Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Nota Pública: Participação de Ricardo Aguieiras no Programa Nacional do PSDB

Devido aos ataques proferidos contra o militante Ricardo Aguieiras a partir de sua participação no programa de televisão do PSDB, nós do Diversidade Tucana - Núcleo de Diversidade Sexual do PSDB pensamos serem necessárias algumas considerações.

As palavras ofensivas partem sempre dos mesmos militantes, aqueles que gostariam que o Movimento LGBT fosse, em sua integralidade, mais um braço cooptado pelo Partido dos Trabalhadores nos movimentos sociais. Atacam os que não optam pelo petismo e acusam um suposto "desmascaramento" daqueles que ocasionalmente critiquem alguma postura do PT ou elogiem alguma postura do PSDB.

Neste caso, especificamente, os ataques configuram-se em um novo nível de falta de escrúpulos, mesmo para esses que o tempo todo defendem que o Movimento LGBT mantenha-se ajoelhado frente à agenda de seu partido.

Acuar de maneira covarde um homem que tem a coragem de se expor como pessoa física soropositiva, unicamente para constatar aquilo que todos os militantes HIV/AIDS são unânimes em concordar - a cidadania conferida e as vidas salvas pelo programa formulado pelo ex-Ministro José Serra, elogiado e copiado pelo mundo todo - demonstra claramente um grupo minoritário de militantes dispostos a qualquer coisa em favor do objetivo eleitoral de seu partido.

Nós do Diversidade Tucana temos orgulho em estarmos ao lado de um candidato à Presidência da República que mereça as menções elogiosas de um militante como Ricardo Aguieiras, ativista corajoso de questões relevantes como a sexualidade na terceira idade. Ainda assim - para o espanto daqueles que pautam sua militância pelo maniqueísmo artificial - respeitamos integralmente sua autonomia partidária. Fosse outra a sua escolha, teríamos grande alegria em podermos contar com o Ricardo Aguieiras em nosso núcleo, um militante coerente e respeitado.

Por fim, queremos deixar claro que mesmo aqueles que fazem parte do Diversidade Tucana não deixam de manter sua posição de autonomistas em relação ao movimento social. Somos um espaço para os LGBTs dentro do PSDB, e não o contrário. Nunca defenderemos a submissão da agenda do Movimento LGBT aos interesses políticos e eleitorais do nosso partido, pois acreditamos que um movimento social independente cumpriria seu papel de representação com maior legitimidade do que a alegre subserviência por parte de alguns grupos militantes a que assistimos nos últimos anos, enquanto os direitos dos LGBTs continuam a ser negligenciados em nosso país.

Diversidade Tucana - Núcleo da Diversidade Sexual do PSDB

2 comentários:

FOXX disse...

ok...
mas eu não voto no PSDB...

Ricardo Rocha Aguieiras disse...

Marcos, eu só tenho a agradecer à você, ao Diversidade Tucana, ao Mauricinho e ao PSDB, continuarei grato ao Serra, sempre.
Você viu a que ponto chegaram as ameaças??? mas, bobagem, só demonstra o verdadeiro caráter deles. Como eu disse para a Miriam, não tenho medo deles, mas tenho medo do continuísmo petista, pois vão continuar nos atacando sem nenhuma ética.
Beijos e obrigado,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br