Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A Cueca

Na próxima quarta-feira, dia 16 de setembro, a partir das 19 horas o Casarão Brasil em mais uma iniciativa social convida para a exposição “A Cueca” – A união da arte e saúde pode ser vista na exposição “A Cueca”, uma abordagem instigante sobre uma das peças mais antigas do vestuário masculino. A exposição esclarece de maneira educativa e lúdica que a prevenção do câncer de próstata é a melhor solução. A mostra pode ser vista no Casarão Brasil até o dia 20 de outubro de segunda a sexta das 10 às 18 horas. A ação é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem (ABAPC) em parceria com a Associação Brasileira do Câncer (AB Câncer) e Casarão Brasil (CABAG).

Os artitas Nino Millan, Mirthes Bernardes, Elza Carvalho, Carlos Dercoles e Arluce Gurjão, convidados da ABAPC apresentam seus trabalhos sobre a cueca dentro de um padrão artístico peculiar, ou seja, são feitas de diferentes materiais, como ferro, metal, tecido, resina e outros, aproveitando para contar um pouco da evolução e história desta peça. Através da arte, pode-se falar de assuntos e problemas que ainda são tabus, principalmente entre os homens.

A mostra se propõe, de forma educativa e lúdica, a esclarecer que a prevenção do câncer de próstata é a melhor solução. A doença se desenvolve principalmente em homens com idade superior a 50 anos ou naqueles que possuem casos de tumor na família. Para detectá-lo, pessoa deve se submeter ao exame de toque retal e PSA (dosagem do antígeno prostático específico). Esses exames também identificam outros problemas na região da próstata.

A cueca é uma exposição que visa unir arte e saúde e mostrar que podemos abordar uma peça íntima masculina de forma engraçada e didática. Tornar público e rever conceitos estéticos é um grande desafio social e artístico.

O Câncer de Próstata e a Exposição

O preconceito e a resistência ainda são muito grandes por parte dos homens e, quando a doença é descoberta, já está em estágio bem avançado. Por este motivo, a realização desta exposição em local de grande movimento de pessoas, ganha importância fundamental nessa junção da arte com a prevenção.

A dieta tem sido apontada em alguns estudos como fator importante na etiologia deste câncer. Uma alimentação com base em gordura animal, carne vermelha e cálcio tem sido associada ao aumento no risco de desenvolver câncer de próstata. Já uma dieta rica em vegetais, selênio, vitaminas D e E, licopeno e ômega-3, tem indicado proteção para o desenvolvimento desta neoplasia. Alguns estudos apontam a obesidade como fator de risco para a mortalidade por câncer de próstata.

O preconceito e a resistência, ainda é muito grande por parte dos homens e quando se descobre, o processo já está em estágio bem avançado. Ao contrário das mulheres quando falamos do câncer de mama, situação amplamente divulgada pela mídia quanto a prevenção.

A exposição é uma reverência a uma causa social muito importante e que através da arte podemos tocar e falar de assuntos e problemas que ainda são tabus, principalmente entre os homens, num tom especulativo, no sentido de unir a arte com a saúde e de que modo podemos abordar uma peça íntima masculina de forma engraçada e didática. Usar uma peça sem conhecer a sua história e evolução através dos séculos é no mínimo instigante. Tornar público e rever conceitos estéticos é um grande desafio social e artístico.

Serviço:

Exposição: A Cueca
Local: Associação Casarão Brasil
Rua Frei Caneca, 1057
Abertura: 16 de setembro 2009
Horário: 19 horas
Para Visitação: 17 de setembro a 20 de outubro 2009
Horário: das 10 às 18 horas.
Tel:11 3171.3739

4 comentários:

FOXX disse...

ô blog pra ter dicas ótimas q eu qria poder ir ver mas estou longe

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

ops ... ótima dica ... pena que amanhã estou voltando para BH ... mas enfim ... valeu para quem vai estar aqui por sampa ...

;-)

Anônimo disse...

Marcos, tenho também o GIV para ir. Queria ver se dá para conciliar. Vc chega cedo por conta da facul, né?

Se sim, beleza, estarei lá! Quero sair no máximo as 20h00, ok?

André Mans disse...

essa eu quero conferir!