natureza visionária do casal Diego-Frida, sonhando uma América poderosa são outros temas do espetáculo. 

Frida Kahlo- Calor e Frio, desde a concepção do texto, uma obra aberta – que pressupõe a participação ativa da poética do público na fruição da peça – em que os elementos dramáticos misturam-se aos narrativos e líricos, à presença da dança, da música e das artes visuais busca uma obra de artes cênicas que, sem abrir mão de uma comunicação empática e direta com o público, dialogue com questões contemporâneas, tanto na forma como no conteúdo. Toda a música é feita ao vivo. 



Serviço: 

Frida Kahlo – Calor e Frio
Apresentações: dias 6,7, 13 e 14 de dezembro 
“Esquenta” no Largo do Arouche às 18h. 
Cortejo às 18h30, chegada ao Museu da Diversidade Sexual às 19h.

Nenhum comentário: