Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de junho de 2010

10º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade

Integrando a programação oficial do Mês do Orgulho LGBT, e em parceria com o Sesc São Paulo, ocorre nesta sexta (4), a cerimônia de entrega do 10º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade. O evento ocorrerá no dia 4 de junho, às 20 horas, no Sesc Pompéia, contará com apresentação da banda feminina do Rio de Janeiro, As Chicas, e terá entre seus premiados a minissérie da Rede Globo, Ó Pai, Ó. A premiação contará com a presença confirmada da diretora Monique Gardemberg, do ator Marcio Meireles (diretor do Olodum) e do ator Leno Sacramento.

A minissérie explora as ruas do Pelourinho, na capital da Bahia, com personagens afinados no humor. A minissérie gira em torno da vida dos moradores de um cortiço, onde a dona do imóvel - que fica no centro histórico de Salvador - é dona Joana, uma beata que não dá paz e cuida da vida de todos. Entre as personagens emblemáticas há a travesti Yolanda e a lésbica Neusão, que na segunda temporada da série desejaram formar uma família. Os roteiros delicados envolvendo questões ligadas à tolerância religiosa, racial e sexual trazem Neusão e Yolanda de forma digna e simpática. A relação inusitada entre duas personagens carismáticas contribui para uma percepção de respeito e compreensão do grande público.

O ator Leno Sacramento acredita que produções como essa podem até não superar preconceitos, mas, com certeza, ajudam a diminuí-los. “Acredito em ações culturais, quando realmente acontece das pessoas se mobilizarem. Nisso eu acredito!” Leno agradece o prêmio como um reconhecimento dos ideais artísticos do grupo O Bando e suas peças teatrais que deram origem à minissérie. “Estamos felizes pelo prêmio, e certos de que, o que de fato está sendo premiado, é uma ideia de mundo pela qual trabalhamos, há vinte anos: o respeito às diferenças!


O Prêmio é uma forma de homenagear instituições, ações culturais e protagonistas de propostas e fatos significativos para a população LGBT, reconhecendo a atuação dos premiados na promoção dos Direitos Humanos. Sendo, por isso, um momento importante de divulgação e valorização das atividades que colaboraram com o movimento na consolidação do respeito à diversidade, bem como um estímulo às práticas socialmente responsáveis. Para assistir à entrega do Prêmio, interessados devem chegar com uma hora de antecedência ao Sesc Pompéia para retirar seu ingresso.

Serviço:
10º Prêmio da Cidadania em Respeito à Diversidade
Dia 4 de junho, às 20 horas
Sesc Pompéia - Rua Clélia, 93, Lapa
Curadoria: Francione Oliveira Carvalho

2 comentários:

Endim Mawess disse...

iniciativa legal quem sabe poderiam premiar blogs tambem

Tiago disse...

Que bonito o fato de estar sendo premiado o que é feito com qualidade e acontece pelo nosso país..
Que viva esse FDS da Diversidade!
=)