Pesquisar este blog

sábado, 19 de novembro de 2011

Um Final de Semana Destinado a Consciência Negra

Margareth Menezes, Virgínia Rosa, Leandro Lehart e Sandália de Prata estão entre as atrações do evento promovido pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo que oferece ainda oficinas, apresentações de capoeira e outras atividades.



O tradicional Show da Consciência Negra, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura desde 2007 para comemorar o dia 20 de novembro, será realizado este ano na Praça da Luz (ao lado da Estação da Luz). Entre as diversas atrações está o encontro entre as cantoras Margareth Menezes e Virgínia Rosa – que encerram o show –, além dos cantores Leandro Lehart, Vanessa Jackson e do grupo Sandália de Prata, que faz show com participação de Rappin’ Hood.

Neste ano, a Secretaria de Estado da Cultura, para a realização do show, conta com a parceria, como co-realizadores, da Coordenação Estadual de Políticas para as Populações Negra e Indígena, da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, e da Coordenadoria de Assuntos da População Negra, da Secretaria Municipal de Participação e Parceria - Prefeitura de São Paulo, além do apoio do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.

O 5º Show da Consciência Negra, além da mudança de local, traz como novidade a descentralização das ações, ocorrendo apresentações, no dia 19 de novembro, às 14 horas, no Parque da Juventude, numa parceria com o Programa Cultura Livre, da Secretaria de Estado da Cultura, Galeria Olido, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, e Parque da Água Branca, em parceria com a Fundação ITESP.

Estão programadas ainda ações voltadas para o público infantil como pinturas de rosto, esculturas com bexiga, oficina de contação de histórias, e muito mais, para ocorrerem na Praça da Luz, durante todo o dia 20 de novembro.

O evento homenageia ainda os 80 anos de fundação da Frente Negra Brasileira, primeiro movimento político organizado voltado para as demandas da população negra brasileira. Um de seus integrantes, o escultor, ator, poeta e ativista social Abdias do Nascimento, que morreu neste ano, também será lembrado.

Além das atrações artísticas, haverá também um espaço destinado para atividades de cidadania, com a participação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a Fundação PROCON e a Secretaria Municipal de Saúde.

Outras duas atividades ainda compõem a grade de programação do Dia da Consciência Negra: a tradicional Missa em Comemoração à Consciência Negra, promovida pela Pastoral Afro, que irá ocorrer às 15 horas, do dia 20 de novembro, na Catedral da Sé, e a VIII Marcha da Consciência Negra, que terá concentração às 10 horas, nas proximidades do Vão Livre do MASP e saída prevista para às 14 horas, em cortejo pelas principais ruas da Cidade de São Paulo, promovida pelo movimento negro de São Paulo e cujo tema é "Do luto à Luta - contra o genocídio da juventude negra".

Para mais informações sobre a Marcha, acessar: www.20denovembrosp.blogspot.com ou marchadaconsciencianegra2011@gmail.com.

O 5º Show da Consciência Negra terá início às 9h, com a apresentação do grupo feminino de percussão Ilú Obá Demin e, dentre os destaques, estão os shows de Vanessa Jackson, às 10h45; Leandro Lehart, às 15h30; Sandália de Prata com participação de Rappin’ Hood, às 16h40; e Margareth Menezes, às 20h40. Confira abaixo, a programação completa.

Esperamos contar com a presença de todas e todos nessas atividades de reflexão, de luta e de visibilidade da comunidade negra paulistana e paulista.



Outras Programações:

FEPAQ SÃO PAULO - Feira Paulista de Assentamentos e Quilombos
Dias 19 e 20 de Novembro de 2011
Das 09h às 18h
Parque da Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 455
13h - Show de Adler São Luís

VIII Marcha da Consciência Negra - Do Luto à Luta - contra o genocídio da juventude negra
Dia 20 de Novembro de 2011
10h - Concentração MASP - Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista

Missa em Comemoração ao Dia da Consciência Negra
Dia 20 de Novembro de 2011 - 15 horas
Catedral da Sé
Praça da Sé - Centro - S.P.

Um comentário:

FOXX disse...

vamos todos comemorar!