Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Homem Heterossexual não Contrai HIV

O lutador Marcelo Dourado, integrante do BBB10, meteu o dedo onde não foi chamado e fez um desserviço público em rede nacional. Elenita falava sobre a estatística de mulheres casadas que contraem o vírus, que hoje em dia é bastante grande, quando Dourado entrou no assunto e disse que conhece alguns médicos que já lhe disseram que "a probabilidade de se pegar AIDS é muito maior entre homossexuais, pois é mais fácil de se contrair a doença fazendo sexo anal" e acrescentou que quanto ao fato das mulheres estarem se infectando numa velocidade bem maior que os homens é porque os “maridos dessas mulheres são no mínimo bissexuais, pois pelo que ouvi de alguns médicos a pessoa tem que ter sido passivo em alguma vez".

Tanto Lena quanto Dourado ressaltaram também a importância de se usar preservativo, mas Dourado deixou uma ressalva: "Com minhas namoradas eu não uso mesmo, é impossível cara, eu confio nelas, se estão comigo é porque isso é verdadeiro, eu acredito nisso". Dourado também disse "com 37 anos só namorei 3 garotas, portanto só transei sem camisinha com 3 mulheres até hoje, todas em quem eu confiei". Pelo visto o boxeador passa mais tempo no seu universo paralelo, que é a academia, do que vivendo no mundo real, com milhões de portadores do vírus HIV, sendo eles: heterossexuais, homossexuais e bissexuais.

É dever da Rede Globo exibir o bate papo na piscina e aproveitar a ocasião para frisar que TODAS as pessoas que tem uma vida sexual ativa e se abstém de meios profiláticos para a prevenção de DSTs, estão sujeitas a contrair o vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. É papel das redes de televisão entreter e informar a população, mesmo a Rede Globo tendo editado a programação, o dialogo foi exibido no pay-per-view, o que não exime a responsabilidade da emissora. O Secretário Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cortes, divulgou uma nota rebatendo os comentários de Dourado. Segue a nota na integra:

Com relação ao que disse, hoje, o lutador Marcelo Dourado, em bate papo com demais colegas do BBB10, da TV Globo, acredito que é preciso lembrar que a epidemia de AIDS é um grande problema de saúde pública em todo o mundo. Apesar dos esforços empreendidos nos últimos anos e os reconhecidos avanços obtidos, são inúmeros os desafios que ainda temos pela frente. Diminuir a cada ano o número de novos casos de AIDS, enfrentar o estigma e o preconceito que ainda cercam a doença e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV/AIDS são alguns destes desafios.

As informações disponíveis, amplamente divulgadas em todas as campanhas de prevenção das DST/AIDS, deixam claro quais são os meios de transmissão da AIDS. Qualquer relação sexual, homossexual ou heterossexual, sem o uso correto do preservativo, acarreta risco de transmissão do vírus da AIDS. Qualquer informação diferente, além de contrariar todas as evidências em que se baseia a política de prevenção em nosso País, é um desserviço à nossa população. Traz desinformação, reforça preconceitos de gênero e orientação sexual e acentua o estigma às pessoas que vivem com HIV/AIDS.

Não trabalhamos mais com a noção de grupo de risco. Acredito que informações equivocadas, sem embasamento científico, mais o preconceito e a desigualdade de gênero são, infelizmente, os principais fatores de risco para a infecção pelo HIV/AIDS em nossa sociedade. Enquanto a ciência não descobre a cura para o vírus, vamos continuar levando à população as informações sobre os meios de transmissão, sobre o respeito aos direitos humanos e sobre o direito ao pleno exercício da sexualidade com responsabilidade.

16 comentários:

FOXX disse...

concordo! A rede Globo deveria se pronunciar, tipo fazer um jogo lá dentro da casa falando sobre a prevenção! Quem sabe mais como evitar pegar aids ganhava! Eles não fizeram sobre a dengue? pq não aids?

