Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Gays nas Telenovelas

Recebi alguns pedidos de posicionamento quanto à repercussão das personagens gays na novela “Insensato Coração”. Não assisti nenhum capitulo dessa novela, mas acompanho os comentários por Twitter e Facebook. Acho positiva a inclusão de personagens gays em tramas televisivas, antigamente as personagens negras eram reduzidas a empregadas, motoristas, e babás. Recentemente tivemos um negro como galã de uma novela, o que mostra a quebra de tabus sociais, o que vejo de forma muito positiva.

Hoje, o gay da forma que é colocado na novela “Insensato Coração”, pode não ser o que avaliamos como o gay padrão, que vive em nossa sociedade, entretanto, ter um gay compondo a trama é uma quebra de tabu, antigamente não tínhamos isso. O gay na novela, está sendo retratado como a sociedade nos vê. A sociedade se recusa a ver um beijo gay nas ruas, mas poucos se incomodam quando um gay é espaçando até a morte.

Viverei para ver ou pelo menos ouvir falar, pois não acompanho novelas, de personagens que são de verdade “homoafetivas”, gays que se relacionam de verdade, se beijam, fazem amor e que são felizes, assim como os héteros. Um dia evoluiremos ao ponto que a luta do movimento negro evoluiu e teremos galãs gays e famílias alternativas em todas as telenovelas brasileiras.

8 comentários:

FOXX disse...

fato é uma quebra de tabus, mas acho q qm te pediu um posicionamento qria ouvir mais...

Serginho Tavares disse...

é um passo longo mas... a luta tem que continuar

beijos

@bloggerbrasilis disse...

O capítulo de terça-feira, 9 de agosto, mostrou pela primeira vez na televisão brasileira a prisão de um personagem homofóbico por assassinato na novela Insensato Coração.

Leo Carioca disse...

Bom, comparando os personagens gays retratados nas novelas de hoje com os personagens gays retratados nas novelas dos anos 80 (eu era criança na época, mas me lembro bem), já houve uma super evolução.
Mas claro que ainda tá muuuuuito longe do ideal.

@bloggerbrasilis disse...

Marcos, gostaria muito que você refletisse sobre o que está acontecendo no mundo. Nesse momento, o que mais se comenta na mídia é a crise dos Estados Unidos e da Europa, onde os governos estão sendo obrigados a seguirem políticas neoliberais e conservadoras, que gerarão grandes cortes de gastos e trarão imensos sacrifícios à maioria da população. Já antevemos que esta década será dominada pelo conservadorismo econômico, o que reforçará a atuação de grupos fundamentalistas religiosos e homofóbicos. Leio sempre a Carta Maior que denuncia isso em seus artigos, mas apenas sob o aspecto político, ideológico e econômico/financeiro. Ainda não tive a oportunidade de ler um artigo que fale sobre como isso afetará as liberdades civis e como afetará o mundo LGBT nos próximos anos. Aqueles que defendem a liberdade e a democracia precisam se manifestar sobre perspectivas tão sombrias. Um abraço!!!

@bloggerbrasilis disse...

Um vídeo sobre o preconceito da tv sobre beijos gays que já foi visto mais de 60.000 vezes no YouTube e que é notícia na Folha de S. Paulo >>> http://www.youtube.com/watch?v=3faehlPC1S4&feature=player_embedded

S.A.M disse...

Acho que em breve isso deve acontecer, por mais que se critiquem o espancamento mostrado na novela eu acho ele mais que justo, é o retrato nu do que acontece na nossa sociedade Brasil a fora.

marcos disse...

http://www.youtube.com/watch?v=CzNIw-GeqCc&feature=player_embedded

esse video conta um pouco da minha vida, e gostaria q o pessoal do blog visse e me ajudasse a compartilhar, talves as palavras que coloquei la também sejam as de muitas outras pessoas.