Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Chic[érrimo]

Ninguém é chic se não for civilizado. Essa é uma premissa defendida por Gloria Kalil no seu novo livro. Muitas normas de etiqueta não precisariam ser impostas se todos soubessem onde termina o seu direito e começa o do seu próximo. Reparem que muitos códigos visam podar o homem para não invadir o espaço de um terceiro. Chic não é ser individualista, mas é saber a hora de entrar, retirar, pronunciar e calar.

Chic[érrimo] também aborda a evolução dos códigos e regras de etiquetas ao longo tempo, passando até pela a história da etiqueta, surgida na França e na Itália no século XIV. Nos anos 50, a moda era ser bom-comportado. Chic era ser “elegante”; nos anos 60, a moda era ser revolucionário. Chic era ser rebelde; nos anos 70, a moda era ser liberado. Chic era ser experimental; nos anos 80, a moda era ser poderoso, o que já não era tão chic; nos anos 90, a moda era ser único. O que poderia ser chic; nos tempos atuais, a moda é ser celebridade, o que pode dar em vulgaridade. Nada chic.

É obvio que o livro de Gloria Kalil vai muito além de regras básicas de etiquetas. A obra é um verdadeiro manual de requinte e bom gosto. No livro a autora aborda temas que no cotidiano parecem simples, mas quando nos somos os protagonistas, vemos que as situações são um tanto complicada. Como ser chic sem invadir a privacidade dos demais? Como se vestiar adequadamente em diversas ocasiões? Como se nos portar mais variados tipos de festas? E Como ser um turista chic? São algumas duvidas que serão sanadas com as 240 páginas da obra.

É um ótimo livro para ler e mantê-lo em fácil acesso para futuras consultas, pois, ninguém é obrigado a lembrar-se se é do lado esquerdo ou direito do convite de casamento vão os nomes dos pais do noivo, porém, antes de qualquer dica de etiqueta, temos que sempre nos lembrar: Ninguém é chic se não for civilizado.

Dados Técnicos:

Nome do Livro: Chic[érrimo]
Autora: Gloria Kalil
Número de páginas: 240
Formato: 15,5 x 23 cm
ISBN: 978-8500-024-535
Editora Ediouro
Preço: R$ 49,90

3 comentários:

Anônimo disse...

Adoro a Gloria Kalil, adoraria ganhar um presentão desses, rsrsrs.

A temática do livro é de extrema necessidade. Se pudessemos extrair um pouco do livro e praticarmos, teriamos uma convivência harmoniosa.

Boa dica.
Bjos ú&e

Unknown disse...

chic nos tempos atuais é não dar a minima para Gloria Kalil, o tempo mudou e ela não acompanhou ... Na Sala com Danuzza, é bem melhor e está mais plugado com a realidade atual apesar de ser um livro velho ...

A Gloria Kalil, parece que vive num mundo paralelo .. mas com certeza não é mais o planeta terra ...

Anônimo disse...

Olá, amigo. Boa noite.
Chega ao fim a Campanha Homens de Bem 2009.
Este ano nós conseguimos arrecadar um valor 40% superior ao arrecadado no ano passado e este êxito deve-se também ao seu empenho.
Eu gostaria de agradecer imensamente a você pela ajuda e pedir que você continue acompanhando as prestações de contas em nossa blogue. O encerramento mesmo da Campanha se dará com a publicação da carta recibo da instituição.
Um grande e fraterno abraço,
Mister Man