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

é impressionante como a ignorância campeia ... cabe a rede globo nesta hora forçar a barra com os participantes lá dentro para que os mais conscientes se posicionem e esclareçam melhor a questão ...

cadê o Ministério da Saúde q não intervém nisto junto à Globo ...

;-)

Diego Hatake disse...

Pior que ele não é o primeiro e nem será o último. Sei lá, ele pode até não gostar de gays, mas nada justifica pensar desse modo absurdo. Mas enfim, o pinto é dele, problema dele.
Como escreveu, o coitado passou tempo demais na academia...

Vanderson disse...

ele foi infeliz no comentário, agora resta a globo pegar esse fio solto e aproveitar pra se falar de alguma forma sobre isso no programa de forma correta, já que, o BBB é lider de audiência.
abraçoo!

Ministério da Saúde disse...

Prezado Paulo,

Com relação aos comentários do integrante da décima edição do programa Big Brother Brasil, da TV Globo, ressaltamos que o Ministério da Saúde não intervém na programação das redes de televisão do país; o órgão atua na prevenção e diagnóstico do vírus HIV bem como no acompanhamento médico de soropositivos, inclusive com a distribuição de medicamentos.

Além dos meios tradicionais de divulgação das ações e campanhas, o Ministério também está presente na redes sociais, como Twitter, Facebook, YouTube e nos conteúdos dos portais www.saude.gov.br e www.aids.gov.br. Visite.

Estamos abertos a críticas, sugestões e a pedidos de informação sempre que necessário.

Para mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br

Atenciosamente,
Ministério da Saúde

Thiago Lasco disse...

Gente, é impressionante, além de ter um corpo perfeito o rapaz é uma perfeita besta quadrada! Mas que sirva de exemplo negativo, de tudo aquilo que as pessoas não devem fazer e pensar. Afffe!

Hugo de Oliveira disse...

Só poderia ser aquele palhaço mesmo...

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Obrigado Fernanda Scavacini pelos esclarecimentos ... efetivamente não fui feliz na nomeação do Ministério responsável ... me parece que o caso seria da alçada do Ministério da Justiça e ou do Ministério das Comunicações ... Não estou falando em censura mas em intervenção junto à Globo no sentido de motivar a discussão dentro da casa mas em sentido contrário, promovendo uma conscientização sobre a necessidade da prática de sexo com responsabilidade ...

Não sei se cabe, mas, o Ministério da Saúde ciente desta grave falha em um programa de tão alta repercussão pudesse encaminhar notificação ao órgão competente para adoção das providências cabíveis.

Parabéns Marcos pela repercussão de seu Blog ... muito digno isto ...

bjux

;-)

Alexandre Lucas disse...

Deixem ele acreditar...

Jr. disse...

Não é a toa que ele buscou (ou aceitou) uma segunda oportunidade no BBB. A outra foi um fiasco, até reconhecido por ele próprio, por causa de declarações tão ou mais estapafúrdias como essa. Falta bom senso nesse rapaz.

André Mans disse...

AFF

Willians disse...

Esperem ele contrair AIDS pra ver se ele vai se lembrar disso que disse

Serginho Tavares disse...

por essas e outras que eu lembro sempre porque não gostava dele antes e muito menos agora
nunca fala nada que se aproveite
e o povo ainda vota pra ele ter o poder supremo
belo programa a globo anda exibindo no horário nobre!

Leo Carioca disse...

Eu só tava dando um tempo pra isso.
Mas no próximo paredão em que esse cara entrar, me aguardem!
E aguardem também a muitos outros ativistas gays!

Ander disse...

Músculos demais... CÉREBRO de menos!

Anônimo disse...

Bom dia muito bem estruturado blogue , gostei muito, secalhar poderiamos fcar blog palls :) lol!
Aparte de brincadeiras o meu nome é Liam, e assim como tu publico na internet se bem que o tema principal domeu blogue é muito distinto de este....
Eu estudo blogues de poker que falam de dinheiro grátis para jogar poker sem arriscares o teu capital......
Adorei muito o que vi escrito!