Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Madonna 50 Anos

Nunca fui fã da produção artística de Madonna, vejo que existem outros artistas do seu segmento que contribuíram mais para a música pop. E algo que não me surpreende é o fato da Madonna ter consciência disso, e admirar artistas que deram sua contribuição, como por exemplo, a Cindy Lauper. Madonna 50 Anos é um trabalho de pesquisa de mais de 20 anos da inglesa Lucy O’Brien, autora que tornou-se fã da Madonna em 1985, no auge do sucesso da musica “Like a Virgin”. Para Lucy, Madonna não passava de uma perua pop, com roupas bregas de lycra, mas ela logo também percebeu, que, além disso, Madonna também falava diretamente com o público feminino e que tinha uma energia calorosa e efervescente, passando uma imagem completamente sedutora.

A ascensão de Madonna ao sucesso foi algo muito rápido, logo no seu primeiro álbum, ela conheceu o sucesso regional. Quando ela começou a gravar o filme “Procura-se Susan desesperadamente” era uma completa desconhecida, a ponto de as filmagens externas não precisarem de seguranças, quando o filme estava sendo finalizado, as tomadas exteriores eram complicadíssimas por conta da quantidade de fãs que acompanhavam, e de álbum após álbum ela foi se superando até se tornar o maior fenômeno da música pop mundial.

O livro ressalta a todo o momento da capacidade que a Madonna tinha de se vender, de fazer o seu marketing pessoal. A disciplina também é uma das suas virtudes, quando ela se envolvia/envolve em um projeto, ela entra de corpo e alma, e pune severamente quem atrapalha o seu trabalho, ou não o leve de forma aceitável. Para muitos Madonna é uma dançarina que canta, sua carreira começou com a dança, e foi vendendo sua imagem como dançarina, e seu estilo de vida, que a consagrou como cantora. Lucy O’Brien aborda o tema de uma forma espetacular que chega a prender a atenção do leitor, seja ele fã da Madonna, ou apenas alguém que tenha a curiosidade de saber mais sobre a construção desse mito.

Madonna 50 Anos mostra a historia de uma mulher guerreira que soube aproveitar cada oportunidade que a vida lhe deu, e, quando a vida não lhe dava, ela criava tais oportunidades. O livro ressalta a quantidade de pessoas que passaram pela vida da Madonna e que não a acompanharam. Em nome do sucesso, ela passou por cima de muitos, mostrou-se determinada em todos os momentos, deixando para trás todos aqueles que não puderam acompanhar sua corrida ao sucesso. (Madonna 50 Anos – A Biografia do Maior Ídolo da Música Pop por Lucy O’Brien, 508 págs. Rio de Janeiro, 2008 – Nova Fronteira)

Concurso Cultural - Madonna 50 Anos

Quer saber tudo sobre a vida da maior cantora pop de todos os tempos? O Blog Passageiro do Mundo em parceria com a Editora Nova Fronteira lhe da esse presente, basta responder a pergunta abaixo nos comentários do post “Madonna 50 Anos”, o autor da melhor resposta receberá o livro em qualquer lugar do Brasil.

Em sua opinião, qual fator levou a Madonna tornar-se o maior ídolo da música pop?

Serão aceitas respostas até a meia noite do dia 26 de setembro, a melhor resposta será divulgada no dia 30 de setembro, abaixo da resposta é necessário deixar um endereço de email para contato.

Para maiores informações sobre o livro, acesso o site Madonna 50 Anos.

36 comentários:

Anônimo disse...

Pelo que eu li na imprensa portuguesa, Madonna deu um grande show em Lisboa!
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1342707&idCanal=42
http://cotonete.clix.pt/quiosque/noticias/body.aspx?id=40650
Quem diria que a senhora tem meio século em cima?!

Unknown disse...

A resenha está muito bem escrita e de muito bom gosto.
O livro realmente é excelente.

Anônimo disse...

A Madonna é o que é não pelos seus dotes como cantora, mas por saber o que o público quer. Uma visionária.

Abração

Rhenan
www.sexpride.blogspot.com

BinhoSampa disse...

O que ela fez e o que faz é para poucos, pena que poucas pessoas reconhecem isso. A inveja chegam essas pessoas....hehehe

Abs:-)

VINCENZO GONZAGA disse...

Madonna sabe ousar e quando ousar!
abração

VIADAGEM E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Bela resenha e , pelo visto, o livro tem uma bela capa.
Madonna chegou onde chegou por um motivo simples: ela é um gênio do Marketing e da auto-promoção, cercada por outros gênios do marketing e da promoção. Num mundo da imagem, onde a palavra "artista" e talento" ficou totalmente desvirtualizada de seu sentido original.
Beijos,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br

www.celsodossi.blogspot.com disse...

Ser uma bitch com nome de santa.

Anônimo disse...

Ela é madonna pq é madonna...
Soube levar a musica de acordo com a necessidade, mantendo-se sempre atual mas nunca esquecendo da batida pop. É o retrô com Pop, o HipHop com Pop é a fusão sempre do pop.

Tá meu bem !!!

Andre Luis
andre26abc@hotmail.com

Anônimo disse...

A madonna obteve todo o sucesso que ela tem apenas por ser ela mesmo,ter força de vontade, alto estima, nunca se deixando levar por outras pessoas.Madonna naceu diva e nao vai morrer diva pq ela sera diva eternamente.

BinhoSampa disse...

O fator que levou a Madonna a ser o que ela é hoje tem nome : INOVAÇÃO, foi o que sempre fez e sempre fará.

Ela esta sempre à frente, tudo por causa da sua ousadia.

Abs:-)
já pode despachar direto para Luanda.... hauhauhauhauhauhau

O Menino que Voa disse...

REINVENÇÃO CONSTANTE DE SI MESMA. Isso e mais tudo o que a falaram nos outros comentários.

Serginho Tavares disse...

Madonna é inteligente para captar o que um determinado setor da sociedade está ouvindo. Ela pega aquilo e lança para todos terem acesso. Além disso ela se reinventa. Não esta apenas esperando acontecer. Ela sai na frente e lança ela mesma. Ela sabe que precisa se reinventar o tempo todo para continuar existindo no showbussines..

meu email? você tem hahahaha
beijos moço e adorei o post. pode me mandar o livro já! rs

Anônimo disse...

Eu acho que o que fez a Madonna se tornar o maior ícone da música pop de todos os tempos foi o fato dela ser uma cantora polêmica que quebrou muitos tabus, soube fazer um bom marketing e causou escândalos.
Eu não sou muito fã dela, mas reconheço que ela contribuiu muito para a conquista da liberdade sexual das mulheres e para a diminuição do preconceito em relação aos gays, embora ache que muitas vezes ela fez isso mais para ganhar fama e dinheiro do que por estar realmente preocupada com essas causas.

Obs.: não vou colocar o meu e-mail aqui para que nenhum agressor venha me incomodar, mas, se você quiser entrar em contato comigo, eu tenho meu e-mail liberado para amigos do YR!


Abraços!!!!!!!

Unknown disse...

Adorei o post, a resenha ficou excelente.

E Madonna, numa visao não fã dela, só conquistou toda essa hegemonia porque ela tem atitude e sua musica é destinada a todos. Nao importa se voce é hetero, homo, bi, pobre ou rico. Ao ouvir Madonna, vc acaba contagiado pelas batidas, pelo som, pela letra. Madonna lança seu markenting conforme seu publico necessita. Eis o motivo de sua grandeza!

Beijo!
Thiago

Fábrica de Música disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fábrica de Música disse...

Madonna era muito melhor no início de carreira, musicalmente falando.

Aristócles disse...

O que fez ela a ser ícone pop, foi o seu senso de oportunismo, parasitismo, um marketing fortíssimo, pseudo-escândalos muito bem arranjados e uma comunidade gay carante que aceita qualquer coisa.

Anônimo disse...

O sucesso veio pois tratada como um produto com todo o esquema de marketing exigido ! Para o sucesso do produto !

Demian disse...

Eu qué!!! Eu qué!!! Tá podendo, hein queridão?

