Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

“Beijaço” em Defesa ao PNDH

No dia 07 de fevereiro (domingo), às 17hs, acontecerá na Av. Paulista (esquina com a Rua Augusta) um beijaço promovido por ativistas do Movimento LGBT. O ato está sendo organizado por “tuiteiros” que usam a ferramenta como meio de mobilização social. Os organizadores ressaltam que a manifestação não é restrita ao público gay, mas sim a todas as pessoas que lutam pelos direitos humanos, pela inclusão do cidadão homossexual nas políticas públicas da nossa nação.

Os manifestantes têm por objetivo defender medidas históricas contempladas no 3º Plano Nacional de Direitos Humanos, apresentado pela Secretária Nacional de Direitos Humanos do Governo Federal, dentre elas estão: a união civil entre pessoas do mesmo sexo, a criminalização da homofobia, a legalização do aborto e a adoção homoparental. Lideres de bancadas fundamentalistas que compõe o Senado e o Congresso Nacional e formadores de opinião, atacaram duramente tais propostas com argumentações que ferem a laicidade do nosso Estado.

Em defesa do PNHD 3, os participantes do beijaço visam levantar a discussão social dps temas em questão, além de expressarem o comprometimento e apoios a implemnetação das políticas públicas contempladas no PNHD. O Plano foi amplamente discutido na Conferência Nacional de Direitos Humanos em 2008. Ao ser divulgado, entretanto, em dezembro do ano passado, passou a ser criticado e distorcido por setores da sociedade brasileira que querem que sejam públicos os seus interesses privados.

O plano também prevê o cumprimento da Constituição quanto ao caráter laico do Estado brasileiro e pede a retirada de ícones religiosos de instituições públicas, para preservar os valores da igualdade na diversidade, alteridade e a valorização da pluralidade e para isso são convocados mulheres e homens; homo, hétero e bissexuais, travestis e transexuais, enfim, pessoas preocupadas em defender medidas históricas contempladas no 3º Plano Nacional de Direitos Humanos, apresentado pela Secretária Nacional de Direitos Humanos do Governo Federal.

2 comentários:

FOXX disse...

No título vc falou em protesto, no texto em defesa, idéias conflitantes não?

Hugo de Oliveira disse...

Hum...bem que queria está lá.


abraços


Hugo