Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Dia de Sair do Armário

Todo dia é dia de se viver como somos, mas 11 de outubro no Brasil passará a ser um dia especial quando o assunto for viver longe da mentira e da omissão no que diz respeito à homossexualidade, à bissexualidade e à identidade de gênero. O Estruturação - Grupo LGBT de Brasília, a partir deste ano, passará a comemorar o 11 de outubro, Dia de Sair do Armário.

O objetivo é envolver lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e heterossexuais na construção de uma realidade em que a diversidade de orientação sexual e a identidade de gênero possam ser vividas de forma livre e respeitosa. Algo que passa, necessariamente, pelo bem-estar individual de se colocar na sociedade como LGBT sendo-se verdadeiramente quem se é.

A iniciativa é feita para trazer ao Brasil o movimento sobre o tema que é feito desde 1988, quando, nos EUA, começou-se a celebrar o National Coming Out Day, em 11 de outubro. A proposta não é determinar um dia para se sair do armário, mas sim levantar o debate sobre a importância de se assumir e se ser publicamente quem se é internamente.

A campanha, inédita no Brasil, tem várias ações:

- Concurso nacional de fotografias relativas ao tema sair do armário com distribuição de prêmios;

- Orientações sobre como sair do armário, enfim, assumir-se como LGBT;
- Explicação sobre o termo a origem de o termo sair do armário;

- Divulgação de como pessoas LGBT influentes e conhecidas enfrentaram o desafio de não mentir ou omitir a própria orientação sexual e/ou identidade de gênero.

A minha saída do armário foi através de um “outing” promovido pela minha irmã, foi uma experiência traumatizante, até hoje penso que eles deveriam pagar a conta do meu analista. Eu tinha 17 anos quando um segredo irmã ganhou proporções gigantescas e um assunto que dizia respeito só a mim, foi motivo de uma crise familiar. Sair do armário é uma decisão muito pessoal, mas conviver com uma mentira é um grande empecilho para estar bem por si só. Sair do armário é um ato de militância, faça a sua parte e ajude a construir um mundo sem homofobia.

Concurso Cultural – Erótika Fair

Quer ganhar de presente um par de ingressos para a Erótika Fair? O Blog Passageiro do Mundo em parceria com os idealizadores do evento lhe dá esse presente. Para isso, basta responder a pergunta abaixo nos comentários do post “15ª Erótika Fair”. O autor da melhor resposta, junto com o seu acompanhante, poderá conferir todas as atrações disponíveis no Erótika Hot.


Qual fantasia sexual você ainda não realizou?

As respostas serão aceitas até as 23h59min do dia 07 de outubro. A melhor resposta será divulgada no dia 8 de outubro, abaixo da resposta é necessário deixar um endereço de email para contato.

6 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Amigo Marcos e sua incansável militância ... parabéns querido ... sua presença, não só no meio GLBT mas em todos os movimentos de relevância, só me fazem admira-lo cada vez mais ...

bjux

;-)

Caco disse...

Eu achei ótimo isso. Quem sai do armário, acaba se tornando um exemplo. E como você disse, ajuda a acabar com o preconceito.

FOXX disse...

eu tenho um armário bem ventilado!

Diego Hatake disse...

E dia 11 tem gente no Twitter querendo fazer uma blogagem coletiva no dia. Eu achei a ideia boa, que tal?
Fui!

Vanderson disse...

importantee!!
mas pra mim o dia foi o 7 de setembro..."saí" do armário em um 7 de setembro...tudo a v né?!
hehehehe
abraçoo!

Hugo de Oliveira disse...

Gostei muito amigo...quero sua permissão para postar esse texto em meu blog também. É possível?

Quero divulgar essa data também.

Aguardo respostas.

abraços


Hugo