Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de março de 2010

A Batalha Continua - Campanha Contra o Cãncer de Mama

A história do Soutién é tão antiga e contraditória quanto à evolução da própria moda. A maneira como os seios foram comprimidos e liberados, erguidos e moldados, revela de forma impressionante como a mulher ao longo da história em diferentes períodos, desempenharam o seu papel na sociedade.

Na história iniciada pelas romanas em exíguos bustiês, a Renascença do século XV esmaga o peito das mulheres como couraças, com coletes de tecido firme. Na Revolução Francesa os seios saltam para fora. O século XIX torna aprisioná-los em torturantes espartilhos, tornando as mulheres em criaturas de fôlego curto e voz frágil. No período que se seguiu à Primeira Guerra, as mulheres foram libertadas e entraram em cena os seios soltos e cobertos por leves lingeries. Nos anos 30 estilistas criavam soutiéns modeladores que erguessem e separassem os seios. Os anos 40 e 50 valorizavam as mulheres de seios fartos, nos anos 60 foram para na fogueira e desde então os soutiéns nunca mais foram os mesmos e os peitos nunca mais saíram de moda.

Os grandes pintores renascentistas e barrocos pintaram mulheres de seios fartos, e também muitas outras representações do peito feminino na arte foram reverenciadas. Porque então não repensar e discutir novos conceitos de estética e de como o imaginário masculino é povoado de lembranças sobre peitos e menos entusiasmadas em conversas femininas. Por todos estes motivos e por novas desculpas (?), a exposição O Soutien, discute de forma lúdica e instigante o tratamento e o sofrimento das mulheres sob os ditames da moda em diferentes períodos da história através da arte.

Serviço:

O Soutien - A Batalha Continua - Camapnha Contra o Câncer de Mama
Dia 08 de março – segunda – abertura da exposição a partir das 19 horas
Exposição irá até dia 31 de março de seg. a sex. das 10 às 18 horas.
Realização ABAPC – Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem
Curadoria Robert Richard Contato aapc@aapc.com.br
Local: Associação LGBT Casarão Brasil
Rua Frei Caneca, 1057 - Consolação - SP
Info./tel.: 11 31713739
www.casaraobrasil.org.br

4 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Parabéns como sempre ...

Adorei sua participação no Brainstorm no Blog do Serginho ... tudo muito Justo e Digno ...

bjux

;-)

jackson Silva disse...

nossa que blog bom de estar lendo kkk
ola meu querido saudações ,sou simpatizante do movimento lgbt,então tambem tenho um blog e em breve vou estar postando textos gostaria de ajuda para atrair um bom publico,tenho tambem uma banda e em 15 dias vamos estar lançando um cd,e nele ha musicas que ajudam contra o preconceito,acredito ja estar ajduando e diminuir,acredito que voce vai gostar de ouvir rsrs
gostaria de ver??
um abraço!

FOXX disse...

sempre antenado

Ricardo Aguieiras disse...

Eu queria apenas agradecer muito seu belo comentário lá no meu texto de A CAPA, sobre os gays e o poder. Fiquei grato e muito emocionado. Fiquei muito triste com a morte da mãe do Douglas e a dor que gerou, queria ligar, mas tive medo.
Obrigado,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br