Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Como o Mundo Virou Gay?

Recém lançado pela editora Ediouro, o livro “Como o Mundo Virou Gay? – Crônicas Sobre a Nova Ordem Sexual”, é um livro para homo, bi, hetero, trans e simpatizante, enfim, é uma leitura para todas as cores do arco-íris. Nesse livro o leitor é convidado a conhecer mais sobre o universo gay, sobre a história de militância dos homossexuais, e a evolução da maior parada gay do Mundo, a Parada de São Paulo.

O livro é uma compilação de textos inéditos e outros publicados na Revista da Folha e no caderno Ilustrada, ambos da Folha de S.Paulo, entre 1996 e 2006, e de posts reeditados do seu blog no portal Mix Brasil, de 2002 a 2008. “Este livro traz uma luz para heteros que ainda não sabem o que fazer nesse mundo cada dia mais gay e para aqueles que precisam apenas de um empurrão para se encontrar. E também para quem já é gay e quer saber um pouco mais sobre sua história”, afirma o autor.

Não podemos negar que houve uma evolução positiva para a comunidade gay do Brasil, e essa evolução é constantemente mostrada no livro, momentos históricos, como a primeira condenação usando a lei 10.948, que prevê sanções e atos discriminatórios contra homossexuais no estado de São Paulo, a morte de Edson Néris, o adestrador de cães, que foi barbaramente assassinado por skinreads na Praça da República, e posteriormente a condenação dos assassinos, o livro é uma memória de fatos relevantes para a comunidade LGBT.

Sabemos que o Mundo está longe está longe de tornar-se gay, em alguns países, que não é o caso do Brasil, podemos dizer que o Mundo é simpatizante. Um Mundo onde homossexuais são solteiros por força da lei, onde skinreds espancam homossexuais pelo simples fato de se ofenderem com a sexualidade alheia, e onde projetos de política inclusiva para o cidadão homossexual é tratado com descaso por grupos conservadores, não se pode considerar gay, mas, não podemos negar que estamos caminhando para um estado mais simpático com as causas LGBTs.

Concurso Cultural – Como o Mundo Virou Gay?

Quer ganhar de presente o livro “Como o Mundo Virou Gay?” do André Fischer? O Blog Passageiro do Mundo em parceria com a Editora Ediouro lhe da esse presente, basta responder a pergunta abaixo nos comentários do post “Como o Mundo Virou Gay?”, a melhor resposta receberá um exemplar do livro em qualquer lugar do Brasil.

Para você, como o mundo virou gay?

As respostas serão aceitas até a meia noite do dia 18 de novembro, a melhor resposta será divulgada no dia 20 de novembro, abaixo da resposta é necessário deixar um endereço de email para contato.

34 comentários:

S.A.M disse...

Esse com certeza eu responderei!
hehe

beijão!

VINCENZO GONZAGA disse...

o mundo sempre foi gay pois os homens heteros são de Marte, as mulheres heteros são de Vênus e nós somos da Terra. eles invadiram nosso planeta!!
hahahah
abração
Já olhei o site desse livro e realmente é muito bom!!!

VIADAGEM E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Não. O mundo nunca foi gay, não é e nunca será, o mundo é dos e das heterossexuais, dentro da sociedade heterossexista, heteronormativa, patriarcal, machista e profundamente preconceituosa e homofóbica. Mesmo dentro das maiores "democracias", os avanços sofrem retrocessos constantes e é preciso ficar muito atento, pois, como disse Thomas Jefferson: " O preço da Liberdade é a eterna vigilância "... basta uma mudança de poder para que se percam coisas e espaços duramente conquistados. Somos e seremos sempre "minoria". Ficar camuflando esse dado, fingindo que somos maioria, não levará a nada. O certo é assumirmos isso e lutarmos por uma nova sociedade, onde o respeito às tais "minorias" seja fundamental, a maioria exigirá isso... pode ser uma utopia, mas temos direito a ela. Considero esse livro superficial e feito para um tipo de bichas que não gostam de pensar muito, assim como tudo o que André Fischer faz, ele trabalha para uma elite homossexual, aquela que pode comprar seus direitos. Então, não faz parte da minha luta nem do meu time. Me machuca ver pessoas que possuem algum poder, mas... não fazem nada. Pior, só criticam,criticam, como a posição dele à Parada.
Sei que não serei escolhido. Justamente por falar o que penso. Mas O Passageiro do Mundo tem tanta qualidade que merece que seus leitores e leitoras sejam transparentes.
Beijos carinhosos,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br

