Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Campanha da Secretaria de Estado da Cultura seleciona textos sobre diversidade sexual

A Secretaria de Estado da Cultura está com as inscrições abertas para a campanha participativa “Laços afetivos”, visando à conscientização para a diversidade sexual. Qualquer pessoa pode inscrever-se com textos, depoimentos, crônicas ou reportagens sobre as relações familiares, de amizade, no trabalho e na escola, entre pais e filhos heterossexuais ou homossexuais.

As inscrições podem ser feitas por todos que tiverem boas histórias pelo site da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias. Os melhores trabalhos serão selecionados pelos curadores Laura Bacellar e João Federici. Os ganhadores farão parte de um livro que será distribuído em escolas e bibliotecas para promover uma maior compreensão da diversidade humana.

“A cultura é um dos caminhos para transformar as pessoas e a sociedade. Realizando campanhas como esta, estamos agindo diretamente para reduzir preconceitos, promovendo o reconhecimento e o fortalecimento de grupos hoje discriminados”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

A ação é coordenada pela Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias que, desde 2007, realiza campanhas com foco no combate às discriminações e no fortalecimento das identidades. Neste ano, além de “Laços afetivos”, foram lançadas também “Nós, os afro-brasileiros”, visando à conscientização para a diversidade étnica e cultural, e “Pela arte se inclui”, que reunirá exemplos de ações e projetos de inclusão de pessoas com deficiência.

Em “Nós, os afro-brasileiros”, o público poderá inscrever-se com pequenos vídeodocumentários apresentando personagens, fatos, lugares e histórias que tenham como base o fortalecimento da população negra. Os melhores vídeos serão selecionados pelo curador Jéferson DE e exibidos em mostras. O tema dessa campanha foi escolhido através de parceria com o Museu Afro Brasil.

Já em “Pela arte se inclui”, os melhores exemplos de trabalhos ligados à inclusão de pessoas com deficiência nas áreas da literatura, dança, fotografia, teatro, canto, música, circo, desenho e cinema também vão compor um livro/catálogo e participar de programação montada por ocasião das datas comemorativas de pessoas com deficiência.

4 comentários:

Leo Carioca disse...

Oi!
Que bom que o seu blog tá abrindo de novo!
Eu tentei entrar no outro dia, mas aparecia uma mensagem dizendo que o blog tava com problemas.
Não sei o que houve, mas que bom que você resolveu!

Marcos Freitas disse...

Leo,

Ótimo mesmo, já estava desesperado, mas parece que foi um bug do google.

FOXX disse...

pois é, agora tá funcionando tudo por aqui.

Thiago de Assumpção disse...

legal essa ideia...