Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Dia Internacional do Livro (Atrasado)

“Um país se faz com homens e com livros”.
Monteiro Lobato

Acabei me confundido as datas do dia internacional do livro. Ontem pensei: Farei um texto sobre do dia do livro e relacionarei todos os comentários de livros que fiz até hoje. Uma pena... Quem me conhece sabe essa confusão com datas, horas e lugares é absolutamente normal. O Douglas pode validar essas informações, só nos sabemos o quanto eu já gastei de gasolina à toa por estar perdido em São Paulo.

Ontem, em comemoração ao dia, a Fesp (Faculdade de Sociologia de São Paulo), na qual eu sou aluno, promoveu o projeto “Literatura Espalhada”. Foram quase 400 livros distribuídos para a comunidade em torno da Vila Buarque. Os contemplados eram abordados pelos alunos nas mediações da faculdade e presenteados com um livro. Achei a proposta super inovadora.

Essa foi a 2ª edição da “Literatura Espalhada”. O projeto foi idealizado pela professora de Língua Portuguesa, Eliana Asche. Queria muito ter participado, mas devido à confusão que eu fiz sobre o dia, só fiquei sabendo depois que aconteceu.

O dia 23 de abril não foi escolhido de forma aleatória para se comemorar o “Dia Internacional do Livro”, nessa data comemora-se o aniversário de morte do grande autor espanhol Miguel de Cervantes, autor de “Don Quixote de La Mancha”, um clássico da literatura universal. William Shakespeare também faleceu em 23 de Abril de 1616. Porém, é importante notar que o Calendário gregoriano já era utilizado na Espanha desde o século XVI, enquanto que na Inglaterra sua adoção somente ocorreu em 1751. Daí, em realidade, William Shakespeare faleceu dez dias depois de Miguel de Cervantes.

Seria ótimo se todos tivessem o hábito de trocarem livros nessa data. A afirmação de Monteiro Lobato que diz que “Um país se faz com homens e com livros” é uma grande realidade, mas como convencer a população que essa premissa é verdadeira? Somos governados por um presidente que diz que livro bom é aquele que têm as paginas em branco? Devido à falta do habito da leitura, livros no Brasil é um artigo caro. Espero que um dia essa situação mude.

Recomendo a Leitura:

7 olhares
A Filha do Escritor
A Guerra de Clara
Benjamin & Nicolau
Como o Mundo Virou Gay?
Crônicas do Brasil Contemporâneo
Da Vida dos Passáros
Guinness World Records
Madonna 50 Anos
Minha Vida de Stripper
No País de Obama
O Caçador de Pipas
O Livro da Bruxa
Quem é Capitu?
Relicário - Contos Homoeróticos
Vida de Modelo
Uma Luz para Davi

Concurso Cultural – Vida Modelo


Quer ganhar de presente o livro “Vida Modelo” de John Casablancas? O Blog Passageiro do Mundo em parceria com a editora Agir lhe dá esse presente. Para isso, basta responder a pergunta abaixo nos comentários do post “Vida Modelo”. A melhor resposta recebera um exemplar do livro em qualquer lugar do Brasil.

Para você, qual o maior segredo para ser uma top model?

As respostas serão aceitas até a meia-noite do dia 29 de abril. A melhor resposta será divulgada no dia 01 de maio, abaixo da resposta é necessário deixar um endereço de email para contato.

Nenhum comentário: