Pesquisar este blog

sábado, 15 de novembro de 2008

Guinness World Recodrs – Maior Estátua de Cristo

A estátua de concreto do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, Brasil, tem 39,6m de altura e pesa mais de 700t, o monumento está inserido no "Guinness World Records", como a estátua de Cristo mais alta do Mundo. Sua construção foi concluída em 1931. Está localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. De seus 39,6m, oito estão no pedestal. Foi inaugurado às 19:15 do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, a estátua se tornou um dos ícones mais reconhecidos internacionalmente de ambos Rio e Brasil. No dia 7 de Julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleita uma das novas sete maravilhas do mundo.

A construção do Cristo Redentor ainda é considerada um dos grandes capítulos da engenharia civil brasileira. O dono do projeto levou a vida inteira construindo a estátua, erguida em concreto armado e revestida de pedra-sabão, originária do próprio pico do Corcovado. A pedra fundamental da estátua foi lançada em 4 de abril de 1922, mas as obras somente foram iniciadas em 1926. Dentre as pessoas que colaboraram para a realização, podem ser citados o engenheiro Heitor da Silva Costa (autor do projeto escolhido em 1923), o artista plástico Carlos Oswald (autor do desenho final do monumento) e o escultor francês de origem polonesa Paul Landowski (executor dos braços e do rosto da escultura).

Na cerimônia de inauguração, no dia 12 de outubro de 1931, estava previsto que a iluminação do monumento seria acionada a partir da cidade de Nápoles, de onde o cientista italiano Guglielmo Marconi emitiria um sinal elétrico que seria retransmitido para uma antena situada no bairro carioca de Jacarepaguá, via uma estação receptora localizada em Dorchester, Inglaterra. No entanto, o mau tempo impossibilitou a façanha, e a iluminação foi acionada diretamente do local. O sistema de iluminação original foi substituído duas vezes: em 1932 e no ano 2000.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) em 1937, o monumento passou por obras de recuperação em 1980, quando da visita do papa João Paulo II, e novamente em 1990. Outro conjunto de obras importantes foi feito em 2003, quando foi inaugurado um sistema de escadas rolantes e elevadores para facilitar o acesso à plataforma de onde se eleva a estátua.

Antes mesmo de ser construído, o Cristo Redentor foi motivo de acaloradas discussões que dividem o país em católicos e protestantes. Apesar de atualmente protestantes de todo o mundo visitarem o Cristo, inicialmente os líderes da Igreja Batista eram contrários à construção do mesmo, chegando a propor que o dinheiro arrecadado fosse usado na construção de uma obra beneficente. Em 22 de março de 1923, seguidores da Igreja Batista declararam em nota publicada em O Jornal Batista, órgão oficial da Convenção Batista Brasileira, seu desgosto quanto à construção do Cristo Redentor. A nota afirmava que a construção "será a um tempo um atestado eloqüente de idolatria da igreja de Roma e uma afronta a Deus. No dia em que tal crime se consumar, bom seria que todos os verdadeiros cristãos no Brasil se reunissem em culto penitencial, para pedir a Deus que não imputasse a todo o Brasil esse grande pecado, cuja responsabilidade deve recair sobre a Igreja Católica e sobre os governantes que não souberam ou não quiseram fugir à armadilha, preparada por ela com a isca do patriotismo". Afirmaram também que "os que tiveram a infeliz idéia de erigir o monumento a Cristo Redentor, não tiveram a intenção de honrar a Cristo, mas sim a de engrandecer o catolicismo romano. Se tivesse querido honrar a Cristo, procurariam erigir-lhe um monumento não no Corcovado, mas em cada coração. No coração é que Cristo quer reinar. Eles, porém, pretendem honrar a Cristo, desonrando-o, fazendo aquilo que ele terminantemente proibiu — fazendo-lhe uma imagem", 75 anos mais tarde, o Cristo Redentor se tornou um santuário católico, a decisão causou desgosto nos protestantes admiradores da imagem do Cristo, uma contradição com os batistas que se opuseram à construção do monumento.

Concurso Cultural – Como o Mundo Virou Gay?

Quer ganhar de presente o livro “Como o Mundo Virou Gay?” do André Fischer? O Blog Passageiro do Mundo em parceria com a Editora Ediouro lhe da esse presente, basta responder a pergunta abaixo nos comentários do post “Como o Mundo Virou Gay?”, a melhor resposta receberá um exemplar do livro em qualquer lugar do Brasil.

Para você, como o mundo virou gay?

As respostas serão aceitas até a meia noite do dia 18 de novembro, a melhor resposta será divulgada no dia 20 de novembro, abaixo da resposta é necessário deixar um endereço de email para contato.

54 comentários:

VIADAGEM E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Tenho a absoluta certeza de que a vista lá em cima ,no Cristo Redentor é a mais bela do mundo. Dentro de uma cidade que é , por si só, bela demais e preserva muito mais a nossa História que São Paulo. Acho, porém, que como vivemos em um Estado Laico, essa estátua pertence ao povo e foi colocada num local público, portanto é de todo o povo brasileiro e não apenas dos católicos, cuja igreja proibiu a distribuição de camisinhas lá no Cristo, em um evento. Quer proibir algo, já que é uma igreja que adora o pecado e o proibir, então que proiba dentro dos seus templos e aos seus fiéis, nunca para todo o povo da nação, isso é arrogância e é ditatorial. Já chega a petulância criminosa no caso do aborto e do casamento gay. Deve seguir suas diretrizes quem acredita nela e não quem acredita em outras religiões ou dogmas. Um absurdo total. Seria legal contar que os familiares do engenheiro da obra também quiseram a posse da estátua, há alguns anos, para lucrar com o turismo...
Enfim, parabéns pelo texto e por nos lembrar desse patrimônio.
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br

Serginho Tavares disse...

ta na hora desse cristo começar a olhar mais pela cidade senão não sobra mais nada la
nem ele

ALGARVE LIVE disse...

Olá,

Adorei o seu blog. Está fantástico.
Adicionei um link do teu blog no meu.

Abraço

Jorge

AlgarveGay

Gui Sillva disse...

chegar no Rio de avião é a coisa maisssss linda!
todo mundo merecia uma vez.

Charles Bordin disse...

Marcos, concordo com o Ricardo acho que o monumento é de todos...
Abraços...

O Menino que Voa disse...

olá!!! os Crito eh uma bencao para todos! LIndo visto de baixo, nos proporciona uma visao maravilhosa da cidade. PONTO para os Católicos.

Fábrica de Música disse...

Nao conheço o Rio de janeiro ainda, aqui em Santa catarina tem o Cristo Luz na cidade de Balneário Camboriú, que tem 33 metros de altura e fica a 154 metros do chao, tambem é muito bonito.

Kim Ferreira disse...

Bom como sempre eu sou suspeito, adoro tudo o que vc escreve, mas falando do cristo em copacabana, estive a ultima vez no Rio em 2003, e o apartamento que alugamos ficava na Rua santa clara, entre a atlantica e a nossa senhora de copacabana, e da janela da sala, viamos um pedacino do cristo.Quanto a colocação dos batistas, acho que não tem nada a ver, sabemos que realmente cristo tem que viver em nossos corações, e o fato de ter uma estatua erquida ali, não muda em nada isso, é apenas mais um monumento. Muito bonito, num lugar estratéico.

Alessandro Ribeiro disse...

Sem duvidas um grande monumento feito pelo homem, deve ser considerado um patrimônio de todos.

Anônimo disse...

O Cristo Redentor é lindo, e embora seja protestante, não o vejo como um objeto de idolatria, é só uma imagem, um ponto turístico, caro, por sinal, que gera uma boa receita à prefeitura do Rio, e sem contar que é um cartão postal maravilhoso. O Rio de Janeiro é uma cidade abençoada por Deus, e isso é o que importa.

Beijos

Núbia - www.nubibella.com

Unknown disse...

Eu não tenho alma, mas esse Cristo é bem bonitão! Sai fora , igreja ditatorial católica romanesca apostólica e burra!
Ummmmmmmmmmmmmmm, esse Cristão em cima de moi....kkkkk uma bicha esmagada!!!!! Socorro!

Jean Luiz disse...

Nunca fui para o Rio, sempre vi as imagens do Cristo por fotos, mas acho uma obra espetacular, rica e formidável. Não sou católico, mas tabém não crítico a obra. Adorar jamais, mas aprecio a obra em si.
Parabéns ao Rio de Janeiro por ter algo tão bonito para mostrar para o mundo.

Anônimo disse...

Cristo ... salve salve pois sua beleza é unica e sabemos nada mais que um dia e sim uma vida. pois desde de sua criação jamais será esquecido pois gerações após gerações ele estará ali sempre a ser agraciado por seus visitantes e sobre o rio ñ poderia estar em outra cidade: soi agraciado pelos dons que a vida concebeu a uma cidade linda e com muitas opções de turismo mas se você for ao rio e não for ao cristo é o mesmo que comer arroz sem tempeiro . é isso palavras expressão o que sentimos esteja onde estiver e com quer que estejas saiba que na vida temos uma passagen curta porem proveitosa se ainda não foi vá ao rio pois igual não tem,...

Anônimo disse...

nossa esse texto estas completo em,,
adorei,,
saber mais sbre,,
a histótia,,
sobre,,
o novo monumento.
um dos mais lindo do mundo ne,,
;;;

Marco disse...

Cara, nunca tinha parado pra pensar no Cristo Redentor por esta perspectiva. Muito bacana!

Sei que amo o Rio e ainda quero visitar o monumento. Se bobear, ainda tiro a famigerada foto de braços abertos na frente dele.

Hehehe.

Abs.

Anônimo disse...

OI MEU XARÁ + QUE LINDO


HOMEM O MONUMENTO, A ESTÁTUA, O CRISTO... SÃO TANTAS AS DENOMINAÇÕES E OU ADJETIVOS A IMAGEM NADA MAIS É QUE A CRONCRETIZAÇÃO DA FÉ .. QUE NÃO PODE SER VISTA, TOCADA SÓ SENTIDA, SE A IMAGEM NÃO REFLETE ISSO SÓ O CORAÇÃO DIRÁ JÁ QUE ORAMOS A UM DEUS INVISIVEL NÃO É?

BJOS
KINHO

Pavinatto disse...

Já pousei no Rio de Janeiro mais de 120 vezes... Sim, mais de 120 idas à Maravilhosa (que se resume à zona sul) by plane. E, by plane, o Cristo fica até deprimente. A minha grande emoção aérea em chegar no Rio sempre ficou por conta do Corcovado.

Quanto ao históricos dessa maravilha do mundo, em 1931, apesar de não adotar uma religião oficial, não existia no Brasil, como hoje há, um mandamento constitucional para que se respeitasse outra expressão religiosa que não ao catolicismo romano. De fato, até pouco tempo antes dessa data, eles não podiam sequer emitir um sinal de fumaça, não podiam externar sua crença e os cultos deveriam ser em casas fechadas (portas, janelas cortinas e tudo mais que pudesse mostrar a um passante de rua o que acontecia). Ora, o casamento, há pouco mais de dez anos antes de 1931, não era coisa para "crente"... Bem como hoje não é para gay.

A CULTURA Brasileira é Católica Apostólica Romana. A discussão do Cristo Redentor se repetiu, faz pouco tempo, na discussão do Cristo Crucificado no STF. Nos feriados nacionais com moto religioso. Em vários aspectos da vida oficial. Isso porque é plano era do Estado laico.

A atitude dos Batistas: no campo das idéias, houve um conflito de irracionalidades. A fé católica versus a fé protestante. Irracionalidades conflituosas, sim, mas houve atitude.

Porque os homossexuais não se incomodam, de forma concreta, contra todo o preconceito oficial?

"Mas os evangélicos são tão cruéis com a causa gay que nem parece terem sido vítimas de preconceito"... Blá Blá Blá... Eles lutaram... E as pessoas gays?

Em resumo, Marquinhos, esse embate do seu post MA-RA(!), a mim, remete a essa atualização que acabei de fazer.

Bjos.

VINCENZO GONZAGA disse...

Um coisa que penso é que os religiosos deveriam se preocupar mais com as pessoas que ficam aos pés da estátua pedindo esmola.
São pessoas que passam fome, que não possuem nada em sua vida.
Antes de reclamarem sobre uma obra de arte religiosa deveriam se precocupar com o próximo, que é o que Cristo pregou...Amai ao próximo!!!
Sobre o significado do Cristo Redentor cada um sempre teve e sempre terá uma opinião diferente.
Cristãos a idolatram. Satanistas a odeiam...o importante é ver a arte que está ligada a esta obra!
A estátua da LIBERDADE está em um país em que nao há liberdade, porém é adorada pelo mundo todo pela sua essência, pela sua arte.
As pirâmides Maias foram construídas para sacríficio humano porém o mundo as idolatra pela sua forma e construção.
Qual o problema com o Cristo Redentor se ele foi construído em uma época em que o catolicismo dominava o Estado?
Absurdo seria sua construção hoje!!!
Amai ao próximo e a arte tbem!!!
Grande abraço
Se blog é perfeito!!!
Vincenzo

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Marcos!

Que interessante! Sempre me perguntei como é que foi que as pessoas em 1900 e bolinha conseguiram por o Cristo Redentor lá em cima! Foram anos de trabalho e dedicação, como você escreveu no seu artigo. Muito legal saber um pouco mais da história do nosso país e dessa maravilha artística que é o Cristo.

Outra coisa que acho legal no seu blog são as promoções culturais que presenteiam os leitores com livros. Nesse do André Ficher, infelizmente não vou participar. Apesar de respeitar o movimento e ser totalmente contra o preconceito, além de ter certeza que deve ser um livro cheio de pesquisa, o tema não me interessa. Mas assim que tiver um outro livro, faço questão de participar, ok.

Abraço,

=]
--------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Anônimo disse...

Não tive a oportunidade de conhecer o Rio de Janeiro ainda. Alguns amigos já foram e me deixaram com muita inveja.
O Cristo merece o título de "Maravilha do Mundo", porque, sem dúvida alguma, ele o é. A única coisa que acho que ele é dos brasileiros, independente de qualquer coisa.

Abraço

Anônimo disse...

O estatua de Cristo Retentor mereceu ser considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno.
uma honra para todos nós brasileiros ter um monumento do nosso pais representado e conhecido em todo o mundo.

Hudson
Osasco - SP

Anônimo disse...

O seu artigo sobre o Cristo redentor é sem dúvida uma obra material da presênça humana na terra. No entanto a par do simbolismo que ela mantém para inúmeas pessoas, sobretudo católica, não deixa do entanto que ourtras tantas deixam de olhar para ela sem qualquer valor simbólico, nem mesmo a mensagem de esperança que Cristo deixou na terra à 2000 anos, essa sim deveria interessar a todos os humanos na Terra, que infelizmente ainda não aprendemos o caminho do bem.
P.S. inseri o seu artigo no meu blogue
Parabéns pelas reflexões que encontrei ao longo das suas páginas
Um abraço

Anônimo disse...

Sem palavras simplesmente lindo .....

Goiano disse...

quero um dia invadir o coracao do Cristo
dizem que os cabos de aço que dão sustentacao vibram e fazem parecer batimentos cardiacos

vamos invadir?

bjos

Anônimo disse...

Gostei do texto...tenho um fascínio especial pela estátua do redentor. Vc fez um trabalho bonito, histórico e capaz de despertar interesse ao longo de cada linha!As imagens dão um colorido especial ao texto!
Ahh...e devo confessar que eu votei no Redentor para uma das sete maravilhas!:)

Willians disse...

Poxa, é incrível as coisas que a gente descobre lendo o livro dos records! Guines também é cultura, vou querer ler pra saber outras curiosidades.

Abraços,
Willians.

MaxReinert disse...

Sempre achei o Cristo Redentor uma obra fantástica... crenças à parte, me fascina a possibilidade de fazer uma escultura desse porte naquele lugar!

Anônimo disse...

Texto profundamente coerente quanto ao assunto !

Repleto de todas as informações que possamos saber...

Mais uma vez, seu texto Marcos, esta envolvente, repleto da magia que lhe é dada na escrita!

tommie carioca disse...

Já dizia tom Jobim, "da janela vê-se o Corcovado, o Redentor que lindo"...

BinhoSampa disse...

Sou um dos fãs desse monumento, e sempre que vou ao Rio passo por lá, não que seja católico, mas pelo fato de ser um momumento impressionante e principalmente pela sua vista.

Interessante esse conflito dos protestantes e católicos e acredito que esse monumento não tenha atraído mais fiéis para o catolicismo.

Como sempre, arrasou!!!

Abs:-)

Leandro® disse...

Ainda não tive a oportunidade de conhecer o Cristo, mas aprecio a obra por fotografias (por enquanto hehehe).
Gostei do post, muito curioso.

Bjos Marquito!

Thiago Cavalcante disse...

Bom dia, Marcos. Desculpe-me a demora em regressar ao teu recanto. Mas cá estou eu, sendo lançado em informações que dantes não conhecia.
O Cristo Redentor é algo sublime, elevado. Há toda uma simbologia nele, e isso é visto de várias formas, tanto por cristãos católicos, protestantes e espíritas.
Na primeira vez que fui ao Rio de Janeiro quis conhecer o Cristo, e foi uma experiência linda. A visão que se tem da cidade vista do Corcovado é esplendida. Sentia Deus vibrando ante a visão que meus olhos degustavam com toda calmaria e limpidez.
É lindo. É algo divino.
Porém, uma coisa vale ressaltar, o Rio de Janeiro é lindo e não pode ser lembrado apenas pelo belíssimo Pão de Açúcar, Cristo Redentor e suas belíssimas praias. Há mais a ser explorado desta cidade tão bela. É uma pena eles não deram tanta atenção a cultura histórica – não generalizando, mas fato concreto do que falo é a Casa de Machado de Assis que hoje virou uma espécie de Locadora de Vídeos. – Lamentável.
Um grande abraço, Amigo.
Shalom, e obrigado por ter agregado a mim essas valiosas informações.

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar ao Marcos pela iniciativa de abordar esse tema aqui no blog.
O cristo alem de ser uma das estatuas mais MARA que eu ja tenha visto é brasileiro !!!
Por isso temos que ajudar nesta causa, para o nosso brasileirissimo cristo entre mesmo no "Guinness World Records"

Marcos mil beijos e vamos arrasar na parceria com o GHITS

Acessem: www.ghits.com.br ( O mundo G está aqui)

Tiago Guidotti de Guarulhos/SP

Anônimo disse...

Olha, a igreja católica teria ainda que pagar para o povo brasileiro todo o ouro que ela roubou do Brasil e levou para o Vaticano ou para decorar as igrejas da Bahia. Esse monumento, maravilha do mundo, é nosso! E vamos cuidar do que é nosso!

Anônimo disse...

Olá querido...como sempre escrevendo belas coisas
Eu acho lindo o Cristo Redentor, não conheço ainda, mais pretendo conhecer, esta na minha lista de "coisas que quero conhecer"...
Eu vejo fotos e imagens das paisagens e me encanto cada vez mais...realmente um presente de Deus e sendo abençoado por ele...
quanto as discursões..acho que tem coisas muito mais importantes a serem feitas..as pessoas ficam se prendendo a detalhes, coisas pequenas e esquecem que tem muita gente morrendo de fome....

Querido...beijos e estou sempre torcendo por você...mesmo distante fisicamente..mais bem presente no coração...

Anônimo disse...

Muito bom o post, adorei.
Boa informação como sempre.
O cristo alem de ser uma das estatuas mais bem vistas e deslumbrante que eu ja vi é brasileiro.
Devemos ajudar esta causa, para o nosso brasileiro cristo entre mesmo no Guinness.

Unknown disse...

Quando você vier ao Rio eu farei questão de te levar a esses lugares tão brasileiros e lindos. Aí entenderá a canção "corcovado", do Jobim e Vinícius...

Ju... made for living Happy and Partying!! disse...

Cristo muito lindo!! nunca fui... so conheço o de Pouso Alegre... mas se fro pessoalmente tao lindo qt o de pouso ou mais!! e realmente uma maravilha do mundo

Unknown disse...

A-do-ro o vestido longo da Redentora!!! Chiquésimo, moderno...porém um pouco quente para o verão carioca.
Beijinhos!

Demian disse...

Querido, tô impressionado com o texto e com a quantidade de informações. Nem quando eu busquei informações de lá encontrei um roteiro tão completo!

É indescritível a sensação de estar perto do Cristo Redentor pela primeira vez. A vista de toda a cidade maravilhosa, a sensação de estar ali, pertinho dele, que todos já conhecem por fotos e imagens.

Eu amo o Rio de Janeiro. E acho que todos mereciam um pouquinho de lá também!

AIRBORNE disse...

bom, eu não sou super fã do Rio não, mas acho a obra desse monumento uma das mais fantásticas, não só pelo porte mas pelo detalhamento... fui poucas vezes ao Rio e nunca a visitei, mas pretendo um dia, afinal não podemos deixar de valorizar o nosso patrimônio...

excelente post! parabéns!

Anônimo disse...

A primeira vez que fui ao Rio, me apaixonei pelo cristo, moro em Campinas, se não fosse laços familiares e profissionais que tenho por aqui, com certeza escolheria o Rio para ser a minha cidade, o crito redentor é lindo.

Anônimo disse...

Infelizmente não conheço o cristo redentor, o único lugar que visite no estado do Rio de Janeiro foi a cidade de Nova Friburgo, que convenhamos, é linda, charmosa, um lugar maravilhoso, da próxima vez quero conhecer a cidade do Rio de Janeiro e a suas belezas, entre elas, o Cristo Redentor.

Alexandre Lucas disse...

Resumirei: concordo com o amigo do "Sapato Branco".

ANDRE PANACHI disse...

MARCOS ADOREI O POST ESTANDO NO CRISTO EH TÃO DIVINO ...

Anônimo disse...

Sempre dou uma passada pelo seu blog e adorei este post... Espero muitos mais desse tipo... Um grande abraço...

Anônimo disse...

O Marcos tem muita vontade de ir ao Rio de Janeiro, ainda não tivemos a oportunidade, um dia iremos para conferir de perto uma das cidades mais lindas do Mundo.

douglas.vilela@uol.com.br

Anônimo disse...

Desde criança sou fascinada pelo Rio de Janeiro, concordo com todos os comentários que tece elogios a cidade, é um lugar lindo e notável, uma cidade que dá orgulho de pertecer ao Brasil, um grande destino do turismo mundial.

fernanda.larissa@hotmail.com

Anônimo disse...

Passageiro...
O fato do Cristo Redentor ser agora uma das sete maravilhas ajuda a reforçar a nossa auto-estima, nesta cidade tão bela e, ao mesmo tempo, um tanto descuidada.

Anônimo disse...

Num mundo tão controverso e vilipendiado, é bom ver que, ao menos o Cristo Redentor do Rio de Janeiro tem o seu valor reconhecido.

Anônimo disse...

Olha, eu não fui ainda ao Rio, mas tenho a convicção de que, depois deste excelente post, que a primeira coisa que farei quando for será visitar o Cristo belíssimo

Anônimo disse...

Bom, acho legal e interessante pôr Cristo no Livro dos Recordes; pois ele lutou bravamente para se adaptar e enfrentar nosso Mundo; não é mesmo?

@bloggerbrasilis disse...

O Cristo Redentor é o símbolo do Brasil em todo o mundo.

Unknown disse...

Muito interessantes as informações fornecidas sobre a estátua. Obrigado. Sempre gostei muito e por razões estéticas mesmo - é elegante, proporções corretas, bem ao estilo Art Déco, como é classificada estilisticamente.
Só discordo totalmente de sua eleição como "maravilha do mundo". Não é para tanto. A "vista" lá de cima é que é maravilhosa. Angkor Vat, que artística e históricamente é MUITO mais importante e digna de figurar na lista, não foi "escolhida". O Cristo Redentor só "entrou" por "quantidade" de votos. Não por "qualidade"... Mas enfim, como o brasileiro é um povo com muito complexo de inferioridade, é bom ter alguma coisa considerada maravilhosa mundialmente...