Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Secretaria de Estado da Cultura lança campanhas de conscientização para a diversidade

A Secretaria de Estado da Cultura promove nesta terça-feira (27/9) o lançamento oficial de três campanhas culturais de participação popular, visando a conscientização para a diversidade cultural.

Todas as ações terão como base a participação ativa da população, que será estimulada a contribuir com fotos, vídeos, histórias ou outras manifestações artísticas sobre os temas. O evento de lançamento terá início às 10h, no auditório da Secretaria de Estado da Cultura.

A cultura é um dos caminhos para transformar as pessoas e a sociedade. Realizando campanhas como estas, estamos agindo diretamente para reduzir preconceitos, promovendo o reconhecimento e o fortalecimento de grupos hoje discriminados”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo. Todas as ações serão coordenadas pela Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias que, desde 2007, realiza campanhas com foco no combate às discriminações e no fortalecimento das identidades.

Pensada dentro das comemorações do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, declarado em 2011 pela Organização das Nações Unidas, a campanha “Nós, os Afro-brasileiros” vai estimular o público a produzir pequenos vídeodocumentários apresentando personagens, fatos, lugares e histórias visando ao fortalecimento da população negra. Os melhores vídeos serão selecionados pelo curador Jefferson DE e depois exibidos em mostras. O tema dessa campanha foi escolhido através de parceria com o Museu Afro Brasil.

Já a campanha “Laços afetivos” terá como foco a diversidade sexual. O público poderá contribuir com crônicas, depoimentos e reportagens sobre as relações familiares, de amizade, no trabalho e na escola, entre pais e filhos heterossexuais ou homossexuais. Os melhores trabalhos serão selecionados pelos curadores Laura Bacellar e João Federici; os ganhadores farão parte de um livro.

A campanha “Pela arte se inclui”, por sua vez, buscará reunir exemplos de ações e projetos de inclusão de pessoas com deficiência por meio da cultura - companhias de dança formadas por cadeirantes, balé para meninas com deficiência visual, fotografia para auxiliar a inclusão de pessoas com problemas de cognição são alguns exemplos. Os melhores relatos de exemplos de inclusão nas áreas da literatura, dança, fotografia, teatro, canto, música, circo, desenho e cinema também vão compor um livro.

Na mesma ocasião, serão lançados também o site oficial da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, onde a população poderá se inscrever para participar das campanhas, o DVD do 4º Encontro Paulista de Hip-Hop e o 5º Encontro Paulista de Hip Hop.

Desenvolvido nos bairros negros de Nova Iorque o Hip-Hop conquistou a população e hoje é uma arte conhecida em todo o mundo. O V Encontro Paulista de Hip-Hop tem articulação da Assessoria de Projetos para Hip Hop e seu objetivo principal será ajudar o Hip-Hop a ser reconhecido e valorizado como uma arma poderosa para o desenvolvimento de políticas públicas que fortaleçam a igualdade racial no Estado de São Paulo.

Serviço:

Lançamento das Campanhas Estaduais de Cultura
27 de setembro de 2011 – 10h
Auditório da Secretaria de Estado da Cultura
Rua Mauá, 51 – Luz

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Cultura

Renata Beltrão: 2627-8164 – rmbeltrao@sp.gov.br
Thiago Sogayar Bechara: 2627-8162 – tbechara@sp.gov.br


Nenhum comentário: