Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Estado e Religião pontuam mesas do Ciclo de Debates

A APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo) realiza no próximo Sábado (11), 9h, o terceiro dia da série do 9º Ciclo de Debates. Atividade integrante do 15º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo, de 6 de junho a 6 de julho, o público confere gratuitamente diversas mesas de discussão, além de seminários, apresentações culturais e lançamentos. A 9ª edição do Ciclo vem aprofundar a reflexão acerca do tema proposto para a 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo: “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia! – 10 anos da Lei 10.948/01, rumo ao PLC 122/06”.

Em diálogo com a atual conjuntura nacional e internacional na esfera dos Direitos Humanos de lésbicas, gays bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), a programação propõe uma reflexão participativa entre os movimentos sociais, sociedade civil, autoridades e os expoentes dos mais diversos campos da intelectualidade.

Entre os assuntos, destaque para o posicionamento do Estado em relação ao fundamentalismo religioso, o papel da espiritualidade na construção das sexualidades e o redimensionamento dos aspectos jurídicos de instituições como família, casamento e os direitos para as minorias definidos através de políticas públicas.

Em consonância com a Organização das Nações Unidas (ONU), que decretou 2011 como o Ano Mundial do Afrodescendente, o 9º Ciclo de Debates aborda também a relação entre a cultura negra e a diversidade sexual.

Estado e Religião

Sob o tema “Estado e Religião”, a atividade que será dividida em três mesas de debates, ocorre no próximo dia 11 de junho (sábado), às 9h, na Câmara Municipal de São Paulo – Palácio Anchieta – Viaduto Jacareí, 100.

Com mediação da coordenadora do Ciclo, Cléo Dumas, a primeira mesa que conta com a participação da pesquisadora associada do Núcleo de Estudos para Prevenção da AIDS (NEPAIDS/USP), Cristiane Gonçalves da Silva, questiona: “O Estado faz acepção de pessoas?”. No segundo horário, em “Religião e LGBT”, Greta Star recebe o presidente da APOGLBT Ideraldo Beltrame e o Diácono da Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo, Dario Neto. 

Na última mesa de debate, mediada por Fernando Quaresma (Vice-Presidente da APOGLBT), a proposta de uma discussão conjunta com autoridades e líderes espirituais de diferentes religiões. “O Pecado da Religião e a divindade do corpo” conta com a presença da Iyalorixá Egbomi Kiusam d'Oxóssi - Kiusam de Oliveira, do pastor da Comunidade Betel/ICM RJ e da Igreja Presbiteriana da Praia de Botafogo Márcio Retamero e do Padre James Alison. Após os debates, atividade cultural integrante do LeFest e coffebreak.

Para quem não puder acompanhar os debates presencial, eles também serão exibidos pela webtv BeGay TV. Para acompanhar, basta acessar o site da BeGayTV: www.beweb.tv/begay. Todas as atividades do 9º Ciclo de Debates são gratuitas, abertas ao público em geral e acontecem em diversos locais de fácil acesso. Confira a programação das duas primeiras mesas do Ciclo. Para mais informações, acompanhe o site www.paradasp.org.br.

Serviço:

9º Ciclo de Debates – 15º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo
De 06 de junho a 06 de julho, diversos horários e locais

Estado e Religião
· 11 de junho, a partir das 9h.
Câmara Municipal de São Paulo - Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista.
Info Ciclo: (11) 3362-8266 ou paradasp@paradasp.org.br

9h – Apresentação Cultural Coro Jovem ICM-SP.

9h30 – Debate: O Estado faz acepção de pessoas?
Mediação: Cléo Dumas (APOGLBT)
Janaina Teodoro
Cristiane Gonçalves da Silva (Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos para Prevenção da AIDS (NEPAIDS/USP).

11h – Debate: Religião e LGBT
Mediação: Greta Star (APOGLBT)
Ideraldo Beltrame (Presidente da APOGLBT)
Dario Neto (Diácono da Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo)

14h - Debate: O Pecado da Religião e a divindade do corpo
Mediação: Fernando Quaresma (Vice-Presidente da APOGLBT)
Egbomi Kiusam d'Oxóssi - Kiusam de Oliveira – (Iyalorixá e autora do livro “Omo-Oba: Histórias de Princesas”)
Marcio Retamero (Pastor da Comunidade Betel/ICM RJ e da Igreja Presbiteriana da Praia de Botafogo)
Padre James Alison (Sacerdote católico, teólogo, e autor de vários livros)

16h - Atividade Cultural LesFest (Dedilhadas Vídeo)

16h30 - Coffee Break

3 comentários:

Leo Carioca disse...

Se nós quisermos manter um mínimo de civilização, o Estado tem que continuar laico.
Bom, mudando de assunto, fiz um post lá no meu blog sobre o Bruninho do volêi. Estou dizendo porque uma vez você mencionou lá que gostava dele.rs
Até mais!

FOXX disse...

vc ganha quanto pra ter esses banners do disponível? fiquei curioso!

Marcos Freitas disse...

Foxx,

Estou fazendo um teste, se alguém acessar o site do disponível pelo meu blog e assinar o site, eu ganho 30%, se a assinatura for renovada, ganho mais 30 e assim por diante. Vamos ver o que acontece.