Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Wake Me Up When September Ends

Hoje, passei boa parte do dia cantando mentalmente a música “Wake Me Up When September Ends”. É uma das músicas do Green Day que eu mais gosto. Adoro o trabalho da banda, uma pena nunca ter ido a um show da banda, espero poder ir na apresentação agendada no Anhembi, no dia 20 de outubro.

A música conta à história de um garoto, que perde o seu pai na guerra no mês de setembro e depois do fato, o seu pedido quando chegavam os meses de setembro era “Me Acorde Quando Setembro Acabar”. Os anos foram passando, a inocência acabou, sete anos passaram muito rápido, assim como as chuvas e as estrelas, o que não passou foi à dor encharcada no coração.

Seu pedido reincidiu, “Me Acorde Quando Setembro Acabar”, o verão chegou e passou, assim como a inocência que não durou, passaram-se as primaveras, com a mesma velocidade que se passaram vinte anos, mas o desejo de “Me Acorde Quando Setembro Acabar”, não passou.

A música é linda, me remete há vários momentos da minha vida, em que eu desejei ser acordado na calmaria, na tranqüilidade do esquecimento da evasão. A questão é que sempre acordamos e o objeto da nossa fuga sempre estará presente em nossas vidas. Dormir, fazer de conta que nada aconteceu, não adianta nada, temos que encarar os nossos monstros de frente, mesmo que para isso passemos todos os meses de setembro enlutados em nossa dor.

Billie Joe compôs a música em homenagem ao seu pai, um músico de jazz, que morreu quando ele (Billie Joe) tinha apenas 10 anos de idade. Como qualquer outro evento traumatizante, Billie Joe nunca realmente se recuperou, e não consegue acreditar que vinte anos já se passaram desde aquele dia. Apesar de já estar em melhor estado hoje, ele nunca irá esquecer o que lhe foi tirando no mês de setembro.

O video clipe de "Wake Me Up When September Ends" aborda um cenário de guerra. O vídeo tem 7 minutos, e a música não começa até 1:43. É o primeiro clipe da banda que mostra um dos integrantes de apoio, além do trio original, o guitarrista Jason White. O video clipe também é considerado como um curta metragem. Tudo começa como título da música e, ao fundo, um casal de adolescentes (interpretados por Jamie Bell e Evan Rachel Wood) juntos em um campo.

O vídeo sai um pouco do sentido original da música, e se focaliza no casal de adolescentes, enquanto o namorado promete que nunca vai deixar sua namorada. No terceiro minuto, a namorada começa uma discussão sobre algo que ele fez. Presumidamente, o namorado se alista nas Forças Armadas. O vídeo mostra o namorado sendo encruzilhado pelas forças inimigas. Enquanto isso, a namorada fica esperando para que seu namorado volte para a casa. O clipe tem um final aberto, deixando que o público pense sobre o que ocorreu com o jovem combatente.

5 comentários:

Eduardo Rolim disse...

Amigo, te citei no último post do meu blog, o #tocadoelfo ... Confere lá ;)

Unknown disse...

Mais um passageiro seguindo:
Vida de Dois Ursos

FOXX disse...

hehehe
já quer q setembro passe logo?

=)

Zau disse...

Ah, também adoro essa música, e o green day em si nem se fala.É uma banda maravilhosa.

Adoraria que visitasse meu blog, http://fobsocial.blogspot.com
Já te sigo há um bom tempo, e estou realmente caindo nos gostos pelo seu blog. Beijo. Fica a dica.

Unknown disse...

cara isso eh um filme ou eh um clip se for um filme me manda um email dizendo o nome pq tem 4 anos q eu procuro zanza112@hotmail.com