Pesquisar este blog

sábado, 25 de julho de 2009

A Noviça Rebelde

Ontem, assisti com o Douglas, o musical "A Noviça Rebelde", com direção de Charles Möeller e Claudio Botelho, os mesmos diretores de "Beatles Num Céu de Diamantes" O musical foi montado pela primeira vez na Broadway, acumulou em quase 50 anos 8 prêmios e ganhou uma versão cinematográfica em 1965. O filme ganhou 5 Oscars e nos cinco continentes, centenas de releituras foram realizadas sobre a obra.

O musical conta a história da noviça Maria Rainer que, em dúvida sobre sua vocação religiosa, torna-se babá dos 7 filhos do capitão Georg Von Trapp, como uma oportunidade de refletir sobre sua escolha. Na casa da família, o capitão, que está constantemente viajand e educa seus sete filhos com rigor militar, como se todos na casa fizessem parte de um navio de guerra. Ao chegar, Maria percebe que as crianças sentem falta da mãe e do amor do pai e a sua maior missão é aproxima-lo de seus filhos e ela fará isso através da música. Com o tempo a noviça conquista o carinho e respeito de todos na casa, inclusive do capitão.

A trama também mostra o nascimento do amor entre a alegre noviça e o rígido militar austríaco, tendo como pano de fundo o clima de guerra que abalava o mundo no fim dos anos 1930. O musical nos passa uma mensagem social muito bonita e nos leva a refletir sobre as diferenças de classes sociais e a separação que a sociedade contemporânea faz de empregados e empregadores. No final do espetáculo, quando os atores foram agradecer a presença do público, os atores que fizeram os papeis de nazistas foram vaiados e em seguidas ovacionados quando arrancaram de seus braços o simbolo do Movimento Nazista. Um lembrete ao Movimento Nazista atual que a sociedade não é tolerante a ele.

O musical passou por uma temporada no Rio de Janeiro e está encerrando suas apresentações em São Paulo. A superprodução conta com Kiara Sasso (Maria Rainer) e Saulo Vasconcelos (Capitão Georg von Trapp) à frente de um elenco de 44 atores/cantores, que se revezam entre 31 personagens. A produção conta com o serviço do Teatro Alfa que também foi palco do musical My Fair Lady, que também foi sucesso que público e critica.

Serviço:

A Noviça Rebelde
Local: Teatro Alfa
Endereço: Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722
Em cartaz até 2 de agosto
Classificação etária: Livre e não recomendado para menores de 5 anos
Duração: 2h45 com 15 minutos de intervalo

3 comentários:

FOXX disse...

da série: coisas q só tem em são paulo!

RP disse...

Sabe que essa peça não tinha me despertado mta vontade de ver???
Sei la...
Mas pelo que vc escreveu parece bom.

S.A.M disse...

Um dos melhores espetáculos que estão em cartaz em Sampa!

Assino embaixo!
Beijao!

:)