Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de julho de 2008

15 de julho – Dia Internacional do Homem

Hoje é o misterioso e duvidoso dia internacional do homem, misterioso e duvidoso porque ele não tem uma origem conhecida, nenhum da imprensa oficial transmitiu essa noticia, só vi a menção numa reportagem da Globo Online, mas nada que agregava credibilidade ao fato, existem muitas menções em blogs e na Wikipédia, o que também não dá credibilidade para a informação, pois qualquer pessoa pode ter um blog e inserir uma série de informações, e a Wikipédia é uma enciclopédia livre, que qualquer um pode editá-la, quando é feita uma homenagem, instituído um dia comemorativo, esse dia tem que ter uma historia, uma razão de existir, o dia internacional da mulher se deu por conta do incêndio de uma fabrica têxtil em Nova Iorque, isso acontece em 8 de março de 1857, nesse dia estava acontecendo uma manifestação, as mulheres queriam uma redução da jornada de trabalho e salários equivalente ao dos homens, com o intuito de amedrontá-las, os donos da fabrica com a ajuda da policias fecharam as saídas de incêndio da fabrica e atearam fogo (parece coisa da policia brasileira), o resultado dessa estupidez foi o saldo de 129 mulheres mortas por asfixia.

Não me lembro de nenhuma ocasião parecida para com os homens, alias, não vejo motivo algum para ter um dia comemorativo ao homem, em nenhum momento da historia o homem foi um ser considerado inferior, como no caso das mulheres, em nenhum momento o homem foi considerado o sexo frágil, pode estar ai a razão de se esse dia realmente for o Dia Internacional do Homem, ser um dia apagado, pois nenhuma ONG levantará uma bandeira sem causa, no caso das mulheres, existem varias ONGs de direitos humanos que levantam essa bandeira, e com toda razão, até hoje as mulheres são discriminadas no trabalho, apesar de muitas serem mais eficientes que os homens, mulheres ganham menos, bem menos do que os homens, admiro muito quando uma mulher chega a presidência de uma empresa, pois sabemos de todas as dificuldades e a carga de preconceito que ela sofreu até chegar no topo, fato que nos homens não costumamos passar.

E você, sabe a origem do dia internacional do homem?

6 comentários:

Anônimo disse...

nao, na verdade eu nem sabia que existia o dia do homem

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Na verdade acho que os problemas masculinos est�o situados em outros �mbitos que n�o s�o os mesmo que os das mulheres, mas existem.
Dia desses conversando com minha terapeuta est�vamos discutindo a posi�o do homem dentro da sociedade. Sabe como �... Mais poder implica em mais responsabilidade, mais cobran�as e obriga�es. Talvez o grande problema seja justamente n�o sermos visto como "sexo fr�gil" quase nunca, e isso n�o � uma atitude condizente com a realidade. Penso em mim, por exemplo, n�o me considero um bom motorista, mas h� um preconceito velado muito grande em rela�o a homens que n�o s�o azes no volante. Voc� � homem, ent�o voc� tem que dirigir e ser bom nisso, mesmo que seja um tremendo irrespons�vel, pois assim voc� estar� exercendo sua masculinidade e isso � uma obriga�o. Mulheres n�o sofrem tantas press�es sociais para alcan�ar certas metas, ou preencher certas expectativas como os homens s�o. Sendo homossexual ou n�o voc� ainda ser� ref�m de certas determina�es machistas.

Mas tenho esperan�a, de que um dia n�s seremos enxergados com igualdade, e nosso dia ser� comemorado.

Mas � isso...

Abra�o!

Anônimo disse...

Nem sabia desse dia.

ficava na crença de que os outros dias do ano eram os 'dias dos homens' :P

heheh

Mas concordo que é desnecessário. Não há motivo nem história para justificar um dia assim. Chega a ser ofensivo...

Pela reportagem no Globo Online é verdadeiro.... mas acho que fica na questão da curiosidade mesmo.

Goiano disse...

eunem quero saber a origem
eu quero um presente
hauuhahua
uma moreno malhado de 1,80 ta bom
huauhahua
mas enfim posso ser mais humilde... mas nao quero

Anônimo disse...

NÃO SABIA DA EXISTÊNCIA DESSE DIA, MAS GOSTEI! DESDE QUE INCLUAM-SE TAMBÉM OS HOMENS GAYS, HEHE.