A Madonna está onde está pelo trabalho sempre intenso e apaixonado que dedica a sua carreira. Por que nunca cansou de reinventar-se e inovar. Ela não apenas capta tendências antes de todo mundo, como as transforma com um estilo próprio e único e iliminado. E quando todos pensam que a coisa tá pronta e acabou, lá está ela novamente, brincando com temas que ninguém atentou, vestindo roupas que ninguém deu bola, investindo em nichos que ninguém acredita. Madonna é Madonna porque sabe falar da coisa certa no momento exato e usa as oportunidades com inteligência. Porque aprendeu a cantar mesmo depois de ser uma diva. Porque atenta a detalhes e faz de seus shows superproduções, mesmo quando utiliza poucos recursos. Porque não tem preconceitos em conhecer o novo e incorporar-se a ele. Porque é a versão feminina de David Bowie e criou uma imagem que vai do rock ao religioso, do country ao eletrônico, do pop ao conceitual. Tudo é Madonna... e Madonna é tudo... porque para ela não há limites!!!

Unknown disse...

Parece que algumas pessoas como ela, nascem com uma luzinha acesa, brilhando o tempo todo.

Beijo

CÓDIGO SECRETO disse...

Ela foi usada por todo um sistema, driblou, inovou, deu a volta por cima e não se contentou em ser apenas mais uma...

Tem raça!
Tem fogo!
Tem Magia!

E tem o principal:
"Não tem medo!!"
De abusar,
de ousar,
de ser santa ou devassa,
anjo ou demónio...

Neste céu de estrelas ela é CONSTELAÇÃO!!!
abraços e meu salve a guerreira!

codigosecreto.online@gmail.com

Anônimo disse...

(Membro do Yahoo.com)
Imagine uma jovem, vestida de noiva, com uma voz sensual e linda cantando nos palcos, exibindo seu jeito singular de se vestir, musculos em todo parte do corpo, e ainda, mexendo com a imaginação dos homens dos anos 80...Surge ela Madonna, sensual,extravagante,charmosa,forte e independente , tudo isso associado à uma voz magnifica e a juventude do seu sorriso malicioso,isso foi o que ela mostrou quando cantou Like Virgin, para seu primeiro público, ali, ela mostrou que essa foi a sua maneira de conquistar e iniciar seu reinado pop o que dura até os tempos de hoje.Madonna é única e insubistituível.

alicenemesis@hotmail.com

Marçal Dorneles disse...

É isso aí... Qual fator levou a Madonna tornar-se o maior ídolo da música pop? Com certeza não foi o acaso, e assim com os amigos tem dito, e ter uma resposta original será um tanto quanto desafiador... Mas creio que numa visão antropológia da carreia e história pessoal deste fenômeno do PopMusic, a junção de versatilidade, derteminação, oportunidade, mercado... Nossa era só um fator? Rsss, não tem como observar apenas um, ou então vamos colocar tudos os fatores que os deuses sopraram sobre a DIVA e criar um novo e original megafator?!?! FOI O MIX... Se eu não ganhar o book of Madona, me contento com passagens aéreas, hospedagem e convites pro show dela em Sampa! kk! Abraço, seu blog é o máximo!

Paulo Mariante disse...

Madonna se tornou a maior estrela da música pop pelo fato de aliar qualidade musical - que foi crescendo ao longo da carreira - com uma aura de "rebeldia" e de sensualidade provocante. Isso fez com que ela se tornasse um nome acima dos demais.

Anônimo disse...

Haha
Ela eh inteligente e incosequente ao mesmo tempo rsrs, bom Madonna eh Diva, eu n conheço a carreira dela, porem nunca tive curiosidade de pesquisar, quem sabe um dia eu possa comprar essa biografia pora ter mais conhecimento..
Beijaum adoro aqui!

Rodrigo Melquiades disse...

Vlw moxu...
Gostei do seu texto muito bom....eu num sou muito adpto a Madonna, mas jah assisti alguns DVDS afinal, muitos dos meus amigos a idolatram....assim como eu idolatro CELINE DION...rs e ele a assistem comigo...rs
Abraxus..

VIADAGEM E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Marcos,
que sucesso, hem.... fico super feliz com você, seu blog, se já não é, está se tornando rapidamente o melhor da blogosfera. Parabéns! Eu te admiro, sabia?
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br

Paulo disse...

Olha, sou fã dela desde o primeiro LP, que ainda tenho até hoje! Quando Madonna começou a estourar eu já cantava Holiday e Everybody de cor e salteado, hahaha... E isso com meus 12 ou 13 anos!!

E a contagem regressiva continua pro show... Ai, ai...

Vou com o Dinho no dia 18, vc também, né? Podíamos combinar um fervo coletivo dos amigos blogueiros nesse show! Isto é, se conseguirmos encontrar todo mundo na muvuca que vai ser!


abração!

Matheus Dantas disse...

Resposta :

Foi e é a sua UNANIMIDADE,que é constituída ao longo dos anos,
por sua impactante trajetória no mundo da fama,mundo onde muitos são famosos,
mais poucos como ela se tornam um verdadeiro e eterno , ícone .

e-mail : maadantas@hotmail.com

Tiago Soarez disse...

Marcos,

Não sei qual foi o fator que tornou Madonna esse ídolo, pois não gosto dela.

Nunca acompanhei muito a sua carreira e não posso opinar muito.

A única coisa que sei é que ela conseguiu o que queria: ficar famosa para todo o sempre, amém.

Achei muito bacana a sua idéia de fazer esse concurso! É legal mesmo. Muitas pessoas curtem Madonna e essa obra parece mto interessante. Seria o tipo de livro que eu gostaria de ler para saber o que realmente a tornou famosa.

Grande Abraço pra vc!

Bossa Nova Café - textos, música e arte!

Uillow disse...

Esse livro tá na minha lista de "coisas pra comprar urgentemente". É totalmente o oposto do livro que o irmão escreveu sobre ela, e por isso merece uma lida bem atenta.

Abração rapaz!

PS: Adorei "Mamma Mia!"... mas sou suspeito, já que sou viciado em ABBA.

felipemaia disse...

Madonna chegou como uma beautiful stranger pela borderline; meio erotica ela apareceu like a virgin miles away da heteronormatividade, causando frenesi ela não estava nem ai pelo que pensavam dela e disse: sorry, ser eu mesma é o que importa!

;-)

Marcos Felipe
felipehowards@gmail.com

Anônimo disse...

oi xara lindo

minino esta mulher faz ate ferro se retorcer kkkk, legal a sua iniciativa ... vou pensar em algo legal pra concorrer ok??

bjos
kinho
ps. obrigado por mandar pro meu mail a solicitação de concorrer no concurso amei , vc é mesmo um lord

MaxReinert disse...

Sabe quando tudo parece dar certo e uma conjunção de fatores acontece positivamente????

Pois é!!! Eis Madonna!

Uma cantora que se inspirou em outros ícones de sua época e soube como nenhuma outra se utilizar de todos os mecanismos da indústria de massa para construir uma carreira sólida.

Ousou no momento certo!
Criou polêmicas quando necessário!
Teve sorte!
E, acima de tudo, trabalhou duro para construir seu sucesso.


maxreinert2@gmail.com

x_bear disse...

bem, antes de mais nada um olá para todos...
...na minha opinião , o factor que levou Madonna a tão longa carreira foi sem dúvida a sua versatilidade, ou seja, não há nenhum album que seja igual ao anterior, todos os albuns são diferentes e com diferentes géneros musicais, isso faz com que o público e principalmente os fãs não se cansem, pois a cada album surge uma coisa nova.
um abraço a todos***

P.S.: meu email : haxbear@gmail.com

Thygho disse...

Confesso que até há alguns anos atrás Madonna era para mim apenas mais um nome, misturado a Beattles, Michel Jackson e tantos outros frequentemente falados, até que um amigo meu me mostrou um DVD de um show dela na Inglaterra, ali vi a diferença de um show qquer e um show da Madonna!
A Madonna não só canta, como também atua, faz performances que nenhum outro fez, ela ousa, ela instiga seus desejos mais profundos, e essa é a essência, que faz acontecer, seja sendo crucificada em palco, seja com um beijo lésbico, ela te envolve, com seu charme e algo a mais que talvez nem possa ser descrito por nossas mentes limitadas para tamanha magnetude em palco!
Madonna sem dúvidas rompeu tabús, e de uma forma ou outra, ajudou a sociedade e ser mais liberal, a ser mais desenvolvida quanto aos aspéctos humanos, talvez por essa atitude completamente inovadora ela seja um ícone da cultura pop, sendo o maior idolo da música pop!
E esse ícone não fica apenas nos palcos, como também em centros sociais e de outras tantas formas de ajudar a sociedade! E ela se cuida, ela planeja e faz acontecer!
50 anos pra Madonna não são nada pra tudo o que ela ainda pode e quer mostrar para nós!

Meu e-mail eh thygho_df@yahoo.com.br

Parabéns pelo site meu brother, um mega abraço!