Serginho Tavares disse...

vou pensar em algo legal pra escrever dessa vez
beijoooooooooos

Paulo disse...

Oba, concurso again!! Hehe... não vou perder a data desse, quero esse livro tb!!


beijo!

Anônimo disse...

Vou pensar numa resposta, falaram tanto desse livro, que to a fim de um!

Abraço. Sucesso.

Anônimo disse...

Olha, agora vi o prazo. Dia 18 é meu niver, tenho que ganhar! Kakakakakakakaka

Thiago de Assumpção disse...

curiosos para ler o livro...
vou elabora uma resposta....

Omega Hitz disse...

Como o mundo virou gay???
A cada dia que passa temos a certeza que o gay representa o sorriso, a alegria e claro família.
Virou gay porque a cada dia as pessoas se firmam, se reconhecem e se assumem. Sem medo e sem incertezas.
Se assumem e apartir daí esbajam alegria e claro dão um colorido especial ao mundo preto e branco.
Como o mundo virou ou quando? Como talvez não saiba, mas quando... SEMPRE
PEdro Pitanga
pedropitanga@omegahitz.com

Eduardo Peret disse...

Infelizmente, o mundo não é gay. Se é uma questão de tempo, ainda pode demorar um século ou mais para que isso aconteça.

É preciso mudar a cultura na base, na educação de crianças e adolescentes para a diversidade de gênero e sexualidade.

É preciso impedir que religiões conservadoras tenham acesso à escola fundamental e continuem ditando a política nacional.

É preciso garantir, em lei, a defesa dos nossos direitos e a justa punição de quem interferir nas nossas vidas e nos discriminar.

Aí, sim, o mundo vai começar a ser de fato, não só gay, mas lésbico, bi, trans, inter, multi, pluri, super, hiper, mega, MARA!

Anônimo disse...

Numa intenção, em que a busca pela proeminência discriminatória me fez galgar em prantos, contextuo-me para que o meu mundo virasse gay.

Trouxe então, para o meu mundo, a apologia gay.

Realização e satisfação interagem para a plena felicidade de quem, hj, assume sua verdadeira identidade.

E assim, pela emergente necessidade ao que é delicado, sublime, sensível, intrinseco... o mundo virou gay.

Willians disse...

O mundo virou gay no momento em que saí do armário! Vivia no escuro, sem cor, sem brilhos e lantejoulas. Não dizia o que pensava, não respondia, não gritava! Quando resolvi assumir-me a mim mesmo, deixei todas as cores adentrarem, a partir de então o meu mundo tornou-se gay. Utopia? Nada, orgulho e amor próprio.

Willians disse...

Perdoem-me a leseira...

o e-mail correspondente ao comentário acima:

willitol@hotmail.com

Abraços.

tommie carioca disse...

Sim, o mundo saiu do armário, foi um movimento inevitável, não estava mais cabendo tanta gente lá dentro. Afinal, o clube dos gays só tem adesão, não se conhece sócio que tenha cancelado a matrícula. E o povo adora uma novidade. Uma vez que uns gays começaram a mostrar publicamente que ser gay não era somente viver abafado no closet da lamentação e da mágoa de não ser aceito, que pode ser também celebrar a vida e ser feliz, uma tsunami gay invadiu as cidades grandes e o que se vê hoje são pessoas fazendo o melhor da vida: simplesmente sendo o que elas são, sem pedir licença e sem odiar os prováveis desafetos. A maior saída do armário gay foi essa, devolver ao mundo toda essa alegria inerente que a própria palavra gay deixa explícita. Levar-se a sério não significa ver a vida como uma tragédia e viver com medo. Significa encantar-se com o poder de ser inteiro, verdadeiro, de se gostar. Sim, o mundo virou gay, porque parece que a opção em ser feliz virou prioridade.

J. M. disse...

Amigão, valeu pelo comentário no blog. E o molho está sendo preparado. Estou escolhendo algumas ervas finas, tudo com muito cuidado, tudo muito "fresco" (kkkkkkkk) e na hora certa em que o macarrão chegar, estará tudo pronto, ao menos da minha parte, para preparar esta macarronada. Ei, tenho que pensar em algo realmente bom para ganhar esse livro. Tô muito afim de ler. Abração.

Marçal Dorneles disse...

Gente um mundo com uma biodiversidade enooooorme em todos os sentidos seria impossivel abrigar pessoas que trilham apenas o caminho da heterosexualidade,um lugar onde aprendemos a juntar cores pra formar outras cores realmente tem que ser plural. As pessoas agora tem mais coragem de se mostrar e o que tem transformado este mundo pintado duas cores é a evolução do pensamento a respeito da diferença.

Unknown disse...

dizer que o mundo virou "gay" é um comentário um pouco engraçado,
No meu ponto de vista o mundo não virou gay, que ouve foi a capacidade das pessoas de poderem se expressar melhor dentro de um sociedade mais moderna, mais justa e com mais leis ...analisando a historia vimos que o passado foi obscuro e é ainda em partes mais hoje com os meios de comunicação a realidade já é outra .o mundo não virou gay na verdade fomos nos que viramos colegas ..rsrsrssr valeu ...

Anônimo disse...

AH! Resposta do concurso cultural:

O Mundo VIROU gay?

tiagopavinatto@gmail.com

Anônimo disse...

Resposta para a promoção

O mundo virou gay a partir do momento em que saímos das nossas "tocas" e que a diversidade se fez presente de verdade, enfrentando preconceitos, tabus e toda a forma de discriminação. Mas não basta apenas ser e, sim, sentir-se gay. Daí por diante, o mundo irá progredir bastante.

diogenesaju@gmail.com

Jefferson Ferreira disse...

Primeiramente não pode-se afirmar que o mundo virou gay. Desde os primórdios a homossexualidade está presente em meio aos seres humanos. O grande problema do ser humano em geral é sua aversão pela diferença. Criaram-se mecanismos de poder, como a religião, para 'frear' a homossexualidade. Contudo, nos últimos anos, as pessoas tem se conscientizado disso e tido mais coragem de se expressar. Assim, torna-se mais fácil vermos a cada dia um número cada vez maior de homossexuais, uma vez que estão se conscientizando da naturalidade de sua opção. Paradoxalmente, diria que o mundo não virou gay, o gay é que começou fazer parte do mundo.

jefferson.ferreira@ymail.com

Anônimo disse...

O mundo virou gay apartir do momento que,o gays se uniram mais.Que nós vemos hoje é muito simples,muitos deixaram o medo de enfrentar a família e deixaram a timídes de lado, e enfrentam a sociedade com muita dignidade, e temos um público simpatizante muito grande e com isso tá conquistando o mundo com a sua "ALEGRIA"contagiante o mundo é muito mais feliz com os gays, um nome que tem um significado genuínamente correto.

fernanda.larissa@hotmail.com

Anônimo disse...

há muito tempo ja temos gays na historia,acontece que antigamente não tinha uma definição!
Temos Da Vinci,Shakespeare,Cervantes,Eleanor Roosevelt… enfim…

Creio que o mundo se tornando gay, foi uma abdicação ao igual, ao que nos foi imposto como unica escolha até então, ser heterosexual…

Mas como podemos observar, sempre existiu, existe e existirá uma vontade maior, uma opção que nos seguie, de sermos diferentes, de sermos aquilo que queremos ser!
” Gays ”

O mundo não se tornou gay,sempre carregou isto consigo desde foi criado, porem, apenas ao passar do tempo que difundiu essa ideia!


adrienlucian@yahoo.com.br

Raí Pereira disse...

