Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Imigração Quebec

Terça Feira (16/09) assisti à uma palestra promovida pelo governo de Quebec sobre imigração no teatro da Aliança Francesa, no centro de São Paulo. Achei a proposta muito interessante, uma oportunidade de uma nova vida num país com um índice de violência bem menor e uma qualidade de vida muito superior a que encontramos aqui no Brasil.

A província de Quebec tem um processo de seleção diferenciado do restante do Canadá. São eles quem escolhem os seus imigrantes e ditam as regras para tal. No restante do país, o processo é federal. Na imigração, eles dão preferência para profissionais formados e com experiência, candidatos de qualquer idade conseguem imigrar, porém eles dão preferencia para pessoas com até 35 anos, caso o candidato tenha mais idade, é imprescindível curso de mestrado ou até mesmo um doutorado. Essa exigência existe pelo fato do Canadá ter uma população de idosos gigantesca e se eles imigrarem candidatos com mais idade, em pouquíssimo tempo aquele imigrante sairá do mercado de trabalho e o problema da falta de mão de obra qualificada não terá sido resolvido. Casais gays também são aceitos, e o processo para imigração é exatamente que para casais héteros, o Canadá é um país sem nenhum preconceito, incluíndo a orientação sexual.

No caso da imigração de um casal gay, é pedida a confirmação de uma união estável de no mínimo um ano. Essa confirmação é mais simples do que possamos imaginar: documentos como correspondência, extrato bancário de conta corrente em conjunto ou registro de união estável em cartório são suficientes. É recomendável que a parte mais qualificada do casal entre como o requerente principal, ou seja, aquele que tem mais estudo e experiência profissional (tanto para casais gays como héteros). Os Filhos inclusos no processo imigratório geram a mesma pontuação que uma MBA geraria, o Canadá quer imigrar crianças para estudarem em suas escolas e aprenderem a cultura canadense.

Para a entrevista no processo de imigração, o consulado pede conhecimento de, no mínimo, 150 horas de francês, o que equivale ao nível básico da língua, quanto mais fluência se tiver na língua, maiores são as chances de aceitação. O conhecimento de inglês não é obrigatório, mas é importante pois Montreal (maior cidade da província de Quebec), é uma cidade bilíngüe, estima-se que 80% da população seja fluente no inglês e no francês. Esntretando, o idioma oficial da província é o francês e todos os assuntos referentes à imigração é tratado na Lingua francesa.

O processo dura em média 1 ano, tempo necessário para correr atrás de alguns pré-requisitos para imigração que o candidato não cumpriu. Muitos entram no processo de imigração sem ter a condição necessária para a entrevista em francês, e nesse meio tempo os candidatos preparam-se para tal. Eu já estou estudando, até o meio do próximo ano já estarei apto para a entrevista, mas não imigrarei no ano que vem. Tenho outros assuntos para tratar, problemas que serão resolvidos em médio prazo, mas se Deus quiser, em 2010 eu serei um imigrante canadense. O bom é que até lá eu já terei um ótimo nível de francês, o que facilitará muito a entrevista.

Concurso Cultural - Madonna 50 Anos

Quer saber tudo sobre a vida da maior cantora pop de todos os tempos? O Blog Passageiro do Mundo em parceria com a Editora Nova Fronteira lhe da esse presente, basta responder a pergunta abaixo nos comentários do post “Madonna 50 Anos”, o autor da melhor resposta receberá o livro em qualquer lugar do Brasil.

Em sua opinião, qual fator levou a Madonna tornar-se o maior ídolo da música pop?

Serão aceitas respostas até a meia noite do dia 26 de setembro, a melhor resposta será divulgada no dia 30 de setembro, abaixo da resposta é necessário deixar um endereço de email para contato.

Para maiores informações sobre o livro, acesso o site Madonna 50 Anos.

12 comentários:

Serginho Tavares disse...

adorando as dicas
vou guardar bm esse post
acho que Québec devia virar um país logo

beijos moço

BinhoSampa disse...

o unico problema desse país e a baixa temperatura, não me adaptaria , sou mais clima tropical...

O bom do Canadá é isso, eles incentivam a migração, principalmente quando há jovens e crianças envolvidas, porque a média de idade da população é alta e eles querem a presença de jovens...

Desejo boa sorte para vc e tenho certeza que vcs conseguiram ir para Quebec...e espero um convite para visitá-los por lá.... hauhauhauhau

Abs:-)

Paulo disse...

Tenho parentes lá, vivem me chamando para passar uma temporada, mas e tempo pra isso? Pior, tenho medo é de gostar e resolver ficar por lá...

Vai saber, vai q meu destino é um lindo canadense, hahahaha!


beijão!

Unknown disse...

Se fosse a Austrália eu iria, mas Canadá é gelado demais, iria congelar lá.

Beijo =D

VIADAGEM E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Conta pra gente como vive a comunidade brasileira em Quebec....Marcos, suas informações estão excelentes!
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br

O Menino que Voa disse...

força total MESMO hein? eu tb estou estudando Frances. Alem de ser aluno do Senac, estou no Live Mocha, que ajuda muito como ferramenta. Caso vc nao conheça, vai em www.livemocha.com Abreijos

Leandro® disse...

Nossa, quanta determinação hein menino....estou surpreso e feliz por vc.

Goiano disse...

moço
vc ta indo embora mesmo????

jura??????

poxa

e SM? com quem vou praticar???
hahahah vc nao pode é casado

bjos

Gui Sillva disse...

experiências em outros países ão sempre gratificantes.

Anônimo disse...

oi xará lindo e em breve canadense


minino que empolgação eu leio e fico torcendo por vc e doug. com certeza intêligente como vc é em meses estara falando o francês lindamente nos mantenha informado de tudo thá e quem sabe não nos vemos em montreal ? kkkkkk

bjos kinho

felipemaia disse...

Esse negócio de canadá!!

Seria bom e o frio então!!
ooo

:D

Anônimo disse...

Adorando conhecer mais o canadá, quem sabe eu possa ateh imigrar pra la, mas peciso de muito cacife hahha
Bjaum!