Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Hipocrisia Política

Aquela galera que em junho corta a [avenida] Paulista de ponta a ponta decide qualquer eleição.

Marta Suplicy


Fico indignado com a hipocrisia de alguns candidatos a prefeito e a vereança, é uma verdadeira afronta à inteligência do cidadão brasileiro. Marta sempre posou de madrinha da comunidade gay, mas não foi bem o que tivemos quando ela foi prefeita desta cidade, São Paulo. Aliás, ela não cumprio a promessa de criar a Cads (Coordenadoria dos Assuntos da Diversidade Sexual). Hoje ela faz a linha de boa menina, dizendo que o Cads é importante, e dentre as suas propostas de governo, está o fortalecimento desse orgão e a descentralização das políticas de combate à homofobia.

Marta não se deu ao trabalho de mudar o seu discurso. Porque ela faria hoje o que teve oportunidade de fazer na sua outra gestão e não fez? Porque ela fortalecerá o Cads, sendo que o mesmo foi um projeto dela não cumprido? Não concordo quando ela diz que a “galera que corta a Paulista decide qualquer eleição", pois se decidisse, ela não estaria com vários pontos à frente dos seus adversários, pois nem de longe a Marta Suplicy é uma candidata “gay friendly”.

Muitos gays acham louvável o fato de Marta como Ministra do Turismo ter colocado um carro oficial entre os trios elétricos da parada de São Paulo, infelizmente nem todos têm a malìcia, audácia ou mesmo inteligência para perceber que esse fato não passa de marketing. Até o Kassab que vetou a lei que criminalizaria a homofobia no municipio de São Paulo, esteve dando o seu apoio a Parada. É um contra-senso que me dá nojo, repugnância... Não entendo como o movimento gay permite que esses urubus políticos façam da militância um cabo eleitoreiro vulgar e desprezível, pois quando nos vendemos por nada, nos tornamos vulgares. Todos os candidatos agem como verdadeiros urubus em cima da comunidade gay, mas temos experiências passadas para avaliarmos se tais candidatos merecem uma segunda chance: A meu ver, não merecem.

Ontem o atual prefeito de São Paulo e candidato a reeleição, Gilberto Kassab inaugurou a Expo-Cristã. Durante o evento, o prefeito afirmou que é a favor da diversidade sexual e que não irá assinar o abaixo-assinado organizado pelos evangélicos, que é contra o projeto de lei que criminaliza a homofobia(PLC 122/06). "Eu sou a favor de toda e qualquer diversidade sexual. Não assinaria esse abaixo-assinado", disse Kassab, ressaltando que é a favor da individualidade de todos os brasileiros. No entanto Kassab vetou o projeto de lei 440/01, que penalizava a discriminação contra homossexuais no município de São Paulo. Em março/2007, a APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo) organizou uma manifestação contra o veto do prefeito na Câmara Municipal. Na data da manifestação, vereadores apresentaram novamente o projeto com algumas mudanças. Na época, Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da OAB/SP declarou que o veto do prefeito tinha caráter político e não jurídico.

Temos que valorizar o nosso voto e dá-lo a quem realmente faz jus ao mesmo, teatros políticos são freqüentes em períodos eleitorais. É nesse momento que o bom senso e a memória do povo tem que entrar em questão.

23 comentários:

Serginho Tavares disse...

o grande problema é que veado só quer saber de oba oba, putaria, farra e show de madonna.
eles lá sabem o que a marta fez? o que kassab anda fazendo? não! eles estão preocupados em causar. esse tipo de veado, de gentinha mesmo, merece se fuder nas mãos desses políticos de merda, mas infelizmente vivemos em um todo e gente como você, como eu e alguns outros [uma minoria mesmo] temos que conviver com o descaso político também.
se veado corresse atrás do que quer não ia lotar a paulista e sim os gabinetes dos vereadores, do prefeito, subiriam a rampa do planalto...
adorei o post. valeu a pena esperar tanto para ler.

beijos

O Menino que Voa disse...

infelizmente, a solucao desse problema esta numa politica de EDUCACAO e CULTURA. Observando os paises ditos desenvolvido, vemos que existe uma aceitacao mais facil das condicoes DIVERSAS (nao apenas gay, mas de outros movimentos não apenas sexuais, mas comportamentais) pela pura e simples educacao SOCIAL. Não adianta criar CADS ou leis que proibam a curra e o preconceito. É preciso EDUCAR, ensinar a todos que tais comportamentos devem ser respeitados como forma de expressao indiviual, mesmo que o individuo nao tenha controle sobre essa expressão, como eh o caso da ORIENTACAO homossexual (sou CONTRA a palavra "escolha").

tommie carioca disse...

Acho que jogar pedras é mais inócuo do que o comportamento dos supostos omissos à politicagem. Gays são cidadãos como quaisquer outros, engajamento na política não se manifesta pela sexualidade. O que para uns é motivo para se engajar (lutar contra o preconceito e exigir direitos), para outros é razão para viver longe desses debates e não levantar bandeira alguma. Há muitos motivos para as pessoas não se engajarem na política ou nas eleições. Questões pessoais que não cabe muito a ninguém julgar, apenas observar, e, se não concorda, fazer diferente. Como vc escreveu, é o teatro, e tem muita gente querendo atuar nele. Até mesmo quem joga pedras às vezes está só atuando. De resto, acho que, como tudo na vida, é questão de escolha, e ação e reação: não sabe escolher quem vai admnistrar sua cidade? Corre um risco maior de tê-la diferente de como vc idealizou.

Alexandre Lucas disse...

Alguém se lembra da taxa de aprovação da Martaxa no fim do governo dela? E do túnel que alagou na inauguração? Da operação belezura? De como estava a cidade? Vamos forçar a memória? (sem apologias, cada um vota em quem quiser).

Anônimo disse...

Apetece-me dizer que estes e outros políticos que não cumprem integralmente a sua palavra e tudo o que tem ao alcance para as cumprir, deviam passar igual tempo de duração do seu tempo de mandato na floresta da Amazónia, passando necessidade.
Talvez aí dessem mais valor a quem deles precisou ou precisa...

Amaral

Anônimo disse...

Vou votar no Alckmim, pois foi o único que fez algo, realmente para nós: A Lei que criminaliza a homofobia no Estado, de 2001, que ele assinou quando governador e a criação do CADS.
Não gosto da Marta, pelos mesmos motivos que você apontou e pela arrogância e mentiras. Kassab, além de vetar a lei que nos defendia no município, fez uma prefeitura amorfa, medíocre, me lembra o Jânio Quadros com atitudes espalhafatosas. Fora que , não tenho provas, claro, mas parece uma bicha enrustida que tenta destruir quem se assume.
Na verdade, estou sem esperanças com o quadro político atual. Temo que gay sobra de Alzheimer precoce: esquece tudo o que fizeram contra ele no passado!
Beijos,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br

Anônimo disse...

MARCOS,
Se eu fosse você, colocava, sim, esse texto na lista GLS. O que tem de partidários e delegados pagos do Kassab defendendo-o lá... PAGOS é o termo. Tapam o sol com a peneira, tão falando que foi ele quem criou a CADS...
RICARDO
aguieiras2002@yahoo.com.br

André Mans disse...

tudo isso me cansa e me desaponta de uma maneira descomunal
ninguém quer melhoria, todo mundo quer poder, isso sim: PODER

AIRBORNE disse...

eu não estou vendo muita solução entre os três não... pra mim vai ser difícil escolher e provavelmente escolherei o "menos pior" por exclusão dos outros dois... mas eu acho importante que todos dêem uma olhada nas propostas dos três, não só as voltadas para a comunidade GLBT, mas todas... porque não adianta nada o cara ser a favor de vários projetos bons para a comunidade GLBT e não fazer nada efetivamente de bom pela cidade...

Anônimo disse...

DIFÍCIL ACREDITAR EM ALGUM POLÍTICO. A GENTE ACREDITA, VOTA, E LÁ VEM DECEPÇÃO. COMIGO ISSO ACONTECEU EM RELAÇÃO AO SERRA, SUPLICY, PAULINHO DA FORÇA, GENTE QUE ACREDITAVA HONESTA E COMPETENTE. DEPOIS DE TANTAS DECEPÇÕES, ATÉ NEM DÁ VONTADE DE VOTAR...

Camila disse...

Neste caso um "relaxa e goza" não é uma boa idéia.
Beijoo

Anônimo disse...

idem ao tommie carioca.

Bofe, amei você, te quero na minha cama.

Beijos!

Alone disse...

Bom Dia Marcos, td bem !? Irei fazer uma encenação de teatro sobre política (Não levo jeito pra ator), adoro esse tema, e sou bem consciente do meu voto, achei baca seu Post, não sou do tipo de eleitor que fala que político é tudo a mesma coisa.
Obrigado sempre pela força no meu blog, estou bem melhor, as coisas estão mudando ... rs !
Tô até interessado em uma pessoa ♥


Abração !

@bloggerbrasilis disse...

Tudo bem Marcos? O artigo é muito esclarecedor sobre a realidade de São Paulo. Contudo, devido à algumas restrições impostas à internet neste período eleitoral, eu decidi já há algum tempo que até que passe essas eleições eu não estarei fazendo referência a nenhum candidato em meus blogs. Somente análises genéricas sobre os acontecimentos políticos. Se muito, estarei postando a cobertura das eleições pelo Brasil e os seus resultados. De qualquer forma, quero ler mais artigos como esse. Sua análise é muito bem fundamentada. Um abraço!

Anônimo disse...

Concordo. O único problema é encontrarmos algum candidato que faça jus ao voto. São tão raros...


;*
www.lizziepohlmann.com

@bloggerbrasilis disse...

O Mister Brasil Gay 2008 está tendo uma boa divulgação no G1. Veja esta reportagem > http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL755200-5598,00-MR+GAY+BRASIL+DOA+ALIMENTOS+PARA+PACIENTES+COM+HIV.html

Anônimo disse...

oi meu xará lindão

minino infelizmente no nosso país nãos e faz política séria , mais sim um jogo de poder, de mando e de mandados ... isso nunca terá fim enquanto o cidadão Brasileiro não soltar a tela da tv "bobo" e pegar a constituição federal, a clt, etc e ficar informado dos seus direitos e faz valer deles para exigir aquilo que a lei lhe faculta estaremos todos (com o perdão da palavras) na MERDA como estamos hoje e estaremos SEMPRE.
E fora Marthas e Kassabs da vida meu voto é .... não votar se votar fosse bom não se comprarva por R$50,00 kkkkkkk

bjos
kinho

Omeninoquebebedetergente disse...

também concordo com vc!!! temos e precisamos ficar atentos ao nosso!E principalmente aos nossos interesses!!!

Anônimo disse...

Acho que esse post deveria ficar mais tempo. No mínimo, uns três dias, para que possa atingir muito mais gente. Mandou para "A CAPA"?
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br

Marcos Freitas disse...

Mandei sim, mas se eu não postar todos os dias, eu não recebo o meu salário (rs).

Vou colocar um destaque no blog sobre essa postagem.

Marcos Freitas disse...

Luis,

Que otimo, se todas as pessoas que ganham mídia no Brasil fizessem isso, estariamos num país melhor, ponto positivo para o Mrs.

Unknown disse...

PARABENS MARCOS
EU CONCORDO EM GRAU, GENERO E NUMERO. POR ISSO QUERO AINDA ADICIONAR O QUE O GERALDO ALCKMIN FEZ POR NOS, ELE SANCIONOU A LEI QUE PUNE A HOMOFOBIA 10.948 - ELE CRIOU O DECRADI- DELEGACIA CONTRA CRIMES RACIAIS E DE INTOLERANCIA QUE CONSEGUIU PRENDER VARIAS GANGS DE SKIN HEADS NO ABC, E MUITO MAIS, FOI O PSDB QUE CRIOU A CADS, BEM POR ISSO EU ACHO QUE O CARA MERECE SER PREFEITO, O DIFICIL E FALAR PARA A MULTIDAO QUE CORTA A PAULISTA, QUE FOI GERALDO QUE FEZ. BEIJOS

Leandro Paterniani disse...

É no mínimo uma piada achar que o Alckmin foi o que mais fez pela comunidade gay em São Paulo. O cara, integrante da Opus Dei, representa o que há de mais conservador e reacionário nas terras de Piratininga. A melhor alternativa para São Paulo é sim Marta Suplicy, pois foi a prefeita que mais fez por essa cidade, sendo responsável pelo maior programa de inclusão social já visto na maior metrópole brasileira. É MARTA DE NOVO COM A FORÇA DO POVO!!!