Pesquisar este blog

domingo, 6 de novembro de 2011

VI Circuito de Teatro em Português

De 7 a 20 de novembro, a cidade de São Paulo recebe o VI CIRCUITO DE TEATRO EM PORTUGUÊS, que contará com apresentações de seis companhias teatrais de países da África (Moçambique, Guiné-Bissau, São Tome e Príncipe, Angola, Cabo Verde e Timor Leste), cinco de Portugal, uma do Brasil e uma última companhia da Galícia, país de origem da língua portuguesa. As treze companhias se distribuem e sobem aos palcos dos teatros Cacilda Becker, João Caetano e Zanoni Ferrite em apresentações gratuitas de segunda a sábado, às 21 horas e domingo às 19 horas. A cerimônia de abertura (só para convidados) está marcada para o dia 7 de novembro, segunda-feira, às 20 horas, na sede da Funarte.

Criado para enriquecer a integração de artistas e grupos de teatro por meio do Intercâmbio Cultural entre Brasil e Portugal, em sua sexta edição, o Circuito de Teatro em Português conquista um dos maiores objetivos e estende o projeto aos outros países da cena lusófona. Ao todo serão trinta e nove espetáculos no Estado de São Paulo realizados por treze companhias que se apresentam em teatros da Capital, interior e litoral do estado. A programação fora da Capital está disponível no site www.dragao7.com.br. / www.circuitodeteatroportugues.com.br

Intercâmbio na cena lusófona

O evento acontece no mês da Consciência Negra e, além das apresentações, promoverá também workshops e um seminário com a proposta de abordar o panorama teatral negro em Língua Portuguesa e promover um debate com o público sobre as questões que desafiam o ator negro e o processo de criação do teatro nos diferentes países. Esse seminário contará com a participação de Lecy Brandão, Ruth de Souza, o Rapper Dexter, Paschoal da Conceição e Bebel Nepomuceno.

Também acontecerão oficinas de onde serão escolhidos os artistas que farão parte do espetáculo que a Companhia de Teatro de Braga (Portugal) vai produzir em 2012, uma trilogia de Ésquilo ORESTEIA, com direção de Rui Madeira e cenografia de Samuel Hoff, no âmbito de Braga – Capital Europeia da Juventude. Este espectáculo será uma coprodução com o Grupo Dragao7 e várias estruturas portuguesas e brasileiras com apoio da Cena Lusófona e, tera estreia em Braga e percorrerá outras cidades portuguesas e brasileiras.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site ctp@circuitodeteatroportugues.com.br ou circuitodeteatroportugues@hotmail.com. (os atores terão que ter disponibilidade para uma temporada em Portugal).

O Circuito de Teatro em Português é uma iniciativa da produtora e diretora do Grupo Dragão 7, Creusa Borges, que realiza intercâmbios com Portugal desde 1998 levando espetáculos de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Bahia. Esse intercâmbio tem como proposta estreitar as relações artísticas e proporcionar a abertura de mercado para atores e companhias do teatro brasileiro, além de ampliar o conhecimento artístico e o reconhecimento das respectivas identidades culturais. Maiores informações sobre a programação, acesse o site do Grupo Dragão7.

Nenhum comentário: