Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de março de 2011

O Carnaval de João Carlos Martins

Não assisti nenhum dos desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, não sei nenhum trechos dos sambas enredos e qual a temáticas das demais escolas, mas não pude deixar de ver no telejornal a noticia que a Vai-Vai homenageou o maestro João Carlos Martins na apoteose e saiu de lá como campeã do Carnaval em 2011.

João Carlos Martins merece todas as nossas homenagens. Paulista, nascido em 25 de junho de 1940, João Carlos é ex-pianista e especialista nas interpretações das músicas de Bach. Perdeu os movimentos da mão direita por conta de um acidente num jogo de futebol e recuperou depois de uma serie de tratamentos. Com o decorrer do tempo desenvolveu LER (Lesão por esforço repetitivo) e hoje tem os movimentos da mão comprometidos.

Quando a Diana King esteve no Brasil, eu tive o privilegio de assistir ao seu concerto. O Caras In Concert uniu o reggae com a música erudita e foi um show que ficou na história. Realizado na São Paulo, o evento contou com a participação da orquestra HSBC, sob a regência de João Carlos Martins.

O maestro da periferia tem história para contar, com a vida cheia de altos e baixos, João Carlos Martins é sinônimo de superação. João Carlos desenvolve junto com a FAAM, um projeto de introdução a música erudita a jovens carentes. Sua história prova que “A Música Venceu” e que aos 70 anos de vida, João Carlos na música pode tudo, do samba ao erudito, ele é o grande maestro.

Nenhum comentário: