Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Qual é o Sexo do seu Cérebro?

Apesar de pertencer ao sexo masculino, o meu cérebro é feminino. Há alguns meses, a Revista Época entrevistou a neuropsicologista Anne Moir, da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Moir está desenvolvendo uma linha de pesquisa para entender melhor as diferenças neurológicas entre homens e mulheres e, para isso, desenvolveu um teste que mostra numa escala de 1 a 20 qual é o sexo do cérebro. O número 1 representa o cérebro mais masculino possível e o 20, o mais feminino. Quem se aproxima do 10 tem um cérebro misto. O meu teste deu 11, ou seja, o meu cérebro é misto, feminino rústico ou um masculino delicado, podemos dizer que cerebralmente sou quase bissexual.
Eu consigo identificar só pelo olhar ser uma pessoas está chateada, irritada, alegre ou apática, segundo o estudo de Moir, essa é uma característica do cérebro feminino, mas em contrapartida, não consigo ficar numa sala onde todos falam ao mesmo tempo e assim mesmo conseguem manter uma linha de raciocino, essa também é uma característica do cérebro feminino. O estudo afirma que o sexo do cérebro é determinado pela quantidade de testosterona [hormônio masculino] a que o feto fica exposto no útero. Em geral, homens recebem doses maiores do que as mulheres.

O estudo aponta que a diferença entre o cérebro dos dois gêneros tem raízes evolutivas. Durante o desenvolvimento dos seres humanos, como o homem era o caçador, desenvolveu um cérebro com habilidades manuais, visuais e coordenação para construir ferramentas. Por isso, um cérebro masculino tem mais habilidades funcionais. Já as mulheres preparavam os alimentos e cuidavam dos mais novos. Elas tinham que entender os bebês, ler sua linguagem corporal e ajudá-los a sobreviver. Elas também tinham que se relacionar com as outras mulheres do grupo e dependiam disso para sobreviver na comunidade e, por isso, desenvolveram um cérebro mais social.

A diferença de sexo entre cérebro e corpo pode estar ligada às causas da homossexualidade. Tudo será determinado de acordo com a distribuição de testosterona no tempo de gestação da criança. Se a concentração de testosterona for mais baixa do que o padrão para os homens, então o “centro sexual” do cérebro será feminino e esse homem sentira atração por outros homens. Se a concentração desse hormônio estiver alta, o 'centro sexual' será masculino e ele sentirá atração por mulheres.

As causas da homossexualidade é um mistério para a ciência que talvez nunca seja desvendado. Acredito que o que determina a sexualidade são as predisposições genéticas. Não acredito em comportamento condicionado, defendido por religiosos e fundamentalistas, pois, se fosse um comportamento adquirido, os insatisfeitos com sua sexualidade condicionariam o seu comportamento para o lado oposto sem maiores dificuldades. Apesar do resultado do meu teste apontar que tenho um cérebro misto, sexualmente sou definido como gay puro sangue, apesar de adorar as mulheres, não sinto atração sexual por elas.

Clique para fazer o teste e comente o resultado.

14 comentários:

Jean Patrick disse...

O meu deu 12, acho que me define bem, pelo menos mentalmente.
Adorei a história do gay puro sangue.

Abraço

A.M.B disse...

o meu deu 8!

abracaooo

O amor e etc. disse...

O meu deu 12. Ai, caramba!
Só porque eu não sei olhar mapas e empinar bicicletas. Humpf.

FOXX disse...

meu deu 12!!!!

Serginho Tavares disse...

o meu deu 13, ou seja, segundo o teste meu cérebro é feminino!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

empatei com vc ... deu 11 ... mas tenho para mim que o meu é bem mais feminino na realidade ... tenho minha homosexualidade extremamente bem resolvida, embora não seja nem de longe do tipo "bixinha" [sem conotação pejorativa], pelo contrário, sou até muito másculo em em meu estereótipo, mas meu cérebro eu o vejo bem feminino ... vai entender neh? rs ...

parabéns pela postagem ... no mínimo um tema interessante ...

bjux

;-)

Atreyu disse...

Fiz esse teste mês passado eu acho deu 10
E um sobre que Livro você é: Terra dos Meninos Carecas
=0

HMG disse...

Foxx mandou no twitter de tarde e fiz.

O meu deu 9. Machinho. hehehe

Ricardo disse...

O meu deu 7. Fiquei surpreso, pois, embora eu não seja exatamente uma biba, eu pensava que tivesse um cérebro mais feminino.

Eduardo Rolim disse...

Meu teste deu 8, mas não significa que eu não seja Gay Puro Sangue hehehe

Acho que só me identifico mais com meu lado masculino, apesar de não sentir nenhuma atração por mulheres ...

André disse...

7 pontos...

EuEle disse...

7 tb, acho que foi bem certeiro.
Sou masculino mais nos pensamentos, apesar de adorar os garotos.
Obrigado pela visita, sempre passo por aqui tb.
Abraco
paulo

O VIADO E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Marcos, infelizmente ninguém fez esse tipo de questionamento aqui, então eu vou aproveitar para fazer: esse teste é tendencioso. Basta ver as perguntas. Por que considera certas coisas como "femininas" e outras como "masculinas". Isso já caiu por terra, tanto pela psicanálise, como pela filosofia. Na medida em que lutamos por uma sexualidade livre, devemos nos libertar desses parâmetros. Na verdade, não há "feminilidade" ou "masculinidade", tudo iso são parâmetros construidos e que podem, muito bem, serem desconstruídos. Como, na verdade, já estão sendo. É preciso viver num mundo que vá além do "feminino" e do "masculino"...
Beijos,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Já havia feito esse teste antes. O meu deu 12. Convidei algumas pessoas do trabalho pra fazer e os resultados surpreenderam muito. rs

Abraço.