Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Capitu

“Ela é universal como literatura e como perfil de mulher. Indo além do que já ousei e me arrisquei nestes parágrafos, intuo que, embora o Brasil seja nome masculino, nosso país, por nossa complexidade oblíqua, energética, misteriosa, pela nossa História contada sempre de uma forma tão dissimulada e pelo fascínio tão decantado de nossos trópicos, é, no fundo, uma nação Capitu.”

Fernanda Montenegro


A mais misteriosa e enigmática personagem de Machado de Assis. Capitu consegue ser odiada e adorada por muitos, pois, sem sombra de dúvida, é uma personagem muito a frente do seu tempo. Capitu escondida por detrás dos seus misteriosos “olhos de ressaca” foi além de muitas mulheres da sua época que viviam a mercê das suas famílias.

Espero que a nova microssérie da rede globo mostre uma Capitu que não tenha o papel de desmitificar a personagem criada em Dom Casmurro, pois, se isso fosse necessário, Machado de Assis teria feito há mais de 100 anos, na ocasião da publicação do seu romance. Capitu é uma personagem que foi criada para permanecer para sempre no nosso imaginário de forma emblemática. A interpretação da personagem é algo pessoal e indiscutível, a minha Capitu não é necessáriamente a Capitu do imaginário dos outros. Capitolina vai de anjo a demônio, e vai muito além dos seus olhos de ressaca, de cigana oblíqua e dissimulada. A personagem de Machado pode ser confundida com cada de nós.

Será uma semana que terei que fazer grandes sacrifícios. Dormir tarde e levantar cedo não é fácil, mas não perco Capitu por nada desse Mundo. É uma programação obrigatória para todos os amantes da literatura brasileira, uma programação de extremo valor cultural, como a muito tempo não víamos na TV brasileira. A microssérie irá ao ar de 09 a 13 de dezembro, depois das programações variáveis que passa após a novela "A Favorita".

Espero que o novo trabalho consiga interpretar com maestria as particularidades dessa personagem, que é uma das mais polemicas da literatura universal.

Leia Também:

12 comentários:

t.e.a.g.o. disse...

louco pra ver a mini-serie...
Fiquei apaixonado pela trilha sonora, com aquele som de rock...

" O PIMENTA ! " disse...

Mas esse blog tá lindo como sempre !! dispensando comentários !! E nem preciso dizer que Capitu é minha ídola né????
bjão querido

Talles Borges e Borges Moreira disse...

Louco para poder assistir capitu logooo hahahaha
Acabei de postar anjoo!

Camila .:εïз disse...

Estou ansiosa para ver o que a Globo fará com a Capitu.
AdorooooooOOO demais essa magia que ela traz, esse mistérioooo!
=***

Ps. Brigada pela força, viu?! Tô ainda meio tristinha, mas vai passar.
Beijo

ToM disse...

sabe que eu decidi que meu blog vai ser um diário sempre e vou escrever tudo o que eu sinto, custe o que custar, acho q por isso até deletei tudo q pudesse levar pessoas "conhecidas" a ler meu blog. Quanto aos desconhecidos, serão sempre bem-vindos, eu não posso me preocupar com tudo e todos...huahaua
abraço

ps.: legal o post sobre a série, pena q naum poderei ver.

DON PAVINATTO disse...

Vamos conferir né, amigo...

Adriano disse...

essa mini-séries da Globo tiradas da nossa literactura são ricas em detalhes e belissimas.
vale a pena conferir

VINCENZO GONZAGA disse...

É um pena que seja tão tarde...mas com certeza verei.

Blog do Jean disse...

Vou me esforçar para assistir, também levanto cedo, e o cansaço bate forte a noite (rs). Mas depois do que descreveu aqui sobre Capitu, preciso ver.

felipemaia disse...

Concordo com vc!!!!

Ouvi uma entrevista no Jô da atriz da microsserie (nõa lembro o nome, ouvi pela Rádio CBN!)

"Se traiu ou não não é a parte central da obra..."

Então é o que sua b*+%#&????

Acho que a globo não vai colocar o dedo dela onde não deve!!!!

Serginho Tavares disse...

to louco pra ver a mini-serie
ah amigo gostava mais do outro banner
o cara desse ai é gostosão quero ele também aqui em casa mas sei la acho que o outro era mais legal
hehehehehee
beijos

Bat Biscate disse...

Fica aqui uma coisa que eu nao canso de reclamar, PQ DIABOS A GLOBO NAO POE SUBTITTLE NAS SERIES DELA QDO LANCA EM DVD?????? pq porra, Capitu parece que vai ser fodona, mas to no exterior, maridon nao fala portugues e isso é um saco. Ate o show do Calipso tem legenda em espanhol e ingles, PORRA Custa colocar legenda nos DVDs desses seriados?

enfim...so um desabafo.