Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de março de 2009

O Psicopata Está ao Seu Lado

Estava assistindo um programa de televisão no qual a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, autora do livro “Mentes Perigosas: O Psicopata Mora ao Lado”. A autora foi convidada para falar sobre o tema abordado em seu livro, e afirmou que 4% da população mundial têm comportamento psicopata, e acrescenta que nem sempre os psicopatas matam, roubam, estupram e/ou agridem, existem psicopatas moderados, que comentem atos que não os levam para a margem da criminalidade.

Confesso que fiquei preocupado, pois desse universo de 4%, 3% são psicopatas moderados ou leves, ou seja, o individuo que está ao seu lado nesse momento, pode ser um psicopata, muitas das vezes ele almoça contigo diariamente, mas na verdade, ele tem vontade de almoçar você, de te picar em pedacinhos. Também pensei na possibilidade de eu ser um psicopata, já que qualquer um pode ser, mas fiquei aliviado quando a doutora disse que psicopatas não assumem sua patologia.

Psicopatas não sentem culpa pelos atos cometidos, e muitas das vezes têm ciência do dano ocasionado, mas são incapazes de se retratarem. A maioria dos que sofrem de tal distúrbio, não são pessoas que matam criancinhas em série, essa é uma minoria que ganha evidencia na mídia, e por conta disso o termo psicopata no senso comum ganhou o sinônimo de assassino em série. Acabamos nos esquecendo das pessoas que nos rodeiam e que são altamente manipuladoras e capazes de qualquer tipo de jogo psicológico para alcançarem seus objetivos. Esses também são psicopatas perigosos, pois podem levar as pessoas que os rodeiam a loucura.

Cheguei à conclusão que boa parte dos indivíduos que compõe o cenário político desse país são psicopatas, pois tem a capacidade de manterem um discurso falso. Com o poder da falácia, se aproveitam para manipularem a população e se envolvem em escândalos de corrupção, levando milhões a miséria. Tiram o acesso do povo a educação, saúde, saneamento básico, entre outros direitos constitucionais básicos e não se sentem culpados por isso. Temos que ficar atento nas pessoas que nos rodeiam, e não permitir que indivíduos com comportamento doentio e individualista destruam nossas vidas, porém, temos que ter cautela para que tal cuidado não se torne uma caça às bruxas.

Concurso Cultural – No País de Obama

Quer ganhar de presente o livro “No País de Obama” de Rodrigo Alvarez? O Blog Passageiro do Mundo em parceria com a editora Nova Fronteira lhe dá esse presente. Para isso, basta responder a pergunta abaixo nos comentários do post “No País de Obama”. A melhor resposta recebera um exemplar do livro em qualquer lugar do Brasil.

Você concorda com a colocação que compara o presidente Barack Obama com o militante gay e político Harvey Milk?

As respostas serão aceitas até a meia-noite do dia 11 de março. A melhor resposta será divulgada no dia 13 de março, abaixo da resposta é necessário deixar um endereço de email para contato.

8 comentários:

Anônimo disse...

Danosse! Já me disseram que eu sou manipuladora, será que eu sou psicopata?!

Muito hilário, porq eu não me considero manipuladora. rs Só me disseram isso porq eu não fiz oq me pediram e depois eu mudei de assunto ao meu favor, é ser manipuladora isso?! ¬¬

Ficadúvida!

Bjinhos ú&e ;**********
PS.: Eu adoraria concorrer mas, não sou boa pra expor minha opinião. Tem muito gnt boa concorrendo.

Anônimo disse...

Mais uma boa reflexão!:)
E a imagem do Scofield é sempre um regalo para a vista!heheh

@bloggerbrasilis disse...

Tudo bem Marcos?

Essa semana li um artigo em um blog sobre psicopatas e os traços característicos dessas pessoas. O artigo discorre sobre a imensa quantidade de psicopatas, ou pelo menos pessoas com esse comportamento, nos meios empresariais e políticos, dentre outros. E num mundo cada vez mais insensível ao sofrimento dos outros, acredito que a quantidade de psicopatas só vai aumentar, principalmente nas grandes cidades. É preciso que saibamos identificar pessoas assim, para que elas não destruam a nós nem a quem amamos. Postei um link no The Blogger divulgando sua postagem. Um abraço!

Serginho Tavares disse...

eu acho que os psicopatas estão em todos lugares menos no governo. eles sao espertos demais para nunca darem a cara a tapa!

John Rômulo disse...

Bom cheguei atrasdo :(
Mas respondendo: Sim eles tem muitas em comum.Os dois representam as quebras de valores preconceituosos em uma sociedade como a norte america que todos nos sabemos em um passado não muito distante era bastante segregada.Mas a postura de Obama é diferente da tomada por Milk:Obama nunca usou sua origem negra como a bandeira de luta para ser eleito presidente ao contrario de milk que usou sua condição sexual como forma de apelo para ser eleito ao cargo!
São homens incriveise represetam a evolução.

meu blog: www.johnrmulo.blogspot.com

Fabiano (LicoSp) disse...

Estou analisando as pessoas que sentam ao meu lado no trabalho e comecei a pensar quais delas tem mais estas caracteristicas.

Mas comecei tb a fazer uma auto-analise, será que....?

bjs

Anônimo disse...

este livro e muito legal recomendo a todos

Anônimo disse...

Muito bom o post! Eu acho que o pior disso tudo é o fato, real, que poucos percebem que os psicopatas estão nos rondando...

Diz-se que a principal característica de um psicopata é a falta de culpa. Ou seja, por não se identificar com o outro, o psicopata não sente culpa alguma pelo mal que pode cometer contra ele.

Quando se fala em psicopata logo pensamos nos serial killers. Esquecemos, entretanto, os chefes que nos exploram, os “amigos” que nos maltratam, professores que nos humilham, parceiros/companheiros que nos denigrem. Todos nos fazem sofrer sem o menor remorso...

Abração,

Arthur