Creio que o mundo virou gay quando os homens se enxergaram como homens....e gostaram do que viram...rsss

Um abraço a todos,
Raí Pereira
raysampa@hotmail.com

Anônimo disse...

Nome:Rafael Lemark
Cidade: Porto Alegre
E-mail: lemark_rfl@hotmail.com
Mensagem: Na verdade o mundo ñ virou gay...ele sempre foi,aloka...mas é verdade desde as civilizações mais antigas...cmo o Egito...grecia...e até mesmo roma...eram civilizações em q a bi e a homossexualidade eram prensentes.O homossexualismo masculino, inclusive, já foi considerado sinal de virilidade,é o q consta no código d hamurabi. Porém o cristianismo na idade média condena a homossexualidade,fazendo com q praticamente ñ houvesse homossexuais por decadas...assumidos pelo menos...creio q d 3 decadas pra cá houve ñ uma evolução...mas sim uma melhor conscientização,tornando mais fácil a aceitação e assim a exposição do seu verdadeiro eu aos outros sem medo d ser ridicularizado. vlwwwwwwwww

--------------------

Anônimo disse...

Nome:GUTHIERREZ WASCKOLIZ
Cidade: MADRID CAPITAL
E-mail: wasckoliz@hotmail.es
Mensagem: O MUNDO E GAY PQ O GAY VIVE EM TORNO DE TUDO E DE TODOS PQ AS MELHORES ROUPAS MARCAS,PROJETOS SAO DE PESSOAS GAY EU MESMO NA MINHA EMPRESA QUERO TODOS GAY. PQ O GAY TEM CUIDADO COM TUDO E SAB SEMPRE SE EXPRESAR BIEN COM TUDO E COM TODOS. `POXA ESSA SUA VOZ ME ENCANTA AMO COMO VCS USA SEU SUTAK ALO PRA TODOS OS XONADOS E AMIGOS DE BARCELONA Y MADRID BEIJOS GATO

-----------------

Anônimo disse...

Nome:wander
Cidade: Itaipava ES
E-mail: wander_2bb@hotmail.com
Mensagem: o mundo nunca será gay e sim conviverá com as diferenças(não que sejamos diferentes) assim como se vive com brancos negros e amarelos todos somos seres humanos. aliás nao temos culpa de termos nascido gays, num é verdade? um grande bjo para todos

----------------

Anônimo disse...

Nome:Jhonys
Cidade: Governador VALADRES
E-mail: mendelev30@hotmail.com
Mensagem: Oiii ro passando pr dizer que . minha opiniao...O mundo passa a ser gay Obs: as formas de expressao,.... apartir do momento que as ideias dexam de ser manipuladas e especuladas . e sim liberadas d eforma expontanea ..como vc mesm disse a Giria.. as expressoes vocabulares gays .. estam cada ves mais na onda do mundo Hetero.. e por que sera..?? bem a resposta agente ve ai a cada dia.. o nosos espaço esta sendo conquistado...

------------------

Anônimo disse...

Nome:bruno de paula
Cidade: paranaita mt
E-mail: www.tekito@hotmail.com
Mensagem: Oi gente tudo bom,na verdade essa teoria de que o mundo virou gay,Primeiro a visibilidade do gays. Antes você era obrigado a se esconder. Depois, como o mundo vê os gays - deixou de ser um estereótipo, foram assimiladas várias formas de ser gay.Assimilaram incorporação dessa questão a cultura,do mundo ser mais gay mesmo,hoje homem mudou, a revolução sexual gay… Hoje é mais difícil bater o olho e ver quem é hétero e quem é gay – não porque o mundo está mais hétero, mas porque o mundo está mais gay. Todo mundo foi relaxando e podendo assimilar um monte de coisa bacana e positiva que existe nessa cultura. É um processo que estamos vivendo. avida e sempre assim se acostumando ao comodismo!!!bjs.

