Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Stonewall Indiano

Hoje se rompe uma grande barreira na luta contra a homofobia na Índia. A lei 377 do código penal indiano de 1860 que diz que “todo indivíduo que voluntariamente tiver relação sexual tida como contra a ordem natural da natureza, com homem, mulher ou animal, será punido”. foi revogada, tirando os gays indianos da margem da sociedade. Notamos que teoricamente o crime não é era gay e sim praticar o sexo anal. Como nas relações lésbicas não há penetração, o lesbianismo não era crime na índia. A Índia deixa o enorme grupo de países que criminalizavam a homossexualidade. O grupo soma 79 países que punem com a força da lei os indivíduos homossexuais, a grande parte desses países criminaliza a homossexualidade por conta dos valores religiosos.

A corte indiana considerou a lei discriminatória e uma "violação dos direitos fundamentais". A lei é uma herança tempo em que o país era uma colônia britânica e que qualificava sexo entre indivíduos do mesmo gênero como "um atentado contra a natureza". Assim como qualquer outra matéria que é tratada no meio jurídico, a decisão da Alta Corte poderá ser contestada, pois os valores sociais conservadores ainda são fortes no país.

Militantes gays em todo o país comemoraram a decisão do tribunal em Déli e disseram que este é o "Stonewall da Índia", em referência a rebelião provocada por uma batida policial em 1969, no bar gay Stonewall, em Greenwich Village, marcou o lançamento do movimento contemporâneo pelos direitos dos homossexuais, dando origem a Parada do Orgulho Gay de Nova York e se espalhando pelo Mundo inteiro. A luta gay na Índia não está por encerrada, esse é o ponto de partida para os gays indianos começarem a cobrar os diversos direitos fundamentais que lhes são negados. A índia apenas deixou de criminalizar, mas não passou a defender os cidadãos homossexuais dos abusos e das negações sociais.

Estima-se que 8% dos homens homossexuais na Índia são portadores do vírus HIV, em comparação a menos de 1% na população do país. A descriminalização da homossexualidade dará mais segurança aos gays irem ao médico tratarem da infecção e receberem informações sobre os meios de contagio. Lideres hindu, mulçumanos e cristãos se manifestaram contra a medida e com certeza essa história não terminará por aqui. Acabamos de ver o primeiro capitulo da luta das conquistas dos direitos dos cidadãos homossexuais da Índia. Espero que os próximos capítulos sejam tão felizes como quanto este, um verdadeiro marco para a história da conquista dos direitos humanos.

9 comentários:

O amor e etc. disse...

Caramba, fiquei feliz com essa noticia, é uma marco na história da Inida, cara! Um pais laico e tudo mais. Grande avanço.

Anônimo disse...

Aos poucos as mentes irão se abrir e o mundo será mais feliz.

abraços.
legal o post.

twitter.com/PaulinhoT19

César Fassão disse...

Hoje para muitos é o marco de uma vitória, mas realmente eles não podem esquecer que há muito o que lutar ainda!
Parabéns pelo texto!
Abraços
César

FOXX disse...

não sabia q era crime na índia
que bom então
um passo de cada vez

. disse...

Q bom que a Índia está passando por essas transformaçoes! Vou torcer pra que mais avanços sejam alcançados na luta dos direitos humanos e todos possam ser tratados igualmente. Abraçoo

Unknown disse...

Claro que é para aplaudir, muito! Mas tem que se ficar vigilante, sempre. Eu ainda duvido que essas conquistas serão para todo o sempre, tanto lá na ìndia como as nossas, aqui.... basta uma mudança de governo e... se perde tudo. Por issso a luta nunca poderá parar...
Beijos,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br

Marcos Freitas disse...

Ricardo,

Temos que analisar que a lei foi derrubada, não existe mais e para isso ser revisto, será travada uma grande luta. Lembra-se que aqui em São Paulo a bancada evangélica queria derrubar a lei 10948? Não conseguiram, pois são direitos adquiridos e tem toda uma sociedade de olho isso. A Índia está crescendo e terá que se adequar com o mundo globalizado.

Anônimo disse...

Até que enfim o mundo começa abrir os olhos aos poucos.
Assim que começa!
Na verdade já começou, apenas caminhando..

siga-me que eu te sigo xD
twitter.com/pablotorrens

Leo Carioca disse...

E por uma curiosa coincidência eu tinha feito um post sobre homossexualidade na Índia no meu blog 3 dias antes disso!