Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Consciência Política – Procure Conhecer o Seu Candidato

Hoje fui encontrar o Douglas para resolver alguns problemas, depois o deixei em sua casa e voltei para a minha. Na volta encontrei uma carreata de uma candidata a vereadora. Aqui é uma cidade pequena, devemos ter em torno de 80 mil habitantes, então, qualquer movimentação, por mínima que seja pára a cidade, peguei um pouco de congestionamento. No meio da carreata estava a candidata a vereança acenando para o povo. Fiquei pensando: Será se alguém vota num candidato porque o viu acenando na rua para as pessoas? O pior é que a resposta dessas minhas indagações é positiva, sim, os eleitores votam em candidatos que ao invés de propor discussões sobre o futuro da cidade, fazem uma campanha acenando para o povo.

Dias atrás, o Douglas viu uma carreata do vereador e candidato a vereança de São Paulo Agnaldo Timóteo. Douglas disse que ele estava num carro do mesmo modelo que o Bush usou quando veio ao Brasil. É engraçado como quanto mais ostentação e poder um candidato demonstra, mais o povo o exalta, os colocam em pedestais, ninguém se pergunta se o que um individuo ganha como vereador dá condições dele manter tais ostentações.

Os candidatos têm que manter um debate com a sociedade. Verificarem as necessidades dos seus eleitores, apresentarem uma proposta de trabalho. E não subir num carro e acenar para o povo. Por outro lado, vemos que a sociedade não exige muito de seus candidatos, o povo vota no candidato que tem uma musica bonita, num ritmo do momento e que repete várias e várias vezes o numero de sua legenda. Mas isso não é o bastante, não podemos contratar uma pessoa para exercer o legislativo da nossa cidade sem conhecer sua historia de militância política e seu passado com a sociedade, temos que dar o nosso voto para pessoas íntegras e não para candidatos que se limitam em acenar em cima de um carro. Pense nisso no dia 05 de outubro.

Leia Também:

MARCOS FREITAS - PASSAGEIRO DO MUNDO: GOSTAR IMENSAMENTE DE UM AMIGO

10 comentários:

Anônimo disse...

Falou tudo. Infeleizmente, poucos tem a sua consciência política. Vai demorar muito para esse tipo de coisa mudar nesse país. Quem sabe um dia?

Abração

Rhenan
www.sexpride.blogspot.com

Serginho Tavares disse...

concordo
so lamento que no brasil as pessoas nao saibam votar
esperamos tanto por esse direito ao voto que ele veio como dever
é uma pena

:/

VIADAGEM E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Queria ter mais candidatos e candidatas LGBT para que a gente realmente pudesse escolher. Seraõ nossos representantes, mas muitos por aí nem sabem representar a si mesmos, quem dirá aos eleitores/as.
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br

Anônimo disse...

MARCOS, MAS QUE EMBASAMENTO CULTURAL, EDUCACIONAL, DE VIDA TEM A MAIORIA DA POPULAÇÃO PRA VOTAR BEM? ISSO SE RESOLVERIA COM UM PROJETO DE BASE QUE VISASSE A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS DESDE A INFÂNCIA, UMA EDUCAÇÃO QUE ENSINASSE A PENSAR. OS POLÍTICOS QUEREM ISSO? NÃO. POR QUE SERÁ, NÉ?

André Mans disse...

tudo isso me cansa
e ninguém reparou que a política morreu, é coisa datado que não funciona mais... revolução pra q?

Paulo disse...

Olha, eu sempre pesquiso sobre os candidatos em que vou votar. Esse ano, por causa da correria em que eu estava, não consegui ver um programa sequer do horário eleitoral, muito menos ler nada sobre os candidatos ainda!!

Preciso me decidir logo em quem votar para vereador, não quero jogar fora o meu voto e ter que passar quatro anos reclamando depois!!


abraço!

Pavinatto disse...

Palavras de Ruy Barbosa em Oração aos Moços:

“Se o povo é analfabeto, só ignorantes estarão em termos de o governar. Nação de analfabetos, governo de analfabetos. É o que eles, muita vez às escâncaras, e em letra redonda, por aí dizem.
“Sócrates, certo dia, numa das suas conversações, que O Primeiro Alcibíades nos deixa escutar ainda hoje, dava grande lição de modéstia ao interlocutor, dizendo-lhe, com a costumada lhaneza: "A pior espécie de ignorância é cuidar uma pessoa saber o que não sabe... Tal, meu caro Alcibíades, o teu caso. Entraste pela política, antes de a teres estudado. E não és tu só o que te vejas nessa condição: é esta mesma a da mor parte dos que se metem nos negócios da república.”

Anônimo disse...

Infelizmente eles, quando chegam ao poder, pouco se lembram dessa extroversão da campanha. O povo ainda não sabe votar, mas isso é pq ninguem exige a educação, que é a única coisa capaz de tornar um ser humano cidadão.
Sucesso! Abraços!

Leo Lazzini disse...

cara aqui em BH eu vou votar no fred costa, que alem de MUITO filé ele ainda sorri quando eu encosto no ombro dele. imagina se eu pego na bundinha?!

Gui Sillva disse...

só quero um candidato honesto e competente.