Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de maio de 2012

São Paulo irá ganhar o 1° Museu LGBT da América Latina

Foi assinado no dia 25 de maio de 2012, pelo Governador Geraldo Alckmin, o decreto 58.075, que cria na Secretaria da Cultura, como equipamento cultural da área de Difusão Cultural, o Centro de Cultura, Memória e Estudos da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo.

O Centro de Cultura, Memória e Estudos da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo será criado na praça da República, coração do centro paulistano e um dos cartões-postais gays de São Paulo. Com a criação do Centro, a capital paulista se equipara a duas outras grandes metrópoles do mundo. Hoje, somente San Francisco, nos Estados Unidos, e Berlim, na Alemanha, têm projetos parecidos.

A Secretaria Estadual da Cultura já firmou parceria com o Metrô para construí-lo na estação República em duas áreas com total de 150 m². O local, além de ter sido palco de acontecimentos históricos como a morte do homossexual Edson Neris em 2000 e de eventos de celebração da população gay, é passagem para 4,6 milhões de pessoas por dia, o que deve ampliar a visibilidade do museu. 

O Centro de Memória LGBT tem o objetivo de resgatar memórias, ser referência para quem busca auxílio cidadão e expor peças que remontem a história do movimento por um viés cultural. Um dos fundadores do jornal "Lampião da Esquina", João Silvério Trevisan, 68, avisa: "Eu não gostaria de virar uma estátua de museu". 

A primeira ação dos organizadores de todo o acervo deve acontecer no mês que vem, próximo à 16ª edição da Parada Gay. "Será uma exposição de estampas e camisetas", antecipa Franco Reinaudo, coordenador geral da Cads (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual). 

No momento, a Secretaria da Cultura está fazendo um mapeamento de tudo que existe para compor o acervo. Serão gravados depoimentos de homossexuais que se assumiram há décadas, tais como a drag queen Kaka Dipoli, que se jogou no chão da avenida Paulista durante a primeira Parada Gay de São Paulo, em 1997, e Celso Curi, uma das primeiras personalidades a se assumirem gay em plena ditadura militar. 

"Há 20 anos se assumir gay ou lésbica era praticamente impossível, quanto mais lutar pelos nossos direitos", conta Heloísa Gama Alves, da Secretaria da Justiça. "O centro cultural fará a população refletir e conhecer as dificuldades do movimento." Os organizadores avisam: não faltarão irreverência e homenagens aos ícones gays.

Um comentário:

FOXX disse...

ia ser mto legal trabalhar numa iniciativa assim
*m*