Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O Brasil Perdendo os Seus Filhos

Ontem meu pai provou ser um grande pai, aliás, ele sempre provou ser, tenho que levar em consideração que de uns anos pra cá nos afastamos muito e isso impede muitas trocas de afetividades. Estou com pretensões de sair do país, e por motivos familiares e profissionais, achei que o meu pai não iria me apoiar e ficaria ressentido comigo, mas ocorreu o contrario, ele me deu apoio, ficou super feliz, e comparou a minha pretensão com a atitude dele quando ele saiu do interior do Paraná e veio para São Paulo, disse que é natural que eu queira sair de São Paulo para outro lugar “melhor”.

Irei fazer um curso de francês, precisamos (o Douglas e eu) de no mínimo 150 horas de francês para termos condição de realizarmos a entrevista com o consulado, que se dá em francês ou inglês, quando o candidato possui os dois idiomas, a entrevista é mista. As aulas começaram na próxima quarta feira 03/09, hoje comprei os livros. Quando criança, fiz um mês de francês, lembro que me divertia muito fazendo os biquinhos necessários para as pronuncias, mas acabei não levando o curso a sério, se tivesse levado, hoje estaria com o processo de imigração bem adiantado.

Ontem estava conversando com o Douglas sobre o fato de irmos embora do Brasil, na verdade fico muito triste com isso, queria ser valorizado no Brasil no meu país, e não ver tantas desigualdades. Recentemente no Canadá o governo vez um repasse de verbas para a população, se tratava de um record na arrecadação de impostos, os mesmos foram devolvidos para a população, não vemos isso aqui no Brasil, o Canadá é um país que como o Brasil cobra muitos impostos, mas lá seguro saúde é coisa de turista, aqui no Brasil não somos amparados pelo governo, sem falar nas escolas, no Canadá até o cidadão completar a High Schooll, o governo garante o ensino gratuito e de qualidade.

Estamos animadíssimos com a possibilidade de recomeçar uma nova vida. Saudades? Sabemos que teremos, mas sacrifícios são necessários, vejo que nessa situação quem perde é o Brasil, há anos atrás a província de Québec mandou uma carta aberta ao Brasil convidando brasileiros para imigração, eles dão preferência para pessoas formadas e com experiência profissional, ou seja, eles não têm “apenas” subempregos, eles têm empregos de qualificação. Profissionais brasileiros deixam de contribuir para o crescimento do Brasil e passam a contribuir para o crescimento do Canadá, mas, a troco do que? De menor desigualdade social, de valorização profissional, de segurança pública de fato, de um estado que se faz presente e cumpre o seu papel.

Não é difícil se tornar um cidadão canadense, para isso é necessário ser um “imigrante permanente” há pelo menos três anos, ou ter um diploma universitário de uma universidade canadense, para ser estudante existe uma barreira gigantesca, pois estudantes podem trabalhar apenas 20 horas por semana, e dentro da instituição de ensino onde o mesmo estuda, a renda que isso gera é pouco para manter os custos de viver no país, o ideal é ter o visto de “imigrante permanente”, pois esse está autorizado a cumprir uma jornada de trabalho integral, gerando renda suficiente para se manter no país, já fiz amizades com pessoas que estão em Québec, dizem que a adaptação é ótima, e existem muitos brasileiros por lá, isso é um grande fator motivador.

18 comentários:

Unknown disse...

Rapz, vc vai embora? Puxa vida! 8(
Já pensei nisso várias vezes.
Entre no MSN, por favor, se não eu não falo mais com vc.

Anônimo disse...

Juro que naum li todo
Mas li o suficiente pra entender o inicio
Bom pai eh sempre pai naum importa o qele faz, q bom q ele te deu todo apoio geralmente ficamos super feliz, por achar q nosso pai n vai aceitar tal coisa e acaba aceitando, eh isso aí mesmo, correr atras dos sonhos e sair de um lugar pra outro, realmente eh natural.. te espero no meu, vc escreve super bem e isso eh importante, prende a nós LEITOR

Serginho Tavares disse...

o canadá é um exemplo a ser seguido. estamos tão atrasados que as vezes eu penso: nunca chegaremos lá. no brasil as pessoas querem apenas sugar e sugar e criticam o governo mas se estivessem no mesmo lugar fariam o mesmo.
uma lástima
o jeito é se mudar o quanto antes e apagar a luz quando sair.

beijos amigo
adoro te
já aviso que vou ficar com saudades mas ao mesmo tempo eu to na torcida para que você realize seus sonhos onde quer que seja

Anônimo disse...

Estou torcendo por você e pelo Douglas, mas sei que tudo dará absolutamente certo!
Fico muito feliz por você, mas triste pela sua ausência, pelo que isso gerará dentro de mim. Porém, só em saber o quanto isso vai ser bom, eu fico feliz de novo.
Amo vocês dois, uma amizade ainda tão nova, mas tão gratificante. Vou exigir muito de vocês... risos... quero que voltem com muita bagagem cultural na cabeça e coragem para construir um novo mundo.
Beijos,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br

Anônimo disse...

OI MEU XARÁ LINDO

AH QUE LEGAL QUE EMPOLGAÇÃO ADOREI O POST DEU PRA SENTIR DAQUI A SUA MOTIVAÇÃO EMPOLGAÇÃO E ATE UMA ALEGRIA CONTAGIANTE QUE LEGAL !! TORÇO POR VC E PELO DOUG QUE VCS CHEGUEM BEM NO CANADÁ E QUE COM SEUS ESFORÇOS SEJAM FELIZES, SÓ FICO TRISTE PQ VC SERÁ MAIS UM BLOGUEIRO QUE VAI NOS DEIXAR COMO FEZ O ANJO MIKAEL QUE ESTA NA EUROPA AQUELE COMO VC É UM ANJO DOS QUE DEUS DEIXOU NA TERRA PRA NOS FAZER O BEM ADORO VC E TO TORCENDO POR VC E CONFESSO QUE A UM CERTRO TEMPO ATRÁS JÁ TINHA ENTRANDO NO SITE DO CONSULADO CANADENSE EM BRASILIA E VISTO QUE O CANADÁ REALMENTE VALE A PENA

BJOS
KINHO

Marcos Freitas disse...

Kinho,

Deixar vocês, jamais, hoje mesmo disse ao Douglas que a minha primeira aquisição no Canadá será um computador, o Passageiro do Mundo existirá em qualquer lugar do Mundo.

Gustavo Miranda disse...

=)
Ah, a vontade de deixar o país é grande para quem tem informação e não consegue se conformar com as mazelas. Entendo o que vc tá sentindo. Já passei por isso.
Boa sorte e vai nos contando tudo!
Abs

Ah.... aproveite para saber a última sobre a entrevista com o Kassab, para o blog. Bastante polêmico!
http://botadentro.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi!
Pois eh, o Brasil perde grandes talentos pela sua falta de investimento em si mesmo!
O francês é uma lingua linda e o Canada parece ser um bom lugar para viver - eu já pensei em ir pra lá, tenho amigos morando... O futuro pertence a si mesmo!
Legal vc e seu namorado irem juntos!
Boa sorte!

Râzi disse...

Um amigo meu foi pra lá fazer um curso de imersão...

Dentre os projetos que ele tinha na vida, morar no Canadá virou um deles!!!

Mas ter seu próprio negócio aqui aconteceu antes, e ele teve que adiar!

Beijão e boa sorte!

Quem bom que a internet nos aproxima! :D

Celso Dossi disse...

Boa sorte em tudo ae!

@bloggerbrasilis disse...

O Brasil é um país muito desigual e extemamente violento, principalmente para afrodescendentes, pobres e gays em geral. As pessoas que puderem sair daqui, principalmente as que são discriminadas todos os dias, infelizmente deverão partir nos próximos anos. Existe muita propaganda sobre a realidade brasileira. Mas o que vemos é que as pessoas estão cada vez mais isoladas em condomínios e lugares exclusivos cercados de segurança por todos os lados - isso as que podem pagar, o restante fica à mercê de tudo de ruim. Temos esperança, mas não podemos ter ilusões. Eu desejo tudo de bom prá você Marcos, nessa nova fase de sua vida. Um abraço e seja feliz!

Anônimo disse...

Meu querido amigo.
Após muito tempo, abri seu blog e descobri que irá partir. PARTIR!
Não, na verdade alçar voos maiores e melhores.
Ficarei aqui e comigo a sua delicadeza; sensibilidade e integridade.
Estarei torcendo muito por voces.
Um enorme beijo no coração.
Sucesso.

Anônimo disse...

Acho que você já viu isso:
http://www.imigracaocanada.com/
Se viu, desculpe pelo excesso...
Beijos,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Angustiante, muito angustiante.

Me emocionei. Você tem razão em dizer que isso é triste, de podermos ter melhores condições em um país que não é a nossa terra.

Não sei, tenho uma ligação afetiva muito forte com o meu chão, a minha terra, o meu estado a minha cidade.

Não tem muitas oportunidades, as vezes as condições de vida, mesmo para quem tem condições, acabam por um motivo ou outro se tornando precárias, mas é a fonte da minha vida.

E doi demais saber que temos que largar isso, mesmo que seja dar um tempo apenas, para se ter uma vida digna.

Isso me corta o coração, por que assim como você tenho ambições de bater asas e migrar para outro país. Mas a coisa do amor a pátria é que muitas vezes me me disuade a faze-lo.

Bem mon'amie* espero que dê tudo certo para os dois, e que você esteja fazendo a escolha certa. Só não abandone o seu blog [que passara a ser uma dor de cutuvelo para quem fica], que certamente vai vir recheados de publicações sobre como a vida é para nós fora das terras que tem palmeiras onde canta o sabiá.

Grande Abraço...

PS: Estou de blog e pseudonimo novo. Passe lá. Bjo.

Anônimo disse...

[!]

Anônimo disse...

ola sou de portugal e li o texto...estou confuso porque tambem quero emigrar, e para os UK,mas tenho aquele medo....rsrs...espero que tenhas sorte...a mima ainda me falta acabar o liceu e so depois irei pra universidade...mas penso porque é que os ingleses haviam de contratar um portugues se tem tao bons profissionais..bem estou confuso...espero que passe...abraço boa sorte..
bonne chance pour ton français :D

Anônimo disse...

ha esqueci-me...se quiseres falar comigo..eu tambem gostava de saber como tu iras no canada...mas eu percebo se nao quiseres....aqui fica daniel_braga1@portugalmail.pt
fica bem!

Leandro® disse...

Nossa, achei muito legal.
Minha tia estava querendo ir morar no Canada, e me chamou para ir...mas foi só fogo no c...(desculpe a expressão).
Mas acho muito bacana ter uma experiência de morar em outro país.
Tenho amigos que moram em Londres, um em Paris, mas não sei se teria esta coragem.
Saudades, com certeza sentiremos, pq em 940km aprox. longe da minha família já entro em neurose.
Mas é tudo questão de adaptação.
Vai em frente amigo, pq tenho certeza dos seus projetos!