------------------

Anônimo disse...

Nome:sid
Cidade: foz do iguaçu- Pr
E-mail: sidnei_titon@hotmail.com
Mensagem: Pedro existe uma lenda q diz que qdo Deus criou as almas elas tinham dois sexos e não eram felizes, então foram dividos em alams separadas, e receberam a missão de se encontrarem para serem felizes, por isso lutam para encontrar a sua metade dando origem assim aos gays com almas gemeas aprisionadas em corpos do mesmo sexo.... bjus

-------------------

Anônimo disse...

Nome:Dione Mattos
Cidade: Paranaiba
E-mail: dione_didi@yahoo.com.br
Mensagem: Ola Pedro tudo bem?? Adoro seu programa parabéns.....olha o mundo ainda nao é gay mas tb não está tão longe...e acredito tb que jamais o mundo vai virar gay pois ainda tem milhões de pessoas que tem preconceito com nós e bilhões de habitantes no qual é dificil dizer que o mundo é gay pois eu acho que o mundo precisa apenas de Deus isso sim...pra fazer com que isso vá pra frente e em paz....agora observando o mundo em geral o Brasil é um dos paises que tem gay d++++ mas não vamos referir o Brasil com o mundo não é??? abraçosss

------------------

Anônimo disse...

Nome:Rick
Cidade: Sao Paulo
E-mail: rick_rodrigues2005@hotmail.com
Mensagem: boa tarde lindo!!! a minha posição em relação ao perguntado é q tudo começou na criação!! desde q o mundo é mundo, ele sempre foi gay, é q agora é q temos cara e coragem de se jogar!!! enqto tivermos essa força, mais conquistaremos respeito ( QUE NAUM DEVERIAMOS LUTAR PRA CONQUISTAR, MAS SIM DEVERIA SER ALGO COMUM, COMO OLHAR A LUZ DO SOL)!!!! TOCA AMMANDA PRA MIM!!! BEJUS

-----------------

Anônimo disse...

Nome:Lucian
Cidade: Catanduva
E-mail: a.lucian@uol.com.br
Mensagem: Pedrinho, respondendo sua pergunta "Como o mundo virou gay", eu penso o seguinte... há muito tempo ja temos gays na historia,acontece que antigamente não tinha uma definição! Temos Da Vinci,Shakespeare,Cervantes,Eleanor Roosevelt... enfim... Creio que o mundo se tornando gay, foi uma abdicação ao igual, ao que nos foi imposto como unica escolha até então, ser heterosexual... Mas como podemos observar, sempre existiu, existe e existirá uma vontade maior, uma opção que nos seguie, de sermos diferentes, de sermos aquilo que queremos ser! " Gays " O mundo não se tornou gay, e sim ja nasceu com essa vontade!


-------------------

Anônimo disse...

O Mundo não virou gay, são os gays que estão virando o Mundo.

Kaplan disse...

Na verdade atribuo isto a vários fatores,contudo um é preponderante,temos uma geração(quem tem 25 anos para baixo)que cresceu sem pai ou mãe em casa.Isto obrigou a procura de respostas durante a puberdade que tornaram possível as experiências desta natureza. Imagine o menino sem orientação quando tem po primeiro orgasmo,a primeira mastubação... é orientado por um amigo mais velho (dois ou três anos a mais).Nesse interim abre lacunas para experimentar também algo novo... o acesso à net, na ausência deste amigo,também leva ao adolescente a esta situação. Mas, istoé bom pois temos uma geração com idéias novas, aberta e oxalá livre de qualaquer homofobia...Ab