Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de abril de 2012

O Punhal Cigano na Casa das Rosas

No próximo dia 10 de abril, às 19h, o escritor Gil 7 lança na Casa das Rosas a obra O Punhal Cigano, um romance que aborda a cultura cigana e os preconceitos durante séculos. O evento conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura por meio de sua Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias – ACGE.

Michel é um jovem cigano que do dia para a noite é acusado de ser um assassino. Através de O Punhal Cigano, Gil 7 mostra a realidade desse povo. Para o autor, o livro é como se fosse um direito de resposta aos ciganos, procurando desmistificar a história e o pré-julgamento de que todo cigano é ladrão.

“A discriminação contra os ciganos atravessou séculos e ainda se faz presente nos dias atuais. Os estereótipos de ladrões, vagabundos, a atribuição de características negativas, sentimentos de hostilidade e o medo são responsáveis por perseguições constantes registradas nos mais diferentes países”, afirma Gil.

O romance já é a terceira obra do autor, que escreveu Contos ciganos, A cigana da rosa e outros e O círculo da Vida.

Para o povo cigano, o punhal simboliza força, poder, vitória e superação. É muito usado nos rituais de magia, com o poder de transmutar energias. O punhal também servia para abrir matas, sendo também, um dos grandes símbolos de superação e pioneirismo e, além disso, ainda hoje é usado na cerimônia cigana de noivado e casamento, onde é feito um corte nos pulsos dos noivos, em seguida os pulsos são amarrados em um lenço vermelho, representando a união de duas vidas em uma só.



Serviço:

Lançamento do Livro O Punhal Cigano
Onde: Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Quando: 10/04/12, às 19 horas
Entrada franca

Nenhum comentário: