Pesquisar este blog

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Tô Sapecando

Semana passada, almoçando com um amigo, comentamos sobre o novo comercial do “H2OH!”, da marca de refrigerantes PEPSICO. O filme mostra o homem assumindo o controle da cozinha, enquanto sua mulher comenta que tem duas noticias para dar a ele, uma boa e uma má. Ele opta por primeiro ouvir a má. A mulher comenta se ele se recorda de uma moça do trabalho dele, que ele vida “dando em cima”. Ele fica tenso e é surpreendido com uma reposta de duplo sentido: “Então, tô sapecando”. 

Na discussão, defendi que o “tô sapecando” vem no sentido de “estou pegando” e ele defendeu que é no sentido de “estou de olho em vocês. Procurei no dicionário informal o que significa o termo “sapecando” e encontrei a seguinte resposta: 
Sapecando: 

Pegando, ficando, traçando, fazendo sexo, transando.  

A gente não tem nada sério, só estamos sapecando. 
Como o dicionário informal é um site de construção coletiva, assim como o site Wikipédia, não podemos concluir como correto o significado do termo. Qualquer pessoa pode contribuir na construção de terminologias, publicando os significados no site. 

Apesar do duplo sentido, gostei muito do comercial, pois mostra a mulher em pé de igualdade com o homem. Nos comercias de margarina, vemos sempre a mulher comandando a cozinha, enquanto o homem se coloca no papel de macho alpha. Sabemos que essa relação de família é ultrapassada e hoje as mulheres estão no mesmo patamar de igualdade em relação aos homens e em muitos casos, são as mulheres que assumem o papel de provedora do lar. 


E você, como interpretou o termo “Tô Sapecando” no comercial?

2 comentários:

Anônimo disse...

sapecar1 (sa.pe.car) Bras.

v.

1. S Pop. Bater ou dar golpe em (alguém). [td. : Sapecara o garoto atrevido.]

2. Bras. Secar para conservar. [td. : Depois de sapecar alguns alimentos, foi dormir.]

3. Queimar(-se) superficialmente. [td. : O fogo sapecou seus cabelos.] [int. : Sapecou -se ao pular a fogueira.]

4. Atirar, disparar. [tdi. + em : Sapecou vários tiros nos ladrões.]

5. N.E. Fazer (um trabalho) de maneira incompleta ou imperfeitamente. [tda. : O pintor sapecou uma pintura grosseira nas paredes e foi logo embora.]

[F.: Do tupi sa'pek. Hom./Par.: sapeca(s) (fl.), sapeca(s) (a2g.s2g.sf.[pl.]).]

sapecar2 (sa.pe.car)

1. Bras. Aplicar de forma ágil e inesperada. [tdi. + em : sapecar um beijo na colega.]

2. Fazer travessuras. [int. : As crianças sapecavam no quintal.]

3. Bras. Namorar muito. [int. : Só o que ela queria era sapecar.]

4. Farrear, folgar, divertir-se. [int. : Todos os finais de semana, os amigos saíam para sapecar.]

5. Dizer prontamente, de chofre; dizer de maneira incisiva e rápida. [td. : Sapecou alguns argumentos brilhantes e calou-se.] [tdr. + em : Não deu aula, mas sapecou alguns conselhos na criançada.]

Assim sendo não acredito que possamos incluir qualquer interpretação a não ser a de "fazer travessuras" ou "namorar bastante".

Marcos Freitas disse...

Na linguagem coloquial, as interpretações de muitas palavras acabam tendo pequenas alterações. Mas no contexto geral, o termo acaba caindo na mesma simbologia.