Pesquisar este blog

sábado, 14 de agosto de 2010

Você Nasceu para ser Solteiro?

Sou o tipo de cara que adora um "esquenta pés". Este é o meu lema. Aprendi que um relacionamento saudável implica em constatar semelhanças deliciosas, mas também reconheço que há as diferenças ameaçadoras do outro, então estou em bons e macios lençóis para compartilhar algo muito maior. Do contrário, sei que procurar o príncipe encantado é uma tarefa inglória.

Quem baseia sua felicidade exclusivamente na realização de um relacionamento amoroso raramente estará satisfeito seja quando está sozinho ou mesmo quando namora, pois ama mais a ideia do relacionamento em si do que a pessoa que está ao seu lado. É uma situação típica ouvir uma pessoa dizer "ah, como eu queria um namorado", mas quando encontra, vive em conflito e insatisfeito, seja porque o outro não age da maneira esperada, seja porque o ideal de ter alguém foi colocado acima da preocupação que essa pessoa lhe fizesse bem no dia a dia. Para não viver nesse calvário, é necessário colocar "os pés no chão". "Quem quer se relacionar amorosamente tem que saber que seres humanos falham e quase todos nós temos defeitos incorrigíveis", diz o psicólogo Thiago de Almeida.

De acordo com um estudo da Universidade de Tel Aviv, em Israel, os homens solteiros têm 64% a mais de chances de sofrer um derrame fatal em comparação aos casados. Mas isso vale apenas para quem tem um relacionamento satisfatório, pois a felicidade influi positivamente sobre a saúde física e emocional. Mesmo assim há quem prefira passar a maior parte do tempo no time dos solteiros. Assim como há quem passe dias, meses, anos cabisbaixo por não ter um "esquenta pés" para chamar de seu - e a maioria de nós alterna esses dois estados durante a vida.

O fato é que saber lidar bem tanto com a fase da maior propensão à solteirice, recusando a ideia de relacionamentos fixos, quanto naquela em que não se consegue passar sem um romancezinho que seja, não costuma ser algo fácil, pois vivemos trocando de desejos e expectativas que são só nossas, ou seja, nunca serão totalmente correspondidas pelo outro e o mundo que nos cerca.

Ficar sozinho, no entanto, pode ser uma opção prazerosa, na qual se descobre o valor da própria companhia, aproveita-se melhor os amigos e a família. "E quem é incapaz de construir uma vida bacana sozinho, jamais será uma pessoa interessante para se relacionar amorosamente", completa o psicólogo Almeida. O teste para saber se você naceu para ser solteiro está no site Minha Vida, elaborado pela Jornalista Ana Maria Madeira.

5 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

"Quem baseia sua felicidade exclusivamente na realização de um relacionamento amoroso raramente estará satisfeito seja quando está sozinho ou mesmo quando namora, pois ama mais a ideia do relacionamento em si do que a pessoa que está ao seu lado. "

isto é perfeito ... amar é pactuar com as virtudes e os defeitos do outro ...

bjux

;-)

FOXX disse...

então pq toda vez q eu falo q qro ficar sozinho todo mundo diz q é impossível?

Serginho Tavares disse...

eu nasci pra ser casado!

Marcos Freitas disse...

Foxx,

Porque as pessoas estão num comportamento condicionado e repetidido, baseado nos valores judaíco-crtão. Não sabemos se a forma de agrupamento que temos, é realmente a que condiz com a essencia do homem.

... disse...

Muito bom seu texto... me lembrou a tão célebre frase do filósofo Friedrich Nietzsche "Ama-se mais o desejo de amar do que o próprio objeto desejado"...