Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Reflexo da Crise Americana

Confesso que essa crise econômica está me deixando muito preocupado, o Cazuza tinha razão ao dizer: Os ignorantes são mais felizes. Existem pessoas que não tomaram conhecimento que está se desencadeando no Mundo uma crise que promete ser a maior da história, crise que poderá custar caro, muito caro para o Mundo inteiro. Os EUA injetaram mais de um trilhão de dólares para salvar os seus bancos, ontem 10 dos principais BCs do Mundo cortaram a Taxa Básica de Juros em meio ponto percentual, e mesmo assim a crise não foi amenizada. O Brasil injetou 23 bilhões de dólares na economia com a mudança nas regras dos depósitos compulsórios para tentar conter o dólar desenfreado, vamos aguardar e ver se deu certo, pois, a situação é preocupante, e fica ainda mais agravada quando notamos a queda na cotação do petróleo... Isso significa que está havendo uma redução na produção Mundial.

O Brasil tem mais de 200 bilhões de dólares em reserva, economistas acreditam que o governo usará essas reservas para conter o cambio e impedir uma desaceleração no crescimento do Brasil para 2009. Espero que de certo, não podemos nos esquecer dos subsídios que o governo brasileiro sempre deu para as indústrias automobilísticas e que boa parte dos brasileiros tem um veiculo financiado, e do crescimento acentuado no setor da construção civil. Eu sempre me perguntei se um apartamento no Tatuapé de 3 dorms, 1 suíte, com sacada e área de lazer, realmente vale 300 mil reais? Depois da crise vamos descobrir, pois as empresas de construção civil já anunciaram que irão rever suas metas de crescimento, e irão reduzir o numero de lançamentos para 2009.

8 comentários:

Serginho Tavares disse...

é... também me pergunto se vale isso mesmo esse apartamento
agora vamos esperar pra ver se controlam essa crise que está cada vez pior!

Anônimo disse...

LEGAL O POST E O INFOGRÁFICO ABAIXO. ESTOU PREOCUPADO TAMBÉM. NA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE ONDE TRABALHO, JÁ HOUVE EMPRESA CORTANDO VERBA PRA PUBLICIDADE, POR CONTA DA CRISE (ACREDITAM QUE SEUS PRODUTOS, IMPORTADOS E CAROS, NÃO VÃO VENDER NESTE MOMENTO, POR ISSO CORTAR INVESTIMENTOS EM PUBLICIDADE). DAÍ, NEM PRECISO EXPLICAR... MENOS DINHEIRO ENTRANDO, CORTE DE GASTOS, DE FUNCIONÁRIOS, ETC. MEDO. HORA DE SE PREVENIR E GUARDAR UM POUCO MAIS DE DINHEIRO.

Anônimo disse...

Pelo que alguns amigos versados no “economês” me dizem, a crise deve melhorar. A Ásia já está em processo de recuperação e espera-se que o mundo siga a tendência. A verdade é que a Economia está cada vez menos afeita exclusivamente aos dados e fatos e cada vez mais preocupada com o comportamento dos mercados (ou como as pessoas se comportam perante os mercados). Assim, quando se diz que há uma grande crise, a crise piora...

É a velha história: tudo acaba girando em torno da questão da confiança.

Arthur
http://artcasez.wordpress.com

Anônimo disse...

Marcos, parabéns pelo post. Já virou moda vários especialistas em economia repetirem que o Brasil está protegido da crise nos EUA. Ora... quando projeta-se um crescimento menor que o esperado, ou quando o dolar não para de subir, isso é proteção?? Vivemos em um mundo muito interligado principalmente no que se trata de bolsa de valores. Muitas empresas estão bem preocupadas. Não fazem empréstimos e nem projetos. MUitros dos setores estão parados esperando alguma coisa que possam incentivar a produzir mais, a planejar. A insegurança sim é o maior prejuízo que temos. Não se faz nada hoje sem olhar lá fora.

Henry disse...

entaum depois de ler isso eu me considero uma pessoa super feliz pq estava por fora dessa tal crise eu eu supostamente acho que ainda naum chegou na europa.

esse foram assuntos que nunk parei pra ler, enfim foi bom saber pq seu texto foi bem elaborado e se alguem me perguntar sobre a crise eu vou ahazar do discurso
;)

VIADAGEM E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Concordo com o que o William Mourão disse.
De todo modo, eu, Ricardo, me sinto tão excluído de tudo, até da Economia: estando ela bem ou estando ela mal, nunca vi grandes reflexos na minha vida diária: sempre ganhei pouco, bem menos do que merecia, sempre na corda bamba. A gente acaba olhando tudo com perplexidade, mas sem maiores espantos...
Beijos,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br

S.A.M disse...

Então querido, ontem estava escutando alguns economistas dizendo que nós vamos nos recuperar mais brevemente do que estão dizendo, até porque os EUA não respondem sozinhos mais pela economia, deve afetar a China, a India e o Brasil que são os que mais crescem como emergentes, mas ainda estou confiante que a mídia está exagerando e a gente sai dessa mais rapidamente do que o esperado.

Pronto, o analista economico já se foi.

Leandro® disse...

Tatuapé...300 mil...alí meu amigo nunca consegui entender o porque da auto-valorização(nem sei se escreve assim). Sinceramente, não gosto, nunca gostei e não vou gostar do Tatuapé. Tenho meus motivos particulares para isto.
Já falando em imóveis, já viu quanto custa um apartamento no Jardim Anália Franco?
Eu posso dizer como era o Jd. A. Franco. E como era horrível. Hj está mais ou menos, mas tem imóveis caro demais.
seeeeem nooooooção!