Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Assembleia francesa aprova casamento gay

A Assembleia Nacional Francesa aprovou ontem (2) artigo de projeto de lei que permite o casamento homossexual e garante a casais gays o direito de adotar crianças.

Por 249 votos a favor e 97 contra, os deputados aprovaram a cláusula que elimina o sexo oposto como condição para o direito ao casamento. A maioria parlamentar de esquerda permitiu a aprovação do artigo, cumprindo promessa eleitoral do presidente socialista François Hollande. A maior parte dos deputados de direita ou de centro votou contra.

"Nós nos sentimos felizes por termos superado esta primeira etapa", disse a ministra da Justiça, Christiane Taubira. "Vamos reconhecer a liberdade de todos e de todas de escolher seu par e construir um futuro comum". Já a direita reclamou. "O governo optou por uma decisão que não desejamos", disse o deputado da UMP Philippe Gosselin.

Os debates na Câmara Baixa do Parlamento francês vão durar duas semanas. A oposição de direita apresentou 5.000 propostas de emenda e três moções de procedimento - uma delas exige um referendo sobre o tema. 

Para se tornar lei, o projeto precisa passar pela aprovação do Senado, onde a esquerda é maioria.

Nenhum comentário: