Pesquisar este blog

sábado, 7 de fevereiro de 2009

O Ritual do Abacateiro

Ontem (sexta-feira 06/02) aconteceu na FESP, o ritual do abacateiro. O ritual é uma tradição que acontece desde os anos 30 com a finalidade de recepcionar os novos alunos, os bixos. O abacateiro fica no pátio do Casarão da Fesp, vira e mexe um abacate atinge um aluno, ouvi dizer que teve um rapaz que teve que ser socorrido por conta de uma abacatada na cabeça. Eu estava num banco que fica embaixo do histórico abacateiro, estava lendo um livro, quando ouvi um abacate caindo atrás de mim, por sorte não atingiu a minha cabeça.

O ritual é bonito. Uma aluna leu um texto explicando a história da tradição do abacate, e citou professores e alunos ilustres que passaram pela escola, entre eles, Fernando Henrique Cardoso e Ruth Cardoso, que se conheceram na faculdade, e marcavam encontros românticos no banheiro do terceiro andar do Casarão. Depois de lido o texto, os veteranos abriram abacates ao meio, retiram a polpa e colocaram vinho, achei uma delícia. Logo após todos os alunos deram as mãos e num semicírculo demos uma volta no prédio da faculdade simbolizando um abraço na instituição. Achei muito lindo ver esse amor que os alunos têm pela faculdade.

Dado o abraço, os veteranos começando a pintar a cara dos bixos, porém tudo de forma muito civilizada, se um aluno falasse não, eles nem tocavam no aluno, gostei disso, achei respeitoso. Eu deixei me pintarem, mas lavei o resto em seguida, e quando ouvi uma história de alunos novos iriam pedir dinheiro no farol para comprarmos cerveja, sai de fininho e fui embora.

Estou adorando o curso. Na semana passada todos os professores apresentaram o conteúdo programático do curso e a bibliográfica básica e complementar, além de conhecerem os alunos e suas pretenções com o curso superior. Nesse primeiro semestre terei Sociologia, Antropologia, Política, Filosofia, Língua Portuguesa e História. O professor de Política é o diretor acadêmico da escola, e também coordenador do curso. Na aula dele ele frisou que os alunos da FESP estão proibidos de fazer o uso de drogas dentro da instituição, pensei que ele estava brincando, mas depois soube que há algum tempo atrás os alunos fumavam maconha no pátio, sem muitas repreensões.

Lá têm alguns alunos exóticos. Têm um grupinho que parecem mais um grupo de guerrilha comandado pelo Che Guevarra, do que alunos de sociologia, achei engraçado... Tenho certeza essa faculdade irá agregará muito para mim, estou adorando. Sem contar a tradição e a importância que a instituição conquistou ao longo dos anos de sua existência.

6 comentários:

Anônimo disse...

oi meu xará lindo

amore te desejo toda a sorte do mundoooo nesta nova empreitada buscar o conhecimento é um fruto docê e gostoso ao nosso espirito, lembro que você me falow com entusiasmo deste curso que prentendia fazer!!! estou vendo que você como em todos os seus projetos está muito confiante. Te desejo sempre muitas e novas conquistar.

beijos kinho

Fábrica de Música disse...

Sociologia, Antropologia, Política, Filosofia, Língua Portuguesa e História, me deu até calafrios, tem gosto pra tudo. Mas adorei o prédio da faculdade, bem antigo.

VIADAGEM E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Marcos, adorei o ritual,comopodever,bemdiferentede"estudantes"que,em nome de trote,surram moradores derua,como recentemente vimos,um horror.
Aproveite , Marcos, tudo o que ela puder te oferecer.
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br

Serginho Tavares disse...

que bom que esta gostando moço
isso que importa
um grande abraço e bom domingo

Thiago de Assumpção disse...

bom, pelo menos eu vi que vc não estar fazendo o curso de Historia, como eu... mas as materias que vc vai ter este ano vão ser otimo, Filosofia, Antropologia Politica, Sociologia e principalmente... HISTORIA...
abração

felipemaia disse...

Uma maneira legal de se recepcionar os calouros!

Quem dera se todos fizessem isso!!

Eu não tive essa sorte: me sujaram, me humilharam e me obrigaram a pedir dinheiro no semnáforo pra entregar pros veteranos, ou não devolveriam nossas coisas!!"!

:(