Pesquisar este blog

sábado, 4 de outubro de 2008

Candidatos com a Ficha Suja

Dos 1.077 candidatos considerados aptos a concorrer a uma vaga de vereador em São Paulo, 241 (22% do total) apresentaram antecedentes criminais à Justiça Eleitoral. As acusações mais freqüentes são de lesão corporal e estelionato, mas há casos mais graves, como tentativa de homicídio e homicídio culposo (sem intenção de matar, como um acidente de trânsito). O antecedente criminal, como o nome sugere, revela a vida pregressa da pessoa, mas não significa que ela tenha sido condenada pelo crime. As certidões apresentadas pelos candidatos indicam qualquer tipo de investigação, acusação ou ocorrência criminal. Em muitos casos, a investigação foi arquivada. Em outros, o candidato foi absolvido. Mas também há processos em andamento e condenações.

O PRB é a sigla com a maior proporção de nomes com antecedentes em relação ao número de candidatos que lançou, com 42%. Em segundo vem o PMDB, com 33% dos candidatos lançados. Em terceiro, o PMN, com 32% do total. Em números absolutos, o partido com maior número de candidatos com antecedentes é o PSDB, com 25. Em segundo lugar aparece o PTB, com 24. Em terceiro, o PMN, com 18.

Dos três primeiros colocados nas pesquisas de pretenções de votos para prefeito de São Paulo, o único que não apresenta antecedentes criminais é o ex-governador Geraldo Alckmin. Marta responde 7 ações por improbidade administrativa e uma ação penal por conta de crimes da lei de licitação e o Kassab responde uma ação por improbidade administrativa. Alckmin é o único candidato que tem a ficha limpa, temos que levar isso em consideração na hora de votar. Temos que eleger candidatos com uma vida pública integra. Domingo iremos decidir quem iremos contratar para administrar o nosso dinheiro, a nossa cidade, ter a ficha limpa, um passado longe de escândalos administrativos, faz toda a diferença.

Confira os candidatos com a ficha suja, inclusive candidatos a vereadores, no site da Folha Online.

12 comentários:

Serginho Tavares disse...

o pior que você fala sobre isso, isso sai na midia e o povo ainda vai votar na martha ou no kassab
ô meu pai

O Menino que Voa disse...

caráááái... que numero ABSURDOS!!! na verdade, nem era pra concorrer, neh?

Daniel disse...

Oi Marcos,tudo bem?
Apenas para deixar um beijo de Londres.
Daniel
Faxineiro
www.sembolso.blogspot.com

BinhoSampa disse...

Nao me conformo com isso, como que a lei permite esses candidatos com ficha suja a participarem, se tem um processo correndo na vara, tem que vetar deles se candidatarem e somente após verificar que realmente nao aconteceu nada.

Se é um funcionário publico normal, ele é mandado embora e nao volta mais, isso deveria acontecer com os políticos... se isso ocorressem eles seriam mais íntegros... enfim... eles que criaram a lei e claro que iam beneficiá-los....

Aff!!! é revoltante....enfim...

Vamos ver o que vai dar....

Abs:-)

Adoa Coelho disse...

Será que é preciso ser criminoso para entrar para a política no Brasil?

Assim é mais fácil ser corrompido!!

MaxReinert disse...

Apoiado!!!!

Simples assim!

Hugo de Oliveira disse...

Perfeito seu blog...os textos estão ótimos viu

te add em meus favoritos...passa lá depois no meu...ok.

abraços

Celso Dossi disse...

É que ele é tão picolé de chuchu que nem isso tem :P

Thiago de Assumpção disse...

realmente.. é uma vergonha...

Tiago Soarez disse...

Marcos,

Concordo com vc,

Mas, além de Geraldo, é preciso ver também outros candidatos! Afinal, muitos outros podem também fazer algo bom pela nossa cidade, sem precisar serem sempre os mesmos.

Abraço!
Bossa Nova Café - textos, música e arte!

Wagner disse...

Boa, Marcos! Seu post mais recente é um uma bela mostra de cidadania e vida inteligente na blogosfera, soh pra debater um pouco com o comment do Serginho: Há muito tempo o brasileiro percebeu que a eleição é do "menos pior" e não do "melhor"! Abraços!

Gui Sillva disse...

candidato ficha limpa? aonde mesmoooo?