Pesquisar este blog

domingo, 27 de janeiro de 2013

Governo do Rio de Janeiro planeja ações contra homofobia no Carnaval

Após a bem sucedida experiência de 2012, o policiamento preventivo especializado voltado ao segmento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) este ano será ampliado para o interior do estado. O policiamento preventivo especializado começa no dia 3, no Bloco da Preta, e termina apenas no dia 21. O efetivo estará presente nos mais diversos eventos no Rio, em Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Caxias, Maricá, Niterói e Macaé.

O planejamento foi definido em reunião entre representantes da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e as subsecretarias de Educação, Valorização e Prevenção e de Planejamento e Integração Operacional, da Secretaria de Segurança, e as polícias Civil e Militar.

- As polícias têm papel importante nas ações que o programa Rio Sem Homofobia promove. Infelizmente, a população LGBT ainda convive com discriminações, mas estamos atuando fortemente para a promoção de uma cultura de paz que respeita a diversidade sexual. Por isso o plano de policiamento específico nas áreas de frequência LGBT no carnaval do Rio - explicou o coordenador do programa Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento.

A chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, afirmou que já existe um planejamento. Ela ainda orientou que todas as 150 delegacias do estado exponham na área de atendimento o cartaz do Disque Cidadania LGBT.

- Vamos incorporar o detalhamento apresentado pelo programa para termos um carnaval alegre, diverso e de paz - afirmou Martha Rocha.

A subsecretária de Educação, Prevenção e Valorização, Juliana Barroso explicou que haverá mudanças na estratégia. 

- Esse ano mudamos um pouco a estratégia, fortalecendo a atuação nos comandos intermediários. Por isso, é importante para nosso efetivo conhecer os serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social - disse a subsecretária. 

Campanha destaca o Disque Cidadania LGBT

Na próxima semana, o Rio Sem Homofobia lançará sua campanha educativa para o carnaval 2013. O objetivo é divulgar os serviços do programa Disque Cidadania LGBT 0800 0234567, com plantão telefônico 24 horas. 

Os foliões também poderão contar com os centros de Referência da Cidadania LGBT, que funcionarão em esquema de plantão durante os dias de festa com uma equipe técnica formada por advogados, psicólogos e assistentes sociais. Os profissionais estarão à disposição para informar e orientar a população sobre direitos e saúde. 

Nenhum comentário: