Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de junho de 2009

9ª Parada do Orgulho LGBT de Campinas

Depois de levar 100 mil pessoas às ruas da cidade no ano passado para comemorar o Dia do Orgulho LGBT, a Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Campinas volta a sair às ruas no dia 28 de junho de 2009 – consolidando - se como a maior manifestação de rua da cidade.

O tema deste ano aborda a discriminação que atinge as diferentes faixas etárias, de crianças e adolescentes a adultos e idosos. “Direitos não têm idade nem sexualidade” faz referência direta à necessidade de respeitarmos os Direitos Sexuais de qualquer pessoa, em qualquer estágio de sua vida. E, mais uma vez, a Parada de Campinas convoca a população a apoiar o PLC 122/06, que tramita no Senado, e torna crime hediondo a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.

STONEWALL 40 ANOS

Em 2009, lésbicas, gays, travestis, transexuais e bissexuais de Campinas terão mais motivos para comemorar, pois o dia da Parada cai exatamente no dia 28 de junho, Dia do Orgulho LGBT, uma das três datas oficiais no calendário municipal que valorizam a diversidade sexual – as outras duas sendo o dia 17 de maio, Dia Municipal de Luta Contra a Homofobia, e o dia 29 de Agosto, Dia Municipal da Visibilidade Lésbica.

Nesse dia 28 de junho, há exatos 40 anos, em um pequeno bar de Nova York chamado Stonewall, gays, lésbicas e travestis se rebelaram contra o tratamento agressivo que recebiam da polícia, que sempre fazia batidas no local. Pela primeira vez houve um enfrentamento real, que durou três dias e incendiou o boêmio bairro de Greenwich Village. Um ano depois, na mesma data, três das maiores cidades americanas realizaram marchas de protesto contra o preconceito e a discriminação e pedindo por mais respeito e visibilidade. Eram as primeiras Paradas do Orgulho LGBT.

Desde então, em todo o mundo, gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais celebram esse importante dia, que foi o inicio do movimento ativista homossexual. Campinas não ignorou esse clamor, instituindo através da Lei no. 10.182/99, o dia 28 de junho como o Dia Municipal do Orgulho Homossexual.

Nos últimos 10 anos, novos grupos organizados têm surgido em diversas cidades do Brasil, o movimento LGBT nacional tem se estruturado e influenciado ativamente a proposição de políticas públicas e decisões judiciais que garantam a igualdade de direitos a população LGBT, e conquistado a adesão de parlamentares que adotam as bandeiras de luta pela união civil, criminalização da homofobia, direito a adoção, reconhecimento das identidades de gêneros, entre outras.

Hoje o Brasil conta com mais de 80 Paradas em todo o território nacional. Em 2008, mais de 3 milhões de pessoas, tomaram a Avenida Paulista, Rua da Consolação, Praça da República e arredores, consolidando- a como a maior manifestação social do planeta.

MÊS DA DIVERSIDADE

A 9ª Parada do Orgulho LGBT é apenas o clímax do 7º Mês da Diversidade que novamente se estende por todo o mês de junho.

Este ano, o Mês começou no dia 06, com a 4ª edição do Prêmio 100% Guerreiras, homenagem prestada pelas/os Travestis e Transexuais a entidades ou personalidades que contribuíram para a luta pelo reconhecimento da cidadania dessa população.

No dia seguinte, domingo, dia 7 de junho, aconteceu a já tradicional abertura do Mês, no Parque do Taquaral, com a Gincana da Diversidade. Apresentado por Piscila Drag, a Gincana levou dezenas de pessoas ao parque, entre homo e heterossexuais.

Dia 14 de junho, a cidade de Campinas saiu em caravana para a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que se confirmou como a maior Parada do mundo, em mais de 10 ônibus.

No dia 18, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas em Campinas e a Comissão Organizadora da Parada, ocorreu o debate "Mídia e LGBT - o visível e o invísivel" onde os jornalistas Deco Ribeiro, Eduardo Grgori e Agildo Nogueira Jr. discutiram com uma platéia formada principalmente por jovens o tratamento dado pela grande mídia e pela mídia GLS às questões LGBT.

Dia 26, sexta-feira, a juventude LGBT invade a Praça Bento Quirino, no centro da cidade, para uma festa com a sua cara! É a BIG JUICE Party que vai realizar uma matinê com DJ e shows de drags para a garotada que ainda não pode entrar numa boate.

No sábado, 27, dois eventos: as mulheres lésbicas e bissexuais ocuparão novamente a praça Bento Quirino, na Manifestação Sáfica, um sarau a céu aberto, regado a poesia, música, desfile e danças, explicitando publicamente o direito constitucional da expressão da afetividade. E também será a vez da 5ª edição do Festival de Novos Talentos, da Vila Pe. Anchieta, organizado pelos moradores do bairro. Com apresentações artísticas de Drag Queens e Transformistas, esse evento promove a visibilidade positiva dessas artistas e de toda a comunidade LGBT junto à comunidade.

E finalmente no dia 28, domingo, a partir das 13h, ocorre a concentração, no Largo da Pará, da 9ª Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Campinas, que voltará ao seu trajeto tradiconal este ano, com encerramento no Largo do Rosário.

PROGRAMAÇÃO:

26/06 - BIG JUICE Party - A Matinê LGBTenn do E-Jovem
Local: Praça Bento Quirino (Praça do Sucão)
Horário: 19 horas

27/06 - V Manifestação Sáfica - Evento de Mulheres Lésbicas e Bissexuais
Shows, Performances DRAG KINGS, Dança e Música
Local: Praça Bento Quirino (Praça do Sucão)
Horário: 19 horas

27/06 - Concurso de Novos Talentos da Vila Pe. Anchieta
Local: Teatro da Vila Pe. Anchieta
Horário: 19 horas

28/06 - IX Parada do Orgulho LGBT de Campinas
Concentração: Largo do Pará (Av. Francisco Glicério x Av. Aquidaban)
Horário: 13 horas

TRAJETO DA PARADA: Início no LARGO DO PARÁ, descendo na contra-mão da Francisco Glicério até Av. Moraes Sales, virando à direita até a Irmã Serafina, virando à esquerda até a Av. Benjamim Constant, virando à esquerda até a Av. Francisco Glicério e virando à esquerda, na mão dos carros, até o LARGO DO ROSÁRIO, onde acontece o Grande Show de Encerramento, por volta das 20 horas.

INFORMAÇÕES:
Telefone - 19 33073764/ Lohren Beauty
Telefone - 19 81125306/ Maria Amélia

3 comentários:

Rodrigo Melquiades disse...

Legal Marcos...
Vc vem na parada de campinas tb!?
Eu nunca fui, será que é bom mesmo!?
Pelos comentários...
Abraço meu amigo..
Fui..

Marcos Freitas disse...

Olá Rodrigo,

Não irei, estou querendo ir na de Guarulhos, mas ainda não é certeza.

Markus disse...

Estaremos la prestigiando Campinas.
Abraço