Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de junho de 2008

A Importância de Perdoar

Na minha família ainda estão todos abalados com a morte da minha tia, há quatros anos atrás, quando desencadeou uma depressão profunda nessa minha tia por conta do assassinato do meu tio, eu fui vê-la, o estado dela era muito grave, estava em casa, não saia da cama pra nada, ficamos (minha mãe, meu pai, minhas irmãs e eu) uns 20 minutos no quarto dela, ela não tinha condições nem de falar, mas assim mesmo falávamos com ela, que ela tinha que reagir, que a vida continuava, quando todos estavam saindo eu pedi para a minha prima me deixar ir ao banheiro, ela me mandou usar o banheiro do quarto da mãe dela, quando sai já não tinha mais ninguém no quarto, ouvi a minha tia sussurrando, falando baixinho, abaixei para ouvir o que ela estava falando, e ouvi ela me pedir:

- Perdoa-me filho, não queira te magoar, você tem o direito de ser o que você quer ser, me perdoa pelo amor de Deus. Disse ela chorando.

- Claro que te perdoa tia, não sinto raiva de você, todos cometem falhas e quem sou eu para negar o perdão? Respondi deitando na cama para lhe dar um beijo e um abraço.

- Fique sempre do lado da Simone (filha dela), quando eu morrer ela será sozinha, ela não tem ninguém, cuida dela para mim? Minha tia me pediu chorando.

- Tia, nos temos nossas diferenças, mas somos famílias, somos sangue, sempre nos apoiaremos. Respondi dando-lhe um beijo e me despedindo.

Isso foi a mais de quatro anos, quase cinco, de lá para cá ela não ficou melhor, mas nunca esqueci isso que ela me pediu, até anteontem ninguém sabia o que aconteceu naquele quarto, contei para minha prima, hoje liguei para ver como ela estava, ela não consegue comer, está triste, com saudades, está doendo, é recente... Disse para ela que apartir de hoje ela não é mais a minha prima, e sim a minha irmã, pois foi assim que a minha tia pediu, e se ela me pediu isso num momento tão difícil, é porque ela confiou em mim, e hoje, de onde for que ela estiver me olhando, quero que ela veja que eu honrei com a minha palavra.

Depois dessa lembrança fiquei a me perguntar o porque minha tia me pediu perdão, sinceramente tinha me esquecido, conversei com a minha irmã, contei essa história e disse que não lembrava o que tinha acontecido, minha irmã me contou o motivo, motivo que não quero relatar, pois ele deve ser mantido no esquecimento, alias, eu perdoei, e foi o que a minha irmã disse: “Você não se lembra, porque você perdôo de coração”, realmente perdoei, hoje lembro o que ela me fez, mas sei que esquecerei novamente, não tem importância, o perdão foi liberado... E sei que quanto a isso, minha tia morreu em paz.

Depois que a minha prima desligou o telefone eu fui contar para a minha irmã, nos trabalhamos juntos, chamei ela no vão da escada e contei o que tinha acontecido, ficamos lá na escada, ela sentando e eu escorada na parede por uns 10 minutos chorando, depois ela começou a vomitar, ela correu para o banheiro eu fui atrás, ai descemos para o escritório da empresa e começamos a avisar alguns parentes o que havia acontecido, depois de muito tempo vi que uma música não parava de tocar na minha mente, essa música me confortou muito, e ainda está confortando, e hoje entendo melhor o sentido da música.


Era Deus falando diretamente comigo, ontem escrevi no post “O Ultimo Adeus” que a minha tia “lutou até o fim pela sua liberdade, e hoje ela não pode andar, mas pode voar muito mais alto do que pássaros, aviões ou foguetes, pode voar como uma águia, mas num plano muito mais alto, onde a águia jamais ousará chegar”, ninguém roubou o sonho dela, não foram sonhos perecíveis, escritos na areia, hoje ela pode voar e nem o Tempo pode detê-la.

6 comentários:

Ex-corpianoo disse...

não sei se todos ja sabem, mas roubaram meu blog, fikei muito chateado, não sei como foi acontecer isso, roubaram minha senha, meu email, tentei recuperar mas não deu certo,
resisiti em fazer ouro blog, desanimei sab, tinha uma amor todo especial pelo outro,
mas estou de volta, senti muita falta de vcs, dos amigos ke fiz aki, e descubri nesse tempo ke fikei sem postar a importancia de vcs pra mim!!!
Então to aki pra compartilhar com vcs a minha vida de novo

@bloggerbrasilis disse...

Meus sentimentos à toda a sua família. Deus haverá de ajudar vocês a superarem esse momento tão difícil.
Eu acredito que os momentos difíceis - e que são inevitáveis na vida de todos nós - nos ajudam a melhorar como pessoas e também faz com que as pessoas se aproximem e se tornem mais humildes. Deus abençoe todos vocês!

Râzi disse...

Sabe, eu já me achei mais capaz de perdoar... mas perdoar é exatamente o que vc fez... é libertar, é esquecer totalmente...

E apesar de não guardar mágoas e nem querer mal, eu nunca esqueço.

Eu nunca vou deixar a mesma pessoa me ferir da mesma forma duas vezes...

No final, acho que eu não perdoo...

Beijão!

Naked Brazilian disse...

É o q vc demonstra meu querido, não só um passageiro do mundo, mas um excelente condutor de sua vida e um guerreiro na defesa de qm precisar.
Cuide dos seus.
Abraço em luz!

S.A.M disse...

Nossa amigo, perdoar é sempre muito importante! é uma carga a menos que levamos em nossa alma e é sempre uma renovação da felicidade!

Ela está agora num lugar bem melhor que nós onde nada poderá detê-la!

Que Deus abençõe voce e sua família! Que conforte seus corações e de muita paz!

Abração!

Anônimo disse...

oi lindo

escrevi um coments lindo pra vc mais perdi fico puto qd isso acontece ...
mais saiba que eu estou do seu lado mesmo longe eu tô aqui pra quando precisares

mil beijos
kinho