Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Quem é Capitu? – O Resultado

Convidei os leitores do blog para participarem do concurso cultural do livro “Quem é Capitu?”, foram 3 exemplares disponibilizados para as melhores respostas, o numero de respostas foi menor em relação ao concurso “Madonna 50 Anos”, porém o nível das respostas foi bem mais elevado, houve muita dificuldade na escolha das melhores, e sei que muitas respostas ótimas, que mereciam o livro, não foram escolhidas, pois tínhamos que escolher apenas 3 respostas.

A editora escolheu a resposta da Lourdes, do Ricardo Aguieiras e do Thiago, porém, o Thiago oa ler o comentário sobre o livro no blog, adquiriu o livro, ele é estudando de letras, e é apaixonado pela obra do Machado de Assis. A pedido do Thiago realizei um novo concurso com o livro que seria destinado a ele, e que nesse concurso questinamos “Quem é Bentinho?”.

A melhor resposta para a pergunta "Quem é Bentinho" foi do Denys, mais comenhecido como "O Pimenta", sua resposta, transcrevo abaixo:

"Bentinho é o reflexo, não da autênticidade e da autonomia, mas do que as pessoas esperavam que ele fosse....Uma criança pré-destinada e sempre expectadora de sua própria vida, a qual originou um homem inseguro, dependente, arisco, mal-humorado, frio e fraco, que despreza o mundo por nunca ter recebido amor verdadeiro. Ao invés disso sempre foi usado como Álibi daqueles que pretendiam o fazer um trunfo segundo seus próprios interesses, primeiro sua mãe, tentando honrar a dívida com Deus, pelo primeiro filho morto e assim sucessivamente, incluindo Capitu, dona daqueles olhos que acariciam e dominam ao mesmo tempo. Olhos de um mar de ressaca, que encantam, atraem e dominam completamente !

Assim, Bentinho se faz contemporâneo, uma vez que representa as milhares de pessoas passivas, que levam suas vidas satisfazendo o que o mundo espera delas, mas nunca o que elas realmente desejam, e quando se dão conta disso, é tarde demais, e tornam-se seres amargos inimigos de si mesmos e do mundo."


Obrigado a todos que participaram, e aguardem os novos concursos, pois, não pararemos por aqui.

8 comentários:

Serginho Tavares disse...

ja estou curioso pra saber sobre o próximo!
:*

Henry disse...

perdi mais um !
vou entar naum me ausentar por tanto tempo daqui
=/

VIADAGEM E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Eu amei a resposta do Denis, mesmo por que ele disse tudo com poucas palavras, foi poético e não foi pretensioso. Quero aproveitar para agradecer o concurso e o livro enviado, que estou adorando e também para cumprimentar a Bgens Multimídia, que, ao patrocinar esses concursos no seu blog está divulgando e ampliando a Cultura entre os/as blogueiros/as e leitores/as.
Antes mais e mais empresas e editoras fizessem o mesmo.
Obrigado,
Ricardo Aguieiras
aguieiras2002@yahoo.com.br

" O PIMENTA ! " disse...

Gente, acabei de chegar do trabalho em casa, 23 hrs, cansado pra caralho, e confesso que foi a melhor notícia que tive hoje !! Queria muito ganhae esse livro e devido à correria não pude concorrer qdo foi a primeira etapa, sobre a Capitu!!!!

tô puta-que-pariu-feliz!
Obrigado ao Marcos, ao THiago, e ao Ricardo Aguieras !!
abraço e todos, e que venham mais concursos como esse !! Incentivo à cultura só soma nas nossas vidas !!
abração

Paulo disse...

Ai, sem comentários... cheguei domingo passado em casa cansado, me larguei na cama... só no dia seguinte é que eu lembrei q o concurso era até o domingo... ódio da minha cabeça de vento q deixa tudo pra última hora...


beijão!

VIADAGEM E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Marcos, agora quero comida! Cultura sem comida não dá. Vou montar uma campanha cujo slogan será: "Comida também é Cultura. blog do Passageiro tem que ter concurso de comida!"... risos... Ou seja, uma pizzaria, por exemplo, entra em contato com você e o seu blog e oferece uma noite com pizza e bebidas para um/a leitor/a e acompanhante para quem melhor escrever sobre gastronomia e receitas. KKKKKK
É brincadeira, só uma das mil idéias que passa pela minha cabeça. Do jeito que você e este blog estão ficando famosos, acho que logo logo vão te fazer um monte de propostas inusitadas.
Beijos,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br

Uillow disse...

Ah eu tentei... mas o povo escreve redações pra ganhar... hahahah aí fica complicado! :¬P

Abração!

Gui Sillva disse...

acabei de ver no O Globo que vai ter uma "minissérie" sobre o livro.
muito legal.