Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Por um Mundo Eclético

Como forma de marcar o mês em que se comemora a Semana do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), a organização não-governamental CASARÃO BRASIL apresenta a exposição “Por um Mundo Eclético”, do artista plástico LEO BRIZOLA, em sua primeira grande mostra em São Paulo.

Artista com 30 anos de carreira e exposições individuais realizadas em importantes instituições como o MAM do Rio de Janeiro e a Grande Galeria do Palácio das Artes em Belo Horizonte, sua arte já ganhou o mundo, tendo sido exibida em Nova York em 2007. Para essa mostra, o artista apresenta pinturas e bordados em dimensões que variam de 20 x 30 cm a 3 x 4 metros de largura. Também será apresentado um vídeo especial criado em parceria com o músico Aum Soham.

A criação do autor pode ser vista não só na pluralidade de temas envolvendo o comportamento humano, que inclui a sexualidade e a ética, mas também na multiplicidade de formatos, suportes e propostas. Sobre sua obra, o artista revela suas influências. Embora o tema da sexualidade não seja o principal no trabalho de Brizola, o assunto acaba sendo abordado em sua arte de várias maneiras. Uma das telas desta exposição, chamada Ganimedes, onde é ilustrada a lenda grega do filho de Europa, uma princesa fenícia que é raptada por um touro e levada até Creta. O touro é um Deus disfarçado com o qual Europa teve vários filhos, dentre eles, o Rei Minos, que é considerado, historicamente, o primeiro personagem bissexual da mitologia grega.

Quinta-feira, dia 11/06, haverá um coquetel de abertura ao evento com a presença do Príncipe Indiano Manvendra Singh Gohil, que desembarca no Brasil a convite do empresário e apresentador Douglas Drumond, presidente do CASARÃO BRASIL. Manvendra pertence a uma das famílias mais nobres e mais antigas do Estado de Gurajat no nordeste da Índia, e que ficou conhecido internacionalmente por declarar publicamente sua homossexualidade contrariando todos os costumes, tradições e leis de seu país.

Serviço:

Exposição “Por um Mundo Eclético”, do artista plástico Leo Brizola
Realização: Casarão Brasil
Abertura para convidados: 11 de junho às 19:00 h
Visitação pública: de 12 de junho a 31 de julho, de segunda a sexta das 11h às 17h
Local: Rua Frei Caneca, 1.057 - Consolação
Entrada franca

2 comentários:

Fábrica de Música disse...

Eu adoro arte, um dia eu tenho que ir para São Paulo. Vocês sempre tem opções de lazer, não é essa mesmisse que é minha cidade.

Focoinfinito Studio disse...

Muito boa esta dica.
Parabéns pelo Blog!!!